quarta-feira, 6 de abril de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES - Esboço é de Deus?

   A paz do Senhor, nesta semana fiquei sabendo de um certo pregador que ao subir na tribuna para ministração da Palavra de Deus, afirmou que não faz esboço, pois "a mensagem é Deus que dá na hora..."
   Infelizmente há muitos irmãos que são adeptos desse pensamento arcaico e capcioso, onde um obreiro, ao pegar no microfone, tenta ocultar seu despreparo dizendo que esboço não é de Deus e que a mensagem deve descer fresquinha do céu. Me falta palavras para repudiar por completo esse tipo de arrogância.
   Não defendo os esboços, defendo a boa mensagem. Se um obreiro, pela manhã, recebe um convite para pregar no culto a noite, então há tempo para ele pedir a direção a Deus e preparar a melhor mensagem de sua vida, com esboço e tudo o mais, e sabendo principalmente, que na hora da ministração, o Espírito Santo o fará lembrar e o revelará coisas mais profundas para passar a igreja, por isso aqueles que desejam ser pregadores devem devorar Bíblia, pois o Espírito só faz lembrar o que se estudou.
   Mas se o obreiro for pego de surpresa, então nesse caso peça ao Espírito Santo para socorrer, porém lembro aos amados irmãos, se você é obreiro, nunca vá ao culto sem uma mensagem na manga.
   
   "Pode até haver vários corredores e várias mensagens, só não pode haver um corredor sem mensagem" veja 2 Sm 18.21-30 
    
    O obreiro também deve evitar guardar um único esboço na Bíblia para todas as ocasiões, isso é relaxamento também. O Senhor nos revela diversas mensagens é preciso fazer uso delas.   
   O povo precisa de alimento sólido!  

Marcos Andre - Professor

13 comentários:

  1. Concordo plenamente com essa linha de pensamento. Que Deus continue lhe abençoando e lhe enchendo de graça e sabedoria

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmão Elizeu pelo apoio, é preciso pregar o verdadeiro evangelho, Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  3. concordo com o seu pensamento .Precisamos estar preparado para não sermos envergonhados com a nossa soberba pois, o nosso Deus nos supreende a cada dia por meio da sua palavra.

    ResponderExcluir
  4. É verdade irmã Carmem, mas graças a Deus tem diminuido bastante esse tipo de situação em que o obreiro não se prepara por considerar o esboço algo errado.

    Errado é não ter nada a dizer e ficar falando a mesma coisa que fala todos os cultos.

    ResponderExcluir
  5. Amei adorei sempre prego com um esboço e Deus tem sempre mim Honrado pois toda gloria seja dado a Ele.

    ResponderExcluir
  6. Amei adorei sempre prego com um esboço e Deus tem sempre mim Honrado pois toda gloria seja dado a Ele.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor Irmão, eu não faço esboço, normalmente Deus me dá as mensagens para pregar, mas ás vezes acho que desvio um pouco do tema da mensagem, já tentei mas eu não conseguia ou não usava na hora da pregação quando fazia, amado me ensina a fazer esboço, sou jovem tenho 17 anos, vou fazer 2 anos de caminhada com Cristo agora no final desse ano, preciso de conselhos, Deus me separou pra sua obra e muitas vezes tenho oportunidade pra pregar na minha igreja, mas Deus está começando dar oportunidades pra mim em outras igrejas, tenho promessas de Deus pra pregar Palavra d'Ele pra glória d'Ele, não falo isso com soberba, você entende ne irmão, mas aprender a crescer espiritualmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Roger vou tentar te dar algumas dicas que eu passo para os meus alunos:
      - O esboço não é nenhum bicho de sete cabeças, ele serve apenas para organizar suas ideias, veja-o dessa forma, alguns pregadores pregam sem olhar para o esboço, pois ele não serve para ficar acompanhando a mensagem.
      - Não espere Deus te dar a mensagem na hora da pregação, aproveite cada momento do seu dia, ande com um bloquinho e anote cada coisa que parecer legal para uma pregação.
      - Ensaie a mensagem em casa.
      Siga essas dicas e procure um livro de homilética. Invista em seu ministério.
      Paz.

      Excluir
    2. Obg Professor, Deus te abençoe, vou meditar nisso que voce falou ai..

      Excluir
    3. Amém vaso, sinto que a sabedoria te acompanha como uma lâmpada te iluminando o caminho.
      Paz. Senti de Deus de dizer isso para você nesse momento.

      Excluir
  9. A Paz do Senhor irmãos Marcos, eu sempre prego com esboço, só que as idéias não são minhas, são do Espírito Santo, daí a importância de antes de preparar um sermão, entrar em consagração, jejum e oração, é uma coisa maravilhosa, Deus nos abre o entendimento e o sermão vai criando conteúdo, ou seja temos que ficar na dependência de Deus, temos que estuda a Palavra, e fazer a nossa parte e Deus fará a Dele !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo, eu também prego com esboços, e guardo os meus esboços anotado a igreja e a data em que preguei, eu amo pregar e ensinar a Palavra de Deus, e quando sabemos que foi Deus quem deu a mensagem esboçada então temos mais confiança para levá-la com autoridade.
      Obrigado pelo teu comentário.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.