sábado, 31 de março de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 1 - Editora Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel - Edição nº 30) 

Tema: “Sermão do Monte
  
Texto Áureo: Mt 5.11
  
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- Amado(a) professor(a), Paz de Cristo, veja mais um esboço.

 PALAVRA INTRODUTÓRIA
             - Comece comentando que o Sermão do Monte ocupa três
             capítulos de Mateus.
             - O Sermão do Monte não foi pregado com microfone nem
             foi usado a eloquência que os pregadores usam hoje.
             - Peça para a classe imaginar o silêncio que a multidão teve que
             fazer para ouvir as palavras de sabedoria do Mestre. 
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1. CONTEXTO DO SERMÃO DO MONTE

1.1. Contexto geográfico
- O monte das Bem Aventuranças fica atualmente margem noroeste do Mar
da Galileia, entre Cafarnaum e Genesaré (Ginosar), embora não seja confirmado
se realmente foi naquele local.
- "valor paisagístico", mantem uma bela vista do mar da Galileia.


1.2. O propósito do sermão
- Comente que nesse sermão o Senhor Jesus ensina como aplicar
a Lei de Deus nos corações dos homens. É um sermão carregado 
de orientações práticas de como proceder na obra de Deus.
- No sermão Jesus extrai a essência da Lei de Moisés e passa aos
homens somente o real propósito dela.
- Peça para um aluno ler Ex 20.13 é como está na Lei.
- Depois peça para outro ler Mt 5.22 , é como Jesus ensina a proceder.
- "explanação pedagógica", é a explicação didática, com o objetivo
de ensinar. Diga que pocas pregações tem o objetivo de ensinar hoje
em dia. 
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2. A EFICÁCIA DO REINO DE DEUS


2.1. Cristo e o padrão ético do Reino de Deus
- Pergunte: o que é um padrão ético? R: É a norma de conduta para
todo o povo de Deus. Aceite as respostas que se aproximem desta.
- E comente que Jesus nos ensina esse padrão de conduta no
sermão do monte.


2.1.1. Jesus ratificou o Antigo Testamento
- "ratificou", Quer dizer que Ele confirmou o Antigo Testamento.
Ele cumpriu a Lei e nos passou o seu real significado.
- Acrescente que Esdras também implantou o serviço dos escribas 
para copiarem os livros da Lei. 
- Esdras também percebeu a necessidade de o povo estudar,
por isso implantou as sinagogas.


2.1.2. Jesus corroborou a Lei e os profetas
- "corroborou...", fortaleceu, validou, confirmou.
- Jesus validou o que foi ensinado na Lei (pentateuco) e
o que foi ensinado pelos profetas maiores e menores.
- Jesus sempre era acusado de pregar contra a Lei, por isso
Ele iniciou o sermão falando que não veio destruir a Lei
- "inédito", era novidade a forma como Cristo ensinou
aos Judeus a praticarem a Lei. Conceitos como: dar a outra face,
perdão, reconciliação, entre outros, eram novos para eles.
- "revolucionário", Acrescente:
- Jesus não visava tomar o poder (golpe).
- Não visava combater as autoridades (rebelião).
- Não visava acabar com os inimigos (guerra).
- Mas ele visava mudar o modo de pensar e agir dos homens
em relação a Deus (revolução).


2.1.3. Jesus realçou a moral do Antigo Testamento
- "superficialidade espiritual", é estar na superfície das coisas
espirituais do evangelho, nunca se aprofundar nas coisas de Deus.
- Atualmente existem muitos crentes superficiais, são os 
"mais ou menos".


2.1.4. Jesus combateu o legalismo
- Pergunte a classe: O que é legalismo?
R: É o conjunto de regras e tradições que condicionam a
salvação ao esforço humano, valoriza o esteriótipo.
- Pela visão legalista, Raabe nunca teria entrado na genealogia
de Cristo, nem a moabita Rute. Os amigos de Jó eram legalistas,
pois eles achavam que via de regra, Jó só poderia estar pecado 
para sofrer tanto.
- Comente que o crente legalista hoje é aquele que coloca
regras em quase tudo, não entendem que Deus faz como
quer e na hora que Ele quer. Glória a Deus!  
- Samuel teve uma visão legalista ao achar que Eliabe deveria
ser ungido, mas o Senhor que tem a verdeira visão, mandou
ungir a Davi.1 Sm 16.7
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3. A BUSCA PELO PADRÃO ÉTICO DO REINO DE
DEUS

3.1. É parte da responsabilidade cristã
- "envolvimento pessoal", o Senhor Jesus veio para nos
aproximar de Deus. Ele consumou essa obra na cruz do
calvário. O véu do templo se rasgou e temos livre acesso
ao Pai.Jo 1.12


3.2. É o resultado exclusivo da graça
- Pergunte: O que é ética? R: Princípios morais, valores sociais
que definem o comportamento dentro de um grupo.
- "exclusividade matrimonial", se refere ao mandamento
de um homem possuir uma só esposa.
- Os padrões de ética passados no sermão do monte,
orientam o comportamento do crente no tempo Graça.
- Acrescente que a Lei é mais rigorosa quanto a punição do
transgressor.
- A graça é mais rigorosa quanto a prática dos precitos.
Ex.: Na Lei é punido com a morte o adultério, .
Na graça o adultério não é punido com a morte, mas
se olhar mau intencionado já está em adultério.
- A Lei visa punir o transgressor e a Graça visa corrigir o 
erro antes de acontecer o pior. 
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4. O CIDADÃO DO CÉU E O MUNDO EM QUE
VIVEMOS
- Como sal da terra temos a função de influenciar o sabor
do mundo.
- Se o mundo está se estragando, os servos de Deus ainda estão
mantendo o sabor, para que o mundo não seja rejeitado
de vez. Porém quando a Igreja for arrebatada sairá todo
o tempero do mundo aí estará tudo perdido.    

5. A URGÊNCIA DE QUE VIVAMOS COMO 
CIDADÃOS DO CÉU
- Ensine que o sermão do monte nos exorta a termos atitudes
práticas e não somente conhecimento. É o que está faltando
a muitos irmãos atualmente.
- "...se omite", deixa de fazer aquilo que é o seu dever.
Muitas igrejas tem se conformado em posição de omissão. 
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CONCLUSÃO
- Convide os alunos a lerem todos os capítulos do sermão do
monte durante uma semana. No próximo domingo pergunte
a cada aluno qual foi a orientação mais marcante e veja
qual foi eleita pela classe.
- Diga que temos a missão de viver nesse mundo como cidadãos
do Reino de Deus e o sermão do monte é a nossa melhor
regra para esse propósito. 

 Boa aula!
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  Lembre-se: Esse esboço comentado é somente uma sugestão, o(a) professor(a)
não deve amarrar sua aula nesse esboço, recomendo que, use-o para fazer seu
próprio esboço.
  Ministre com simplicidade, nunca transpareça que você sabe muito, isso
 pode ser mal interpretado pelos alunos e alguns podem classificá-lo como
arrogante. 

            Marcos André - professor

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