terça-feira, 18 de outubro de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES - Neopentecostalismo


 MOVIMENTO NEOPENTECOSTAL (REPUBLICADO)

  A muito tempo o movimento neopentecostal é uma realidade em nosso país e já levantou-se muita discussão sobre sua índole, porém é o que mais cresce atualmente, em virtude do uso dos meios de comunicações. Tem característica de culto ostensivo com templos cheios, e enfase na divulgação dos milagres, expulsão de demônios e prosperidade.   

 Algumas características que sobressai nesse tipo de movimento são os seus cultos ritualísticos, como o sabonete ungido, terra do monte Sinai, o lenço ungido, água do rio Jordão, etc. São costumes que vão contra a simplicidade do evangelho.


  Os principais representantes desse movimento no Brasil são: Igreja Renascer em Cristo, Ministério Internacional da Restauração, Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e a Igreja da Graça, Igreja Mundial do Poder de Deus, uma série de Comunidades Evangélicas, entre outras denominações que surgem diariamente.

O movimento neopentecostal, surgiu primeiramente nos Estados Unidos e deriva do pentecostal clássico e é um tipo de movimento que apesar da mesma base evangélica, se diferencia dos demais no que tange o método e algumas práticas sem a base bíblica, esse movimento tem recebido muitas críticas por conta de algumas doutrinas que são ensinadas nele, como a teologia da prosperidade, Confissão positiva, Maldições hereditárias e batalha espiritual, que tiveram suas origens no movimento da fé norte-americano, sendo que essas teologias não estão amparadas pela Palavra de Deus, vejamos:

Teologia da prosperidade: sistema de doutrinas que visam buscar a prosperidade financeira por meio de uma espécie de troca e uma série de rituais, se caracterizando pela ênfase que se dá à busca da prosperidade financeira, inclusive tendo essa prosperidade como sendo a prova da fé.

Maldição hereditária: é a crença de que algumas maldições passam de pai para filho e nem o sangue de Jesus pode deter o processo hereditário, somente se for descoberto a origem da maldição e assim mais uma série de rituais específicos para a quebra da maldição.

Batalha espiritual: é uma espécie de luta espiritual por meio da oração e outros métodos, não convencionais, que tem como objetivo a quebra de maldições, e o aprisionamento dos demônios que atuam em uma determinada região. A única controvérsia nessa teologia, se refere ao método, além de outros.

  Embora esse movimento seja carregado de doutrinas sem respaldo bíblico e interpretações novas para textos antigos, que levantam muitas suspeitas, ele é um movimento necessário para a pregação e popularização do evangelho em nosso país, muitos dos que estão nas igrejas tradicionais e pentecostais foram primeiramente salvos em uma denominação neopentecostal, isso sem falar que nas igrejas, ditas neopentecostais existem uma quantidade enorme de irmãos que querem verdadeiramente servir e fazer a obra de Deus. 
Sabemos que muitas igrejas neopentecostais são sérias e trabalham com vigor na obra de Deus. Existem grupos de mocidade que evangelizam com alegria e eficiência
"Examinai tudo. Retende o bem." (I Tessalonicenses 5 : 21)

Marcos Andre - Professor

3 comentários:

  1. Prezados amigo e irmão; Marcos; Graça e Paz.
    Obrigado por ter nos visitado e ter deixado um recado. Aproveitamos a oportunidade para compartilhar com o amado o nosso blog Mensagem Edificante para Alma.Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na Graça e conhecimento. Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Este link não é vírus, caso não queira acessar apartir deste link, basta colocar a frase: Mensagem edificante para alma em seu navegador Google e visitar-nos. Deus vos abençoe ricamente.
    Josiel Dias
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. A paz amado pensei visitei pelo link que me deste e já estou seguindo. continuarei visitando e comentando.

    ResponderExcluir
  3. "Não concordo com nada dissoisso é bobagennão existe isso de neopentecostal"

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.