ESTUDOS TEOLÓGICOS, INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA, ESBOÇO PARA AULAS DA ESCOLA DOMINICAL, ETC

____________________________________________________________________________________

domingo, 22 de julho de 2012

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Espinho na Carne



Considere o texto a seguir:

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”   2 Co 12.7-9

Nesta passagem o apóstolo Paulo está afirmando que devido as grandiosas revelações que o Senhor lhe concedeu, foi permitido, pelo próprio Senhor, que Satanás o afrigisse com algo.
O Senhor teria permitido isso para que Paulo sempre fosse humilde e sempre dependente de
Deus.
A questão mais discutida é: O que seria esse “espinho na carne” de Paulo?
Ninguém até hoje conseguiu comprovar nenhuma tese sobre esse termo, o que se tem são somente suposições, vejamos algumas:

 Já se cogitou que fosse alguma tentação carnal, mas essa tese já caiu por terra a muito tempo uma outra suposição seria de que Paulo sofresse de epilepsia, porém não se sustenta mais essa hipótese.

A nota de estudo da Bíblia Vida Nova afirma que talvez fosse alguma doença como a malária ou possivelmente problema nos olhos devido ao texto de Gl 4.15:
“Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.” Gl 4.15

  Martinho Lutero acreditava que o “espinho na carne” fosse devido as perseguições dos próprios judeus.
O Manual Bíblico da SBB, nos afirma que apesar de ser uma obra de Satanás, foi um meio que o Senhor usou para manter seu servo humilde.

O estudo da Bíblia Dake procura derrubar a tese de que seja alguma enfermidade, devido a palavra “espinho” ser usada na Septuaginta referindo-se aos opositores do povo de Deus.
“Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardesNm 35.55
Também o texto de Ex 28.24

Conclusão
Chegamos ao parecer de que a hipótese mais aceita para o espinho na carne do apóstolo Paulo, é de que ele estivesse se referindo às perseguições sofridas tanto por Judeus como por gentios, aliás a perseguição que sofreu é o fato mais mencionado por Paulo em suas cartas.
Os opositores de Cristo lhe colocaram uma coroa de espinhos, mas o que eles pensavam que era para o mal se tornou para o bem de toda a Terra.

Marcos André - Professor

PODEM MANDAR AS TESES E SUPOSIÇÕES
______________________________________________________
______________________________________________________

42 comentários:

  1. Gostei muito!
    Mas deixo a seguinte pergunta qual era de fato o espinho da carne de paulo?
    pois em um de seu livros se não me engano o de Romanos ele diz o seguinte: O bem que procuro este não faço, Mas o mal que não quero este persegue os meus passos.
    tento imagina qual foi,já cheguei a imaginar: Homossexualidade,Pois ele nunca se relacionou com nenhuma mulher! mesmo com os seus "Problemas físicos" não vejo nada que o impedisse de se casar! Se possível me respondão!
    Ass. Crislayne Graciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, há um motivo para acharmos que Paulo fosse casado, pois ele chegou a afirmar em Fp 3.5 que era fariseu e pra ser fariseu teria que ser casado. Ainda que ele não fosse casado, não há motivo algum para desconfiarmos que ele fosse homossexual. Ninguém sabe qual era o espinho na carne.
      Paz em Cristo.

      Excluir
    2. eu acredito que esse espinho fosse alguma doença na carne como malaria doença de chagas e outras pois a lepra naquela época ñ era muito aceita pela sociedade

      Excluir
    3. Na palavra de Deus, claramente Paulo fala de seu espinho na carne e diz: Onde eu chego encontro sempre um filho de Satanás, para me esbofetear na cara. Ele roga a Deus que o livre!!!
      Jesus disse que não devemos revidar, pelo contrário, se te baterem em tua face, dá a outra. Então era uma provação grande, considerada como um espinho!!!

      Excluir
  2. Querido professor, me permita postar dois versículos para mostrar o porque Paulo preferiu ficar solteiro:1CO 7.7,32

    7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
    32 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;

    Estes dois versos estão dentro de um contexto que fala sobre casamento e Paulo está dizendo que quem fica solteiro serve melhor ao Senhor,porque cuida melhor das coisas do Senhor,enquanto o casado cuida das coisas do seu casamento.
    Para Paulo o seu chamado era mais importante e avangelizar sempre era sua meta.Se ele fosse casado,talvez isto atrapalharia sua carreira.
    Jamais Paulo seria um homossexual,pois na propria carta que ele escreveu,aos romanos,ele combate esta pratica com muita severidade.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!
    Agradeço a todos os que me esclareceram!
    Obrigada, e fiquem com Deus!
    Sempre que possível estarei visitando o site,
    gostei muito! :)

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz!!! O texto não poderia ser traduzido literalmente? Será que não era alguém que o esbofeteava realmente? Eu particularmente não acredito que seja isto, só estou levantando uma questão. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, duvido que aja alguém que queira defender uma hipótese dessa, mas eu confesso que já achei que poderia ser uma aparição satânica que realmente o agredia, depois eu desisti dessa ideia. Obrigado por passar por aqui, fique a vontade.

      Excluir
    2. Evangelista Marcos, a idéia sobre uma aparição satânica deveria sim, ser considerada com mais atenção, talvez um espírito maligno pertubador, ou coisa do tipo, pelo seguinte fator: no texto da maioria das traduções vem a expressão um mensageiro de satanás. A palavra que foi traduzida como mensageiro no original grego é angelos (anjo, mensageiro).

      Excluir
  5. tentem pensar, O grande apostolo e irmão paulo era perseguido por muitos judeus, neste caso ele falaria: mensageiros(anjos) de satanas. Ele referia se de uma pessoa *mensageiro* singular. agora vem a questão: será que naquela multidão de judeus tinha 1 que mais perseguia e zombava de Paulo? ou era realmente uma dificuldade fisica ou um veemente combate espiritual?

    ResponderExcluir
  6. A Paz de Cristo!! Amados, acredito que, de fato, o espinho na carne que o apostolo Paulo se refere seja alguém que o persegue fortemente porque ele diz "um mensageiro de satanás" está no singular, e não "mensageiros" dando a entender que sejam os judeus. É apenas um pensamento meu, acredito que este mensageiro de satanás o esbofeteava por meio de palavras, de críticas e acusações de um passado cheio de perseguição contra o povo de DEUS. Por isto é que o apostolo diz que o motivo era para que ele não se exaltasse por meio das revelações que tinha, outro ponto crucial que vem corroborar meu pensamento, é quando o Senhor responde a Paulo que o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza, ou seja, era por meio das acusações e perseguições deste mensageiro que Paulo se sentia fraco mas o Senhor se revelava forte na vida do apostolo, encorajando-o sempre na boa obra.

    ResponderExcluir
  7. Mateus Armando Eduardo5 de março de 2013 05:35

    graça e paz amados em Cristo eu acho que o espinho na carne que o apostolo Paulo se refere é uma infermidade, pois que depois de muitas revelações como homens sentimo-nos vaidosos, por isso ele afirma! E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É irmão Mateus acho que essa é a tese mais provável, talvez fosse algo relacionado aos olhos do apóstolos, pelas referências já mencionadas.
      Graça e paz.

      Excluir
  8. amado eu concordo plenamente com o alto do estudo ,,
    Conclusão
    Chegamos ao parecer de que a hipótese mais aceita para o espinho na carne do apóstolo Paulo, é de que ele estivesse se referindo às perseguições sofridas tanto por Judeus como por gentios, aliás a perseguição que sofreu é o fato mais mencionado por Paulo em suas cartas.
    Os opositores de Cristo lhe colocaram uma coroa de espinhos, mas o que eles pensavam que era para o mal se tornou para o bem de toda a Terra.

    ResponderExcluir
  9. Bom ermão paz em cristo,,para entendermos sobre o espinho da carne a qual o apostolo paulo se referia devemos voutar nos tempos do apostolo,,APOSTOLO PAULO ,,,O APOSTOLO PAULO, o apostolo paulo nascido em tarso na cecila,,morreu com 67 anos e foi um dos mais influentes escristores do cristianismo primitivo durante a propagação do evangelho de cristo ao imperio romano,conhecido como saulo antes de sua converção, paulo si dedicou a perceguição aos primeros cristāos na região de jerusalem ,,,paulo a caminho de damasco em uma de suas missões de perceguição de fiéis teve uma visão de cristo ,logo si dobra e é convencido pelo amor de cristo,,paulo perde sua visão durante trez dias por causa do brilho que reluzia de cristo ,mas logo sua visão é recuperada ,,,paulo logo escreveu 7 livros biblicos e teve influencia em mais de 10 livros a mais no novo testamento,,,,RESPOSTA : bom para entendemos qual o significado doespinho a qual paulo si referia devemos entender o que são sentimentos obscuros ,sentimentos de auto controle: EXISTE UMA CLASSIFICAÇÃO,,tristeza ,,,pavor,,medo,,,angustia,,inveja,,,inferioridade ,,curiosidade,,esses são alguns ,,MC 14:34,,, ABIBLIA fala que jesus relatou que quando esteve no getsemani sentiu 3 tipos de sentimentos obscuros Ou seja de auto controle,,,PAVOR OU MEDO ANGUSTIA TRISTEZA,,,MC 14:35:36.a biblia nos relata que cristo.para vencer esses sentimentos ele ourou a Deus ,,,MAS E PAULO,,,quando paulo fala em 12:7 de corintos sobre o espinho o mensagero satanas ,e esbofeteava,ele fala de uma linguagem "simbolica ,,,todos nos sabemos que quando uma farpa ou espinho e enserido na pele de humano a reação e de dor constante si não for extraido,então paulo si refere a uma dor que sentia costantemente,,mas quando ele retrata de forma que ele não podesse si exaltar então podemos entender que ele si expressava de forma literal,,,quando fala mensagero satanas ,,,segnifica que satanas enviava mensagens ,,,quando fala que esbofeteava fala sobre ferir ,então paulo recebia mensagens ou acuzações então sabemos agora o segnificado agora ,mas qual seria essas acusações.que tanto paulo se referia ,,:Quando cristo no encontro com paulo em damasco e muda o seu nome cristo ja sabia que paulo sofreria 'perceguissões ,então podemos entender que paulo sofria acusações sobre seu passado isso li causava muita dor (esbofeteava ,espinho) causando arrependimento,,demodo que ele jamais si exaltaria ,,,por mais sabio que ele fosse,,,isto era permitido para sua propria edificação,, a mudança do seu nome era pra que quando satanas o acusasse paulo então podesse si lembrar que outróra teria sido saulo ,,mas que pela grassa de cristo ele tinha mudado ,,,por isso Deus assim o permitia,,,,CORINTIOS 2 12:10 Porque me sinto prazer nas fraquezas,nas perceguições,nas nessecidades,nas perceguições,nas angustias por amor de cristo,porque quando estou fraco entåo estou forte,,,,,,,,,,paulo si refere que na sua frqqueza Deus o fortalecia ,,,,,PAULO SENTIA ARREPENDIMENTO,,I ELE TINHA AUTO CONTROLE SOBRE ESTE SENTIMENTO,,,,ARREPENDIMENTO,, BY eber venerio

    ResponderExcluir
  10. A paz!
    Concordo com o Antônio! Pelo texto, o apóstolo Paulo parece muito chateado. Como se alguém o perseguisse com palavras, o acusasse de alguma forma, pois ele promete contibuir e dar seus bens aos irmãos. Acho que esse espinho na carne era alguém do meio que levantava calúnias contra Paulo e ele não podia fazer nada. Tinha que ser o suporte, pois venho a palvra do Senhor dizendo que a Sua graça o bastava na vida de Paulo. É gente dentro da congregação. É diferente nos nossos dias? Quantos se levantam no meio da congregação tentando acabar com o outro, por inveja, ciumes e tudo mais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Robson, concordo você e o irmão Antonio, embora eu ainda entenda que o texto não deixa claro que espinho é esse, por isso eu vejo como mais uma linha de interpretação aceitável. Tenho porém, receio de afirmar esse raciocínio no púlpito, porque muitos irmão criam verdadeiros complexos na igreja achando que todos o estão prejudicando.

      Excluir
    2. "um mensageiro de Satanás" (MENSAGEIRO = Anjo; Mensageiro de satanás = Demônio; logo é coerente dizermos que um sentimento de culpa do passado o perseguia, lógico por intermédio de um acusador é claro; Tem lembranças do passado, que, mesmo com o perdão, trás muito mais dor que vários socos e pontapés "esbofetear", e nos deixa tristes e chorosos, "a fim de não me exaltar".
      E já nesse estado, o melhor alívio e chorar aos pés da cruz, pois carne fraca é carne quebrantada, e o Senhor diz: " A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." De forma que a palavra de Deus se explica: Veja: "De boa vontade, pois, ME gloriarei nas MINHAS fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 Co 12.7-9 >>>> Eu só me glorio no que faz me aproximar mais de Deus, se essa fraqueza fosse "outras vontades que jamais o aproximasse de Deus como (vontade de cair, homossexualidade, dentre outros...) ele teria dito: EU NÃO ME GLORIAREI, ao invés de"ME GLORIAREI".
      Nesse caso então:
      Fraqueza = quebrantamento de coração.
      Vai aí meu ponto de vista professor!
      A paz do Senhor! Gêneses

      Excluir
  11. a perseguição não leva a fraqueza e muito menos ao pecado........o espinho era na própria carne, no físico, no comportamento...tanto que compara o problema e a fraqueza ao pecado!!!...tinha algo dentro de si que o punia, porém, foi revelado que todo o conhecimento e entendimento que possuía, foi dado por graça e não por mérito próprio!....bem simples!...salientando que não se casou, em alguns momentos foi um tanto machista e inda orientava que se um homem quisesse ter uma vida ministerial, deveriam ser solteiros; que o imitassem...........existe uma possibilidade ter ter sido homossexual até a conversão e ou ter apenas uma tendencia homossexual sufocada!........porém isso não impediu que o GRANDE ADON HAKAVOD, o olhasse com bons olhos e o fazer, um dos homens de maior expressão em toda a história da humanidade.......lembrando que os pensamentos do SUPREMO, são inesquadrinhaveis!.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão André, obrigado pelo comentário, mas não concordo com a tua teoria. Acho que são pouquíssimos elementos para uma inferição desse tipo. Recomendo que você reveja sua teoria.
      Paz em Cristo.

      Excluir
  12. EU Acredito piamente que o espinho na carne de Paulo era de ordem carNal e não perseguição (FILIPENSES 4.11-12). Pois ele estava Habituado a ser perseguido por conta do evangelho.

    http://www.facebook.com/photo.php?v=416870961759262&set=vb.100003090841739&type=2&theater

    ResponderExcluir
  13. Paz a todos. Será que o espinho na carne de Paulo não seria uma de suas mãos atrofiadas ? Em algumas de suas cartas ele faz referência dizendo que escrevia de próprio punho ? Gostaria de receber algum esclarecimento..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio não irmão Felipe. Quando Paulo afirma de próprio punho, ele faz isso para tornar pessoal a saudação, pois era outro irmão que escrevia a carta para ele.

      Excluir
  14. Ola nâo tem nen no que discordar EV Antônio Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmão, mas se você vir algo que não concordar pode largar o aço, o comentário está sem moderação pra isso mesmo.
      Paz. Obrigado ´por comentar

      Excluir
  15. Eu creio q seja pelo fato de Paulo nao ter familia , nao te um herdeiro para continuar o.trabalho dele ... Creio q o diabo falava na mente dele .. VC NEM FAMILIA TEM VC , NEM UM FILHO VC TEM PARA CONTINUAR SEU TRAVALHO ... Tanto q Paulo usava a expreçao filhinhos muitas das vezes ... Parecia se sentir carente ... E Deus diz em umas das passagens minha graça te basta ... Nao sei oq ele pedia talvez o espinho era a perseguiçao sim e por conta disso ele teria q viver sozinho ... Abraço ... Irnao welligton chagas ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei não varão, não me parece isso. Acho que Paulo não deixa argumentos que possa dar base a tua teoria. De qualquer forma, não deixa de ser uma teoria. Paz.

      Excluir
  16. Gostaria de entender como um espinho dito como um perseguidor, ou perseguidores, poderiam deixá-lo mais humilde, como diz o texto. Não afrontando quem pensa assim, longe longe de mim. Mas é só uma dúvida mesmo: que meio é esse que Deus permitiu , que tem o fim a humildade maior do servo de Cristo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, na verdade não há comprovação de que o espinho de Paulo tenha sido perseguição, pode ter sido várias coisas.
      Quando alguém faz a obra e tudo dá certo essa pessoa tende a ficar meio relaxada, deixando de orar e ler a Bíblia. O espinho na carne serve para que essa pessoa se aproxime mais de Cristo, antes que a soberba o afaste ainda mais.
      Paz.

      Excluir
  17. Eu acredito pelas proprias palavras de Paulo em 2 corintios12.7 que o espinho na carne de Paulo foi um ataque demoniaco contra ele,pois ele que foi enviado um mensageiro de satanas pra esbofetiar ele,sim mensageiros de satanas nao sao os demonios, e.esbofetiar nao que dizer bater, se agente for observar a palavra de Deus em atos 19.11 ao 16 os demonios eles ate batem nas pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca vi ninguem dizer mais se agente fou parar pra ver o que Jo sofreu pra ele sendo um serumano que nem paulo foi tanbem um espinho nao pois satanas feriu Jo.2.7 ali foi um espinho na carne de jo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o que você disse, mas acho poucas pessoas compartilham dessa opinião. Eu acredito que seja qualquer situação ou coisa que atrapalhe a obra de Deus na vida de alguém. Ainda hoje muitas pessoas sofrem com seus espinhos na carne.

      Paz de Cristo.

      Excluir
  19. Eu acredito que era, tentação e atração por mulher não que ele chegasse a cair ,mas todos nós homens sabemos o quão é difícil viver sem mulher,mas ele por amor a obra e por ser servo de Cristo , não se envolvia com nenhuma embora frisase que era melhor ficar só,ele dizia que era pra os que conseguiam dominar se.(conseguia resistir-se apesar das vontades )ele conseguia vencer,mas em dados momentos se pegava pensando naquilo e até viajava.es o seu espinho na carne .isso e a minha opinião ,suposição são apenas suposições..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma teoria interessante, mas eu não sei se posso compartilhar dela, ainda mais porque você não assinou o seu comentário.

      Excluir
    2. Será!!!! rsrsrs
      Essa vai ser uma das perguntas que eu farei a Paulo quando estiver com ele na Glória.

      Excluir
  20. Disse o Senhor sobre Saulo: "E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." At.9:16

    Bom dia irmão Marcos André. A santa e maravilhosa paz do Senhor, amem. Escrevo da Noruega onde vivo ja ha 35 anos. Encontrei com o Senhor Jesus em 1990 e me batizei em 1991 e desde então nunca mais fui a mesma até o dia de hoje. Fui alcançada pelas misericórdias do Senhor (salva como pelo fogo). Desejaria expressar com sua permissão a minha preocupação aos comentários que enfatizam a possibilidade do irmão Paulo ter sido homossexual. Sabemos que é por falta de revelação ou melhor entendimento da Pessoa de Deus que os irmãos escrevem esse tipo de comentário e o nosso dever é esclarecer lhes a verdade. Primeiro sabemos que Deus não unge pecador para Seu serviço, e sim o pecador transformado pelo Sangue do Cordeiro que é o Seu Filho Jesus Cristo. Eu entendi a santidade de Paulo quando eu passei por várias experiências tremendas com o Senhor de 1990 a 1994, onde o Senhor falava comigo "quase" face a face em sonhos em visões, eu ouvia Seu falar acordada e O vi com meus olhos da fé.. Não porque eu era especial pelo contrário, eu precisava vitalmente dessas visitas do Senhor. Nesse tempo eu passei por muitas libertações e muitas curas de muitas enfermidades malignas. Nesses anos o Senhor me instruiu no Seu Caminho com tanto amor o qual não existe aqui entre os homens, pois é amor divino. Nesses anos eu não tinha outro desejo maior do que está com o Senhor e de subir logo para a Glória e estar com ELE eternamente. Por isso eu posso confirmar com plena certeza de que o apóstolo Paulo era um homem santo pois Deus estava dentro dele. Eu não sentia nenhum desejo carnal pois não existe esses desejos em nós quando estamos constantemente na presença do nosso Criador. Devemos procurar essa santa íntima comunhão com o Senhor para poder entender e experimentar como é maravilhoso vê Lo e ouvir o Seu falar. Nunca mais seremos os mesmos. Referente ao espinho de Paulo na sua carne poderia ser as perseguições, pois o Senhor ja tinha profetizado em Atos 9:16 de que Paulo sofreria por amor do Senhor. Mas também poderia ser uma grave enfermidade no próprio corpo o qual ele sofria muitas dores e não conseguia "se curar", apesar de carregar consigo o poder de Deus para cura. Ele mesmo curou muitos mas não pode curar a si próprio. Também poderia ser a combinação das duas hipóteses. Não sabemos com certeza, pois o texto menciona somente espinho na carne, bofetadas e Satanás. Algo bom não era. Mas como o irmão mesmo escreveu que, quando chegar no Céu o próprio Paulo nos responderá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Elizabeth quase perdi seu comentário, hoje eu lembrei que você tinha escrito e agora que consegui um tempinho resolvi parar a correria e sentar aqui para ler essas lindas palavras. É muito bom ver presença de Deus na vida dos irmãos em Cristo, você é uma testemunha viva de o sangue de Jesus tem poder. Aqui no Brasil as facilidades estão deixando os crentes muito acomodados, e ficam fracos, reclamando de tudo e brigando por motivos fúteis.
      Espero encontrar o Rei na glória e dar um forte abraço nEle e o amado irmão Paulo para saber que espinho era esse. rsrsrs

      Paz do Senhor irmã
      Quando vier no Brasil, vem aqui no Rio de Janeiro conhecer minha família.
      Felicidades

      Excluir
  21. A paz seja convosco irmaos.
    Quanto ao espinha na carne de paulo tenho a dizer que nao era uma tentaçao ( ver 1 CO 10:13)
    Tambem nao era perseguiçao ( ver Fp 4:11-12)
    Tambem nao era homossexualidade pois o apostolo a condenou ( ver RM 1:25-27)
    O mais provavel é que ele estivesse aos poucos perdendo sua visao ( ver GL 4:15) mad nao temos nenhum outro texto que mostre a mesma coisa e sabemos que texto sem contexto é pretexto pra heresia entao continuamos em duvida a respeito disso pois há coisas que a teologia nao descobre porque so Deus pode revelar ( ver FP 4:7) vejam que a paz de Deus excede todo o entendimento, aí eu aprendo que certas coisas nunca serao reveladas aos homens.

    ResponderExcluir
  22. sera que o espinho na carne não era a masturbação
    uma carência por não ter uma família
    isso é um mistério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs eu divido muito irmão, por uma série de fatores.

      paz.

      Excluir
  23. Creio que pode ser satanas sempre trazendo o passado d paulo, esse é o espinhos na carne d muitos cristão hoje.

    ResponderExcluir

Devido a comentários ofensivos, os comentários serão verificados pelo administrador do CLUBE DA TEOLOGIA e serão liberados posteriormente. Não serão permitidos comentários ofensivos a pessoa e as críticas não assinadas ou não fundamentadas.