INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 10 de julho de 2010

CURSO PARA OBREIROS - 1ª Aula

1ª AULA

“Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.”
1 Tm 3.1
_________________________________
Objetivos
Este curso tem por objetivo:
1. preparar obreiros para o serviço do Senhor em nossas congregações;
2. dar o crescimento em qualidade ao Ministério das nossas igrejas;
3. evitar os escândalos no Corpo de Cristo; e
4. orientar a vida ministerial dos amados irmãos.
__________________________________
Introdução
Sempre foi necessário ao ministério das igrejas evangélicas um curso preparatório para os obreiros, tudo em virtude do crescimento ministerial que tem ocorrido nas igrejas e da crescente onda de mundanismo que tenta invadir as congregações em nosso país e ao redor do mundo. Como se vê, este trabalho não está voltado ao simples conhecimento teológico acerca das doutrinas cristãs, mas o objetivo central é preparar o obreiro no exercício das funções ministeriais. Haja vista que a estrutura social da Igreja tem tomado muito mais forma do que a espiritual. Aqueles que tem aceitado a Cristo hoje, já não se parecem nada com o cidadão que o aceitava há vinte anos atrás, geralmente ele conhece as leis civis, os códigos de conduta sociais e às vezes alguns aspectos da fé. É comum atualmente ouvirmos termos como: ética, respeito, educação, postura, etc, sendo exigido de nossos obreiros, por parte dos membros da igreja. Essa é uma característica do tempo presente, o lado social vai crescendo enquanto o espiritual vai ficando para o segundo plano, isso deve ser combatido, e só com obreiros preparados isso será possível.
É fácil observar pessoas tristes e frustradas por não receberem uma oportunidade ou não serem convidadas para esse ou aquele evento na igreja. A idéia com esse estudo, é mostrar o que a Bíblia nos ensina, pois é possível ser social e altamente espiritual At 6.5. Hoje o Obreiro deve aprender que “estar ligado” nem sempre é estar em espírito, às vezes é “estar prestando atenção!”
________________________________
Definições

Damos aqui algumas definições para facilitar o estudo:

Obreiro

Em um sentido genérico, seria todo aquele que trabalha na Obra do senhor, mas o termo é usado especificamente no meio evangélico para designar os que foram consagrados para exercerem cargos ministeriais de qualquer natureza, seja pastor, presbítero, diácono ou auxiliar de trabalho, seja homem ou mulher, todos são obreiros do Senhor, é muito comum na Assembléia de Deus o uso do termo para designar apenas o auxiliar de trabalho ou cooperador.

Pastor

É o anjo da Igreja, ou líder espiritual do rebanho, o que tem a função principal de apascentar as ovelhas e recebe orientação do Senhor no desempenho dessa missão Ap 2.1. Em o Novo Testamento equivale a bispo e presbítero At 20.17,18, mas atualmente nas Assembléias de Deus se diferencia do presbítero nas funções ministeriais, e vem depois do bispo na hierarquia funcional das denominações que possuem o sacerdócio episcopal. Tem a função também de administrador da Igreja de Cristo 1 Pe 5.1-3. Devido à necessidade da obra de Deus e ao chamado, o pastor também recebe designações especiais como Evangelista e Missionário.

Evangelista

Equivalente ao cargo de pastor e muitos vezes é chamado de pastor evangelista, tem a função de coordenar os trabalhos de evangelismo na área de influencia da igreja local, pode também ser enviado para abrir ou dirigir algum trabalho de oração ou até mesmo alguma congregação.

Missionário

É o obreiro comissionado para uma obra de missão, dentro ou fora do país, para evangelização e/ou abertura de congregações, é também atribuído às irmãs consagradas para essa obra.

Presbítero

O nome vem do grego que significa “o mais idoso” era o ancião responsável pela observância da justiça nas cidades gregas, em o Novo Testamento, equivale ao pastor e ao bispo At 20.17,18, e por essa equivalência em muitas denominações atualmente o presbítero se constitui em um auxiliar e substituto direto do pastor e exerce funções administrativas e de ministro, responsável pelo ensino da Palavra, aconselhamento, direção dos trabalhos da igreja e unção com o óleo, entre outras. No tempo apostólico o presbítero era o dirigente das congregações Tt 1.5-7, atualmente vem depois do pastor na hierarquia funcional, há quem critique as denominações evangélicas de tirarem o sentido real e a importância da palavra ao criarem o cargo de pastor.

Diácono

O nome vem do grego e significa “servidor”, leia At 6.1-7. Entende-se nesta passagem que o objetivo da instituição dos diáconos era basicamente para servir as mesas, mas devido à ascensão social da Igreja as funções do diácono tiveram seu caráter modificado, embora mantenha a mesma essência, agora o diácono é o principal responsável pelos meios que fazem o culto funcionar, como água, som, limpeza da igreja, organização, e anotações diversas entre outras. Diante do aqui exposto o diácono é o cargo ministerial que melhor expressa a intenção do Senhor em Jo 13.12-15. O ideal é que todo obreiro antes de alcançar qualquer função de maior responsabilidade ou relevância na Obra de Deus, tenha passado pela escola do diaconato, assim como Moisés passou quarenta anos no deserto aprendendo a servir em humildade para só depois então, ser enviado pelo Senhor para libertar e conduzir o povo de Deus pelo deserto até a terra prometida Ex 3.2,10.

Diaconisa

É o equivalente ao diácono e diz respeito às irmãs consagradas com as mesmas funções dos diáconos, algumas denominações não adotam este cargo por não encontrarem referência Bíblica dele, porém existem tarefas que são peculiares às irmãs, como cozinhar, tomar conta de berçário entre outras. Várias mulheres na Palavra de Deus, foram cooperadoras do Senhor Jesus no seu ministério terreno Mt 27.55,56.

Auxiliar de Trabalho (Cooperador)

O Auxiliar de Trabalho é uma função que precede ao Diácono, o termo é relativamente novo e não se encontra na Bíblia, por conta disso, algumas denominações mais rígidas quanto à doutrina, não o reconhecem como cargo ministerial. Embora não haja referência bíblica sobre o cargo, ele pode ser inferido no contexto de 1 Tm 3.10. Baseado neste conceito, o cargo de auxiliar de trabalho foi criado com o objetivo de experimentar o obreiro para o diaconato, é como se o obreiro ficasse em um período de observação, para ao ser aprovado como obreiro, fosse então consagrado a Diácono. Ocorre freqüentemente no meio “assembleano”, que alguns auxiliares de trabalho se destaquem tanto, que a própria igreja local o considerem como diácono antes mesmo da sua consagração.
________________________
Obs.:
Convém observarmos antes de iniciarmos o estudo propriamente dito, que o corpo de obreiros, está sob a liderança do pastor e tem como atribuição principal a de liderar e organizar a comunidade dos remidos, sendo como auxiliares do pastor no desempenho de sua missão, que é a de conduzir o povo de Deus ao céu, para essa atribuição seja desempenhada com êxito, é necessário que no ministério haja organização, e por isso os obreiros obedecem a uma hierarquia funcional eclesiástica, onde viria na seguinte ordem: pastor presidente, pastor auxiliar, evangelista ou missionário, presbítero, diácono e auxiliar de trabalho. Convém lembrar que a hierarquia aqui exposta é apenas funcional e não pessoal, é apenas para fins de organização e trabalho, a hierarquia no reino de Deus obedece ao critério da humildade Lc 22.24-27.

Na próxima semana publicarei asegunda aula.

Marcos Andre - professor

46 comentários:

  1. No Brasil há o mau costume de se classificar apressadamente de "acidente" qualquer atropelamento, capotamento, queda de ônibus em ribanceira etc. Em outros países, as pessoas esperam as apurações para ver se houve realmente acidente ou se se trata de crime. Espero que a tragédia com os irmãos da Assembleia seja acidente e não consequência de algum desrespeito às leis vigentes, como excesso de velocidade, alcoolismo ou outra coisa errada praticada pelo causador das mortes. Em certos casos o crime é a negligência das autoridades que deixam as estradas mal cuidadas. Os governos não reparam os estragos e os juízes se omitem completamente (Josias Dias da Costa, monge beneditino - Goiânia - GO).

    ResponderExcluir
  2. Sou Auxiliar de Trabalho (Cooperador) da IEAD em Aracaju/SE, o gostaria de fazer esse curso OnLine.
    Como posso fazer o curso para obreiros.
    Aguardo retorno no enderço: alarmecenter10@ig.com.br.

    Na paz de Cristo.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão PAZ do Senhor !
    Quão importante que possamos aprender ou relembrar o estudo sobre Ética. Creio que este assunto, ás vezes, anda de mãos dadas com o amor cristão e a santidade. Infelizmente encontramos pelo caminho queridos que andam feridos por conselheiros que ultrapassaram a cerca da Ética para com a vida que este lhe pedindo socorro. Ou, passando adiante assuntos do aprisco para pessoas que nem são cristãs, que tristeza. Este é apenas um lado do grande leque que é este assunto - Ética Cristã. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor irmã Mônica, é verdade que o assunto é muito vasto, tentei colocar de forma bem resumida. Quando eu ministrei a aula de ética para os obreiros da minha igreja, eu pude esplanar melhor, seria bom se todos os ministros de Cristo dessem a devida importância a isso.

    ResponderExcluir
  5. oi sempre sonhei ser mais capacitado para a obra sempre tenho vontade de pregar de faser algo mais de cantar mas td o que eu vou faser não d certo ninguem me apoia uma vez até me falaran que eu estava mandando destroir a igreja por diser na hr do dizimo para td a igreja dizimar na casa do senhor pois foi assim que eu sempre escutei,mas depois que me falaram eu me recolhi e ai não mais ti forças para me levantar ,agora quero novamente voltar a faser mas quro saber mais e o q vcs tem passado foi de muita utilidade e quero saber mais

    ResponderExcluir
  6. Meu amado irmão, continue se dedicando, pois o Senhor quer fazer um avivamento no teu coração, não pare mais por causa dos outros, fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  7. A Paz amado gostei muito do seu blog gostaria de saber se o senhor poderia me enviar a prova de estudo de obreiro par o meu e-mail.
    O senhor esta de parabéns, e que Deus continue derramando a ti graça, sabedoria e conhecimento.
    Pastor Evangelista Cleberson S.
    clebersonmaxkel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Paz de Cristo, obrigado pastor, Deus tem me concedido a revelação da sua Palavra e não posso desapontá-lo, eu ainda não elaborei um avaliação para o curso de obreiros, mas no dia 02 de Outubro vou reiniciar o curso na igreja onde congrego, e quando eu montar uma prova eu te envio, tá bom? Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor.Desde o dia que aceitei Jesus como meu Senhor á 18 anos atrais,tenho recebido revelaçoes de pessoas diferentes e em lugares diferentes que Deus tem um chamado de pastora em minha vida e eu confesso que nunca tive vontade de ser algo assim,mais depois de muitos anos ouvindo a mesma palavra e passando alguns apertos, abrí meu coração e disse es-me aqui Senhor,a partir desse momento percebo que meu pastor, nao quer isto,porque eu tenho sido a ajudadora dele,em varias ocasioes percebo ele fingindo que não estar ouvindo as revelaçoes que são entregue a mim e ele ouve,sei que isto estar me inquietando,não sei o que fazer nem como agir.Peço uma palavra,uma orientaçao em nome de Jeus

    ResponderExcluir
  10. Irmã Andrea, muitos não entendem o chamado que Deus tam com as mulheres e outros nem aceitam, mas nada resiste ao teste do tempo, assim como Davi foi ungido mas não sentou no trono peço que você espere o tempo de Deus, pois ele vai te honrar se foi Ele que te chamou, nenhum homem pode se opor!!!

    ResponderExcluir
  11. A Paz,agradeço as palavras e peço que em suas oraçoes apresente a minha vida diante de Deus.Sei que fiel é quem prometeu

    ResponderExcluir
  12. Paz do Senhor irmão, gostei muito do seu blog, epecialmente da parte da Teologia e o CPO. Você já pensou em ministrar esses cursos online? Se resolver, conte comigo para ser sua aluna. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. A Paz do Senhor varoa, desculpe a demora para responder, mas sobre a pergunta da irmã, eu ainda não pensei em ministrar online por falta de tempo e equipamento, mas agradeço a sugestão da irmã, continue acompanhando o nosso blog, Deus é contigo.
    Marcos Andre - Professor

    ResponderExcluir
  14. Olá a paz do senhor Jesus,gostei muito deste estudo de obreiros,gostaria de saber se o irmão tem também a prova que é muito importante para testarmos o nosso conhecimento na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor, me perdoe irmã Solange, mas ainda não confeccionei a prova, pois estou bem atarefado no momento, mas poderei fazer em breve. Continue acompanhando o CLUBE DA TEOLOGIA. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  16. gostaria amados que esses estudo sobre obreiros abrangece mais profundo

    ResponderExcluir
  17. A paz irmão, na verdade esse estudo está incompleto, eu preciso fazer um esforço muito grande para terminar a apostila, no momento peço a tua oração para o Senhor me dar essa força. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  18. PAZ E GRAÇA, IRMÃO! GOSTARIA DE OBTER, SE POSSÍVEL, TODO ESSE CURSO DE PREPARAÇÃO DE OBREIROS PARA ESTAR, COM A AUTORIZAÇÃO DE DEUS E DO MEU PASTOR,MINISTRANDO O MESMO NA IGREJA ONDE CONGREGO, LÍ ESSA PRIMEIRA AULA E FIQUEI MUITO INTERESSADA, JÁ QUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA A PREPARAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SEARA,PARA QUE EXERÇAM SUAS FUNÇOES DE FORMA QUE SEJAM APROVADOS POR DEUS E ELEVEM O BOM NOME DA IGREJA. SEM MAIS DESDE JÁ LHE AGRADEÇO PEÇO À DEUS QUE ESTEJA ABENÇOANDO PODEROSAMENTE SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO.MUITO OBRIGADA, QUE A PAZ E A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJAM SEMPRE CONTIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmâ, Ana Maria, manda uma cópia pra mim, também. Gostei muito deste estudo.
      email cardoso@dhn.mar.mil.br

      Excluir
  19. SE POSSIVEL, COMUNIQUE-SE COMIGO ATRAVÉS DO MEU EMAIL. FIQUE NA PAZ, DEUS O ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  20. A Paz irmã Ana, não consigo ver o teu email pelo blogger, faz um contato pro meu email, que está na primeira página deste blog, para que eu possa te enviar o arquivo com o curso.

    ResponderExcluir
  21. A paz amado irmão Marcos André, gostaria de saber do amado como fazer esse curso, muito me interesso por conhecimento do Reino de Deus, se puder se comunicar comigo pelo E-mail filhodapromessa1961@hotmail.com. Fico grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possível manda pra mim também uma cópia deste estudo completo?
      email cardoso@dhn.mar.mil.br

      Excluir
  22. A paz querido irmão, eu não ministro mais esse curso, mas posso mandar a apostila para o seu e-mail, só peço que você mande pra mim o nome da tua igreja e do teu pastor. Aguardo a resposta!

    ResponderExcluir
  23. a paz irmão, gostei muiito desse curso de obreiro, gostaria muiito mesmo de aprender mais, estou começando agora , mais estou com sede de conhecer mais esse área de auxiliar do pastor. Deus continue te abençoando e estou ligadinha nas publicações

    ResponderExcluir
  24. Este site é digno de ser compartilhado,e receber os louros da graça de deus principalmente as postilas com o curso de obreiros.

    ResponderExcluir
  25. A Paz do Senhor professor o cargo ministerial Cooperador é encontrado na bíblia sim, suas funções eu não achei mas o cargo sim, Urbano era um Cooperador da obra.

    Epístola de Apóstolo Paulo aos Romanos 16:9a
    "Saudai a Urbano, nosso Cooperador em Cristo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão anônimo, pode se identificar, uma correção sempre é bem vinda no CLUBE DA TEOLOGIA, porém se você não assinar as correções não poderei mais publicá-las, quanto a tua colocação, gostaria de informá-lo que o termo cooperador na Bíblia se refere a todos os que colaboravam com as igrejas, não eram cargos ministeriais instituídos como presbítero e diácono.
      Paulo sempre se referia assim àqueles que o ajudavam:

      Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes. Rm 16.21

      Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo. 2 Co 8.23

      Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades. Fp 2.25

      E muitas outras passagens.

      Paz em Cristo.

      Excluir
  26. A Paz do Senhor querido.
    Queria parabenizar ao pastor, pelo BLOG, reconheço que de grande importância para nosso aprendizado seus comentários (revista da escola dominical). Vou conversar com os obreiros de nossa congregação para convidar o pastor para trazer um curso de obreiro em nossa igreja assembléia de Deus-ministerio de Madureira- pastor presidente Celso Francisco, em São Pedro Da Aldeia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor irmão Wagner, a ideia é boa, porém devido a distância podemos fazer em forma de palestras, eu posso ministrar os pontos fundamentais em duas ou três palestras.
      O que o senhor acha? Se for do agrado a gente pode acertar os detalhes por telefone 21 92791366 e 21 37540312.
      Paz de Jesus.

      Excluir
  27. Gostei muito da Lição nº 1, como posso adquirir as demais lições?

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    A paz do Senhor,

    É com grande satisfação que comento acerco o curso em questão, muito bem elaborado e direto ao ponto ou seja sem ficar dando volta...parabéns Pastor Pela Iniciativa.
    Se for possível enviar-me todas as aulas disponível eu ficaria muito grato.
    Esse é meu Email: todiogofn@gmail.com

    Antonio José Diogo dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por gostar do curso, claro irmão que eu posso mandar as aulas, é uma apostila que eu mando em arquivo doc.
      Manda pra mim o nome da tua igreja e local. só pro meu controle.
      Manda pra esse email licks1996@gmail.com

      Paz.

      Excluir
  29. a Paz do Senhor, boa tarde!
    gostaria de receber a apostila de obreiro e se tiver outras também pode enviar...
    obrigado a Paz do Senhor..

    ResponderExcluir
  30. Se possível manda pra mim também uma cópia deste estudo completo?
    Meu nome é Wanglei sou Presbitero da Igreja AD Atraindo Vidas p/
    Cristo. Pastora. Cida
    Aguardo a sua resposta no meu email.wangleycwt@gmil.com
    Fica na paz do Senhor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza irmão. Vou mandar lá.
      Paz de Cristo.

      Excluir
  31. a paz do SENHOR ,estou precisando desse estudo para algumas pessoas q vou por como obreiro em uma igrejinha q estou começando já fiz alguns cultos mas preciso de pessoas para me ajudarem gostaria muito se o senhor pudesse me ajudar .obrigada meu e mail daysestet@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, vou te mandar um email de resposta, se você quiser eu posso dar uma palestra para os obreiros aí na tua igreja.

      Excluir
  32. tudo posso naquele q me fortalece .este seu trabalho é maravilhoso . Q DEUS te ilumine cada dia mais e mais isso é muito gratificante as vezes tem palavras q não entendemos e ficamos perdidos muito obrigada

    ResponderExcluir
  33. o q é descrever sucintamente sobreas teorias ,o q é imago dei

    ResponderExcluir
  34. estou muito feliz por saber qie existem pessoas como voces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Antonio, estamos trabalhando arduamente para que a Palavra seja divulgada com grande amplitude em nosso país.
      Paz de Deus, ore por nós.

      Excluir
  35. A PAZ DO SENHOR.
    GOSTEI MUITO DO ESTUDO.
    GOSTARIA DE OBTER A 2 AULA.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Márcia, acesse por esse link: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/search/label/CURSO%20DE%20OBREIROS

      Excluir
  36. olá pastor Marcos andré, paz irmão! SEU MATÉRIAL É MUITO BOM, MAAS ELE TERMINA NA AULA 11?

    ESTOU FORMANDO OS OBREIROS DA IGREJA O QUAL CONGREGO, COMO POSSO TER ACESSO AO CURSO COMPLETO? SE CASO O IRMÃO PUDER ME ENVIAR DEIXAREI AQUI MEU E-MAIL: SEG.CONTACTO@GMAIL.COM

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa irmão José, infelizmente eu não conclui o material, mas com um pouco de esforço e as tuas orações eu vou trabalhar para fechar o curso.

      Obrigado pelo interesse.

      Ev. Marcos André - Editor

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.