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quinta-feira, 1 de março de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio Lição 10 - Revista Central Gospel

AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel)

Tema: Elias - O Profeta do Fogo
  
Texto Áureo: Tg 5.17,18
  
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- Amado(a) professor(a), Paz de Cristo, veja mais um esboço.

 PALAVRA INTRODUTÓRIA
             - De acordo com essa introdução, você pode explicar um
             panorama político da época, explique como era o reino do
             Norte e do Sul e como chegou a essa divisão.
             - Esse contexto é bom pra tornar a aula interessante e ajudar
             entender o ministério desse profeta.
             - Às vezes o aluno está viajando na aula, por não entender o
            contexto e nem sabemos.
             - Outro fato interessante foi o caso dos capitães de cinquenta
             que foram consumidos por fogo do céu 2 Re 1.1-15.
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1. ISRAEL NO TEMPO DE ELIAS

1.1. Um período sombrio
- O rei de Israel era Acabe mas a rainha era Jesabel que o dominava,
ela instituiu a idolatria em Israel.
- Nesse contexto, o Senhor levantou o profeta Elias para instituir
o conserto.

1.2. Um casal distante de Deus
- Você pode explorar esse problema assim:
- Se a tua classe for de Jovens, mostre as consequências da
escolha errada de Acabe para o casamento. Se porém, a tua
classe for de adultos, comente que Acabe poderia ter buscado
ao Senhor, mas ele preferia obedecer a esposa e se afastar de
Deus. Às vezes é necessário dizer não, para alguma proposta do
conjugue para não se afastar de Deus.
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2. AS CARACTERÍSTICAS DE ELIAS

2.1. Um profeta desconhecido
- Flavio Josefo identifica que Elias era natural de Tisbi cidade da
terra de Gileade. Tem sido identificada com el-Ishtib, que se situa a
cerca de 35 Km a sul do Mar da Galileia, entre as montanhas
de Gileade.

2.2. Um profeta de fé, coragem e autoridade
- Elias lutou pela pureza no culto a Deus.
- Experimente fazer perguntas para tornar a aula mais interativa.
- Você pode perguntar: O que é sincretismo religioso?
R: É uma fusão de doutrinas de diversas origens, na esfera
das crenças religiosas. (segundo a Wikipédia)
- Isso é o que acontecia em Israel na época de Elias, pergunte
também se isso tem acontecido em nosso país atualmente.

2.3. Um profeta austero e solitário
- Pergunte também o que é ser austero?
R: é ser rigoroso e severo quanto a moral e a doutrina.
- Vaja com a classe se esse rigor é bom ou ruim para a
obra de Deus. Estimule esse debate se achar interessante. 

2.3.1. A solidão
- Na verdade a solidão causa tristeza e estresse para aqueles
que não tem Deus.
- Numa análise bíblica podemos concluir que Elias nunca esteve
só, em sua separação do mundo ele se encontrou com Deus.
- De vez em quando, um isolamento temporário do cristão
para uma comunhão com Deus é bom, porém sem exageros.
- Crentes que passam três dias no monte, são alvos de críticas
e deixam de dar atenção a família e igreja. Nesse caso não é
bom.
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3. A PROVISÃO DE DEUS
 - A dependência de Deus tem sido muito falada, mas pouco
praticada. Muitos crentes quando tem decisões importantes
para tomar, se consultam com amigos e conjugue, sem primeiro
levar a Deus o problema.

3.1. Deus envia alimentos
- Passe essa parte e faça uma tipologia espiritual. Pois assim
como o Senhor alimentou seu profeta para a caminhada, naquela
ocasião. Hoje o Senhor também alimenta espiritualmente o seu
povo para as caminhadas na obra de Deus.  
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4. OS GRANDES DESAFIOS NA VIDA DE ELIAS


 4.1. O desafio de Jezabel
- ...


 4.2. O desafio do monte Carmelo
- Foram mortos naquela ocasião 850 profetas de Baal e
 Azera 1 Re 18.19.
- O detalhe interessante dessa ocasião foi o convite de Elias
para que o povo saísse de cima do muro 1 Re 18.21.




 4.3. O desafio de ungir novas pessoas
- Todos a quem Deus mandou Elias ungir tomaram posse depois
de sua partida para o céu.

- Essa ordem de Deus para o seu servo, quando ele estava dentro 
da caverna, demonstra que ainda tinha muito trabalho para fazer
na nação de Israel.
- Devemos entender que a seara é grande e o Senhor está
contando com os trabalhadores, mas se alguém quiser deixar
essa obra, o Senhor levanta outros.


4.4. O desafio da morte
-Você pode comentar que existe uma teoria antiga de que as
duas testemunhas de Ap 11.3 seriam Elias e Enoque, pois eles
ainda não teriam passado pela morte. Mas a Bíblia não afirma 
isso. Não passa de especulação.


5. ELIAS NO NOVO TESTAMENTO

5.1. Elias e João Batista
- Alguns espíritas tentam comprovar suas crenças nesses versículos
afirmando que João Batista seria Elias reencarnado.
- Mas a Palavra demonstra que João Batista apenas teria um
ministério parecido com o de Elias.
- Ambos chamaram o povo ao arrependimento;
- Ambos se separavam do mundo; e
- Ambos tiveram problemas com as esposas dos reis.

5.2. Elias e Jesus
- Acrescente que a lei e os profetas representam as duas formas 
pela qual o Senhor falava ao seu povo na Antiga Aliança.
- Mas na Nova Aliança o Senhor nos fala pelo seu filho Hb 1.1
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CONCLUSÃO
- Relembre também a qualidade de austeridade de Elias e sua luta
contra a idolatria e o sincretismo religioso.
- Não deixe de fazer as perguntas, são ótimas ferramentas para
fixação da lição.


 Boa aula!
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  Lembre-se: Esse esboço comentado é somente uma sugestão, o(a) professor(a)
não deve amarrar sua aula nesse esboço, recomendo que, use-o para fazer seu
próprio esboço.
  Ministre com simplicidade, nunca transpareça que você sabe muito, isso
 pode ser mal interpretado pelos alunos e alguns podem classificá-lo como
arrogante. 

            Marcos André - professor

4 comentários:

  1. Obrigado pelo esboço. Deus lhe abençoe.
    Pr Jaime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denada meu pastor disponha, pretendo publicar outros ainda melhores para o nosso crescimento na Graça e no conhecimento.

      Excluir
  2. Muito bom. sempre acompanho
    Deus o abençoi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brigado irmão Manoel, espero continuar melhorando, coloca uma foto ai pra gente te ver, claro se não for incômodo pro amado. Deus abençoe tu e a tua casa, estamos sempre a disposição.
      Paz de Cristo.

      Excluir

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