quarta-feira, 30 de março de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O desejado das nações

   A paz do Senhor, irmãos amantes da Palavra de Deus, vamos analisar mais uma passagem das santas escrituras. Leia o texto abaixo:

   "E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos." Ageu 2:7 (ARC)

Esse texto atualmente aparece dessa forma, somente na tradução de Almeida Revista e Corrigida (ARC) e na tradicional King James (Bíblia do Rei Tiago), já nas versões mais modernas, essa passagem aparece aproximadamente assim:

"Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória", diz o Senhor dos Exércitos." Ageu 2:7 (NVI)

Percebeu a diferença? Veja essa também:

"Farei tremer todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão , e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos." Ageu 2:7 (ARA)

    A diferença fundamental está em que nas ARC  " ...o Desejado das nações..." (note o D maiúsculo), enquanto que nas outras se traduz por " as coisas preciosas..." ou "...tesouros..."
   Entre essas duas formas de se traduzir há uma diferença enorme na hora de interpretar, veja:

- o Desejado das nações - parece apontar para o Messias, o Cristo; e

- as coisas preciosas das nações - aponta para riquezas das nações. 

Explicação: O Desejado das nações, é na verdade um erro de tradução, que foi corrigido nas novas versões e o D maiúsculo foi cortesia de João Ferreira de Almeida, com todo respeito.

   A passagem correta "Farei tremer todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão , e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos". Ageu 2:7 (ARA) colocada no seu contexto "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos." Ageu 2.9, é uma profecia que, segundo os historiadores, foi cumprida quando Herodes reformou aquele templo, com recursos de Roma, proveniente de saques e tributos, vindos das nações subjugadas, o que parece fazer muito sentido.

   A tradução antiga de Ageu 2:7 "...o Desejado de todas as nações...", embora pareça errada, proporcionava uma interpretação linda, que apontava para Jesus Cristo, da seguinte forma:
- apresenta Jesus como aquilo que as nações desejam;
- no versículo 9, diz "...glória desta última casa..." Deus sempre deixou bem claro que não habita em templos feitos por mãos de homem At 7:48, e pelo consenso geral da Bíblia entendemos que a última casa de Deus é o homem lavado e remido pelo sangue do cordeiro, "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16" 
- No versículo nove ainda conclui que quando a glória da última casa for estabelecida nesse lugar reinaria a paz, e é exatamente isso que Jesus faz, quando habita em alguém, "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;"
Romanos 5:1.  Afinal de contas Ele é o príncipe da paz!!

Faça suas próprias conclusões, só não exagere.
 
Assista o vídeo: Clique aqui!

Marcos André - Professor  

31 comentários:

  1. Ola varón, ay toda vía otra versión que contiene esa misma traducción del texto de Ageu 2.7 -
    es la:
    LA SANTA BIBLIA - Antigua Versión de Casiodoro de Reina (1569)
    Revisada por Cipriano de Valera (1602)
    Otras Revisiones: 1862, 1909 y 1960

    QUE DIOS LO BENDIGA.

    ResponderExcluir
  2. Gracias mi querido, si usted sabe de más versiones diferentes me puede decir. La paz de Cristo.

    Marcos Andre - Professor

    ResponderExcluir
  3. querido e estimado companheiro mesmo sendo leigo em tranliteraçao biblica venho mui respeitosamente tratar deste assunto DESEJADO
    porventura o erro de traduçao pras coisas preciosas nao esta um tanto desconexo?
    por que joao ferreira traduziu assim ?
    sera que temos esta informaçao?

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão e família, sabemos que a tradução de João Ferreira de Almeida é a melhor que temos em português, porém sabemos que toda tradução é influenciada por alguma interpletação e creio que Ag 2.7, teve uma influencia de interpretação do próprio João, mas nesse artigo eu deixo em aberto quanto a ser correto ou não, pois eu acho que tudo está no controle de Deus, foi Deus que permitiu o "Desejado" apontar para Jesus, a particularmente eu acho essa tradução da ARC linda. João Ferreira entendeu assim e por isso colocou um D maiúsculo em "Desejado das nações", pergunto: Teria sido por revelação do Espírito Santo?!?!

    Graça e Paz amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sujeito esta no singular (COISA PRECIOSA)e o verbo está no plural (VIRÃO). Dai surgem diferentes interpretações. A palavra GLORIA, quando se refere ao TEMPLO, tem mais haver com a presença de Deus. Porém o contexto no próprio livro, e em Esdras 6, sugere finanças. Pode ser que o texto tenha uma dupla aplicação: ''A Coisa Preciosa de todas as nações virão'' (Tradução Literal)se referindo aos impostos que o próprio Dario (Esdras 6:8) mandou enviar para construir o Templo.E ''a gloria desta será maior do que a da ultima'' se referindo então a presença do Messias, que é o esplendor da Gloria do Pai.

      Excluir
    2. Nos textos que separei o sujeito está no plural sempre, qual tradução você viu assim? Não achei essa tua suposição interessante! Paz.

      Excluir
  5. A PAZ AMADO GOSTEI MUITO DO SEU BLOG; JÁ ESTOU SEGUINDO, SE PUDER FAÇA UMA VISITA AO MEU BLOG: HTTP://PASTOR-ELDER.BLOGSPOT.COM E SE DESEJAR SEGUIR-ME JÁ É BEM VINDO.

    DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO!!!

    ResponderExcluir
  6. A paz amado pastor, vou lá sim, que Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  7. paz do SENHOR,Marcos André
    parabéns pelos seus comentários
    que DEUS continue te usando sempre.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz,
    Ee percebo que alguns textos bíblicos são profundos mas gostaria de registrar aqui minhas impressões particulares:

    PRIMEIRO
    Deus é o dono do ouro e da prata.

    Ageu 2
    7 e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado [em algumas traduções: Tesouro] de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.
    8 MINHA É A PRATA, E MEU É O OURO, disse o Senhor dos Exércitos.
    9 A glória desta ‘última casa’ será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a PAZ, diz o Senhor dos Exércitos.

    SEGUNDO
    [Essa PAZ recebemos quando aceitamos a Jesus. Ele é o Príncipe da Paz. E Jesus habita em nós, pelo Espírito Santo que Ele nos deu para nos consolar e nos ajudar a ganhar almas e entrar na Cidade Celeste].

    Isaías 9
    6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, PRÍNCIPE DA PAZ.
    7 Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

    Numa interpretação mais profunda, como você escreveu: o termo ‘última casa’ é o homem lavado e remido pelo sangue do Cordeiro – lembrando que somos templos do Espírito Santo.

    I Coríntios 3
    16 Não sabeis vós que sois o ‘templo de Deus’ e que o Espírito de Deus habita em vós? 17Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

    TERCEIRO
    Fazendo uma conjectura dos pensamentos, temos:
    II Coríntios 4
    6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 7 Temos, porém, esse TESOURO em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
    8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;
    9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
    [Esse Tesouro é o Espírito Santo dentro de nós, nós somos vasos de Deus. Jesus está em nós representado pelo Espírito Santo].

    Manoel Ramos de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom essa exposição da Palavra, dá para tirar várias pregações daí. Continue assim.
      Eu interpreto 2 Co 4.7 em que o "tesouro" seria a revelação de Jesus Cristo.
      Veja pelo contexto do v 6:
      "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo."
      2 Coríntios 4:6

      Porém a interpretação do irmão puxando para o Espírito Santo também é válida.

      Graça e Paz.

      Excluir
  9. querido se esta assim "e virá o Desejado das naçoes"JEsUS e claro e nao tesouros que todas as naçoes trara,pois quando fomos estar com o cordeiro nao precisara de prata e nem ouro.
    se deus nao edifica seu templo com o ouro e prata dos homens e obivil que o ouro e a prata menciomada na biblia eo sentido figurado da preciosidade da nossa salvaçao.
    espero q todos emtenderam o que eu quis dizer.amem!

    ResponderExcluir
  10. Gostei, e estou c/ o irmão ALMEIDA que, pra mim trouxe a melhor interpretação desta passagem. E se não o podemos considerar direcionado pelo Espírito Santo, não poderíamos aceitar nada de suas traduções e interpretações. Com certeza que o tesouro das nações e as riquezas, apontam p/ Cristo, o Desejado, a Pérola das pérolas preciosas de valor incalculável!!! Querendo ou não esses títulos são somente dele...
    Abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do tema. Parabéns. Mas fico com as versões mais antigas como:
    Versión de Casiodoro de Reina (1569)
    Ageu 2:7
    2:7 y haré temblar a todas las naciones, y vendrá el Deseado de todas las naciones; y llenaré de gloria esta casa, ha dicho Jehová de los ejércitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, obrigado pela dica, tem essa versão pra vender aqui no nosso país?

      Excluir
  12. PAZ A TODOS IRMAOS OQUE ESTA EM EXTASE NAO É FORMA LITERARIA E SIM A FORMA ESPIRITUAL; ENTENDESSE QUE SIMPLESMENTE AS FORMAS FIGURATIVAS OU COMO É COLOCADA AS PALAVRAS ISSO NAO IMPORTA;O IMPORTANTE É O RESUMO DO OLEO.DIZ PAULO QUE A PARTES NA BIBLIA DIFICIL DE ENTNDER ONDE MUITOS TORCEM...
    O IMPORTANTE É A GRAÇA ISSO QUE TEMOS QUE SENTIR,A PALAVRA DE DEUS EM UM TODO É UM RECADO E NÓS TEMOS QUE ESTAR ATENTO A ESSES RECADOS.....
    SE EU DIZER BYE -FUI-TO INDO-ENTENDESSE QUE ESTOU ME AUSENTANDO...
    USEI VARIAS FRASES PRA DIZER QUE SIMPLESMENTE ESTOU SAINDO.
    AS COISAS DE DEUS PODE SER REVELADA EM UM SEGUNDO COMO TAMBEM PODE TER REVELAÇOES ETERNAS ...A PAZ A TODOS

    ResponderExcluir
  13. Gostaria da colocação aqui dos irmaos que estudam mais profundamente, por favor
    Sou compositora, cantora cristã, se eu colocar em uma musica este titulo que acho belissimo O DESEJADO das nações, eu nao seria corrigida como texto literal inexistente? como posso argumentar que este texto existe, que foi dos primórdios,que tem referencia verdadeira e ou apenas afirmo que J F Almeida escolheu, entendem?
    Celina Borges
    cantoracelinaborges@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Diante desse estudo eu só tenho que aplaudir você... Gostaria muito que os nossos lideres evangélicos buscasse conhecimento para instruir o povo de Deus no Brasil... Que eles venham buscar conhecimento não segundo os seus próprios pensamentos mas segundo o pensamento do Santo Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, Deus tem me ajudado muito, estou trabalhando para dar mais qualidade para as nossas EBD. paz.

      Excluir
  15. A palavra "DESEJADO" encerra em si mesma a profundidade de um anelo da alma a qual vem lhe trazer prazer, satisfação e a gratificação da visita tão esperada.

    Acredito que a colocação bíblica nos dá ares não só do histórico literal, mas no âmbito espiritual nos leva a crer na vinda do Messias.

    ResponderExcluir
  16. ...aos mais graciosos temos Nele (Jesus Cristo ) a Paz que excede todo entendimento e Ele é a Pedra Angular feliz é aquele que não se escandaliza Neste tão Desejado tesouro das nações, que Deus quis revelar. E o que é loucura para alguns é inefável conhecimento para nós em profundidade de um agir sobrenatural codificado em DT 29:29 e JER 33:3. Tudo tem um preço pois para as impossibilidades essas sim Foram conquistadas por Cristo na Cruz.Ás possíveis nos cabe tão somente 2 Cr 7:14.Fazer valer a tradução do mapa (Bíblia ) para que todos cheguem ao pleno conhecimento da graça Salvadora. Amei Amado Pastor esse rico e substancioso estudo.Ao falar do meu Desejado Tesouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido, obrigado pelo elaborado comentário, muito enriquecedor, com várias referências bíblicas, você tem condições de escrever artigos, já pensou nisso? Fica aí a dica pra você. Se escrever alguma coisas manda pra gente.
      Muito bom mesmo.

      Paz de Jesus

      Excluir
  17. O último comentário data de janeiro de 2017... Estamos cá em março de 2020 numa época em que a trombeta está a soar ... Rumores de guerra, tremores de terra, pragas, pestes... vim pra internet pesquisar qual a referência bíblica do DESEJADO DAS NAÇÕES, porque veio a minha mente nessa madrugada. Fui muito edificada com todos os comentários. Sementes lançadas há nove anos gerando frutos até hoje. Assim é a palavra, não volta vazia até cumprir todo o propósito para o qual foi enviada. Um planta, o outro rega, mas Deus é que dá o crescimento. Quanto ao tema da página, prefiro pensar no espelho que é o Antigo Testamento. Como fato acabado e literal foi o templo reedificado com tamanha riqueza, a riqueza das nações. Como riqueza encoberta,mas revelada a quem clamar a Deus em verdade, o tesouro DESEJADO é sem dúvida JESUS, Rei coroado de Glória, digno de abrir o livro e desatar os selos. Que as nações te desejem, que o povo adquirido do Senhor o deseje mais e mais. O Espírito e a noiva dizem: VEM.

    Obrigada pelo estudo!
    PERFEITA PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário, obrigado por essas palavras cristocêntricas, estamos precisando muito disso.
      Espero que oo nosso Senhor retorne para buscar Sua Igreja e nos encontre fazendo a Sua obra. Pode contar conosco minha irmã e continue utilizando o CLUBE DA TEOLOGIA. Graça e paz.

      Excluir
  18. Sempre entendi segunda casa, se referindo a morada de Jesus no homem, algo que trás uma glória jamais vista.
    Vale lembrar que o esplendor do 1⁰ Templo já mais foi superado. Não houve manifestações grandiosas de Deus em nem um outro Templo como naquele primeiro.
    Obrigado por compartilhar.
    Pr Elias Augusto Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz pastor Elias, o texto do artigo está falando que a segunda casa somos nós, exatamente o que você disse. Obrigado pelo comentário pastor.

      Excluir
  19. Considero adequada a interpretação de João Ferreira de Almeida. Por tudo que já foi visto nós comentários. Jesus é o nosso grande tesouro. A Igreja é constituída por pessoa de todas as tribos, línguas e povos, nações. No Salmo 16.2, Davi declara acerca do Senhor, que outro bem maior não possuía.O que colabora com as versões que mantém está antiga tradução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, eu penso o mesmo. Entendo que há duas formas de interpretar a Bíblia, espiritualmente e racionalmente. Nós interpretamos espiritualmente.

      Excluir
  20. Pelo que entendido o texto realmente fala de recursos, até por seguindo uma linha de fins dos tempos, Daniel vai dizer que o anti Cristo vai encerrar os sacrifícios e as oblação( ofertas e dízimos). Creio que muitos vão desejar dizimar e não vão conseguir!! Por isso também acredito que os Judeus vão perceber que este não será o Cristo, por que Deus de forma alguma pediria para as ofertas. Bom essa é minha opinião. Mas não descartos todas interpretações aqui falada. Somente preferi seguir desta forma. Nas "discussões" sempre alcançamos um entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de não concordar com essa tua linha de raciocínio, eu gostei do que escreveu, principalmente sobre o entendimento que alcançamos nas discussões. Legal, obrigado por compartilhar meu irmão.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.