sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Tesouro em Vasos de Barro

Veja esse texto:

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós."   2 Co 4.7

   Esse texto escrito por Paulo é uma belíssima revelação de como o Senhor opera no ser humano a sua revelação. O tesouro aqui de acordo com os versículos 5 e 6 é a revelação de Cristo dada por Deus aos homens veja:

"Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 2 Co 4.6

  Dessa forma o vaso de barro somos nós que sendo falhos guardamos a revelação de glória de Cristo Jesus. Veja que na segunda parte do verso 7 temos o motivo pelo qual Deus opera dessa forma:

"...para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." 2 Co 4.7b

  Segundo o manual bíblico da SBB, Paulo provavelmente faz uma alusão a um certo costume dos cortejos romanos que conduziam as riquezas em vasos de barros para ressaltar o contraste com o conteúdo dos recipientes.

  Matheu Henri afirma que o Senhor poderia ter escolhido os anjos com suas forças para levarem aos homens o conhecimento da revelação de Cristo, mas Ele escolheu os ministros mais humildes e sujeitos as mesmas fraquezas que os demais homens. Dessa maneira toda a glória vai para Deus e não para o vaso.

  Algo interessante é que a partir do versículo 8 até ao 12 Paulo fala como somos perseguidos e como estamos entregues a morte por amor de Jesus Cristo.

  E nesse contexto observo que as usinas siderúrgicas utilizam o barro como recipientes para conter o ferro derretido pelo fogo na produção do aço, pois o barro é o material que quanto mais calor lhe for aplicado, mais ele fica resistente.

  Assim somos nós vasos de barro, que quanto mais passamos pelo fogo das provações, mais ficamos resistentes para guardar e passar aos outros o tesouro da revelação de Cristo Jesus.

Marcos André - Professor 

ASSISTA O VÍDEO PARA ESSA INTERPRETAÇÃO - CLIQUE AQUI.

8 comentários:

  1. Professor Marcos,

    Excelente explanação!

    Realmente o Senhor opera através de nós,fracos humanos que são fortificados pelo poder do Espirito para dar testemunho do milagre da regeneração que está em Cristo!

    Que Deus continue te dando sabedoria!
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente querido amigo, enquanto formos vasos de barro, a glória de Cristo é que vai aparecer.

      Excluir
  2. muito lindo qanto mais fogo mais resistente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai irmã Cleusa, o calor das provas conclui o processo de fabricação do vaso que Deus escolheu.

      Excluir
  3. a biblia fala sobre a prova de nossa fé provada como ouro; tenho buscado no meu Senhor der digna e viver como digna do meu chamado. o orar uns pelos outros e que muitas vazes tem nos fortalecido. que Deus verdadeiramente a cada dia abençoe o ministério de todos que tendo iluminados o entendimento muito e muitas vezes tem nos ajudado. amem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus pela sua vida irmã Nilzete, continue nos ajudando e visitando o CLUBE DA TEOLOGIA, ore por mim e minha casa e por todos nós. Paz.

      Excluir
  4. O Senhor nos prova como ouro no fogo, apenas para tirar as ligas, que nos impedem de ser ouro puro na sua presença Glória a Deus muito boa a explanação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado pelo reconhecimento e apoio. Somos servos do altíssimo provados no fogo das lutas.

      Paz de Jesus.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.