INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 22 de setembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 13 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel)

Tema: “A Família e a Internet”
  
Texto Áureo:  Dn 12.4
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), esta lição está bem de acordo com a atualidade, talvez
haja preguntas e até debates, se prepare para esta aula começando
pelas redes sociais, procure saber o que é o Facebook e o Twitter, não
seja surpreendido por nenhuma pergunta.
- Pode começar comentando que a internet pode ter efeitos tanto positivos
como negativos. É uma arma poderosa. A primavera árabe teve seu
desencadeamento com a divulgação pelas redes sociais.
__________________________________________
1. A INTERNET E SUA INFLUENCIA 
- Você pode comentar que o avanço da tecnologia estava previsto pela
passagem: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim
do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se
multiplicará.” Dn 12.4
- Esse avanço pode ser uma benção como também pode ser um mal.
- “em detrimento da Palavra”, detrimento significa perda, prejuízo, é
valorizar mais as informações da internet do que as experiências e a
própria Palavra de Deus.   

1.1. Influenciados a valorizar boatos
- “sofisma”, é uma mentira com aparência de verdade, no caso aqui da lição
são boatos sobre a vida de homens e mulheres de Deus, que circulam em
redes sociais e blogs. Dos quais muitos crentes aceitam como verdades,
deixando de acreditar na história de vida desses irmãos.
- São afirmações de que determinado pastor é maçom, de que certa irmã
cantora caiu em adultério e etc.  
_________________________________________
2. BENÇÃO OU MALDIÇÃO
            - Como afirmou um certo pregador, nossos antepassados diziam que a
televisão era do diabo, e de fato Satanás se apoderou dela, o mesmo
se dizia da política e da mesma forma o inimigo tomou posse dela. Não
podemos deixar acontecer o mesmo com a internet, se tem gente enchendo
a web de pornografia nós estamos enchendo ela com mensagens da Palavra
de Deus, e tudo de graça, assim como a salvação.
- Convide os seus alunos a colocarem mensagens bíblicas curtas nos
seus perfis de redes sociais.
            - “valorizam em excesso”, se tornam em vícios e prendem os crentes
            por horas na frente do computador.
            - Professor(a) aconselhe aos irmãos que usam a internet, que controlem
            o seu próprio tempo de acesso, evitando ficar demasiadamente on-line
            e não ficando até de madrugada na rede, para evitar as armadilhas que
            existem nessa poderosa ferramenta de entretenimento.
             
            3. AS REDES SOCIAIS
- O mais surpreendente das redes sociais é a proximidade virtual que
elas proporcionam, porém essas redes devem ser corretamente utilizadas.
-“amigo virtual”, os filhos e todos da família devem ser orientados terem
cautela com certos amigos virtuais. Existem milhares de casos em
que homens mentem a idade e aliciam jovens a se prostituírem on-line.
- Recentemente no Rio de Janeiro uma jovem chegou a praticar
sado masoquismo por influencia de amizades nas redes sociais.
- Recomende aos pais a não permitirem acesso a internet dos filhos
em quartos, o computador deve estar na sala, se for laptop o ponto
de internet deve ser na sala. Procure desligar a internet na madrugada.
- Os pais devem se esforçar para conhecer os amigos virtuais dos
filhos.
- Entre o casal não deve ter segredos, o conjugue deve saber com
quem o outro se relaciona on-line, recomenda-se que o casal utilize
senhas iguais, se for possível.  

4. EFEITOS NEGATIVOS CAUSADOS PELA INTERNET

4.1. A desatenção
- O grande problema da internet é vício que pode causar no indivíduo,
pois ele tem uma sensação de liberdade e de poder, com a possibilidade
de obter informações do mundo inteiro.
-“o que está a sua volta”, por conta disso alguns problemas tem se
agravado, por exemplo: pais que não conversam mais com os filhos,
conjugues que se falam muito pouco.
- A base dos laços familiares é a comunicação, o diálogo fortalece o
amor e a amizade.

4.2. A falta de diálogo
- A falta de equilíbrio no uso dessa poderosa ferramenta de informação e
entretenimento pode gerar esses problemas relatados aqui.
- “aquilo que lhe interessa”, quando alguém dá mais atenção a internet
do que ao familiar, esse se sente desvalorizado, no caso dos conjugues isso
mais prejudicial ainda. Em pesquisas recentes feita nos Estados Unidos,
constatou-se que a maioria dos divórcios realizados, tiveram sua origem
no site de relacionamento chamado Facebook, claro que esse site foi
apontado por ser o de maior acesso, pois o problema ocorre nas redes
sociais em geral.
- “sites perniciosos”, são sites nocivos, com conteúdo erótico, e até com
conteúdo pedófilo que é crime e muitos desses sites são rastreados pela
Polícia Federal que é capaz de identificar quem divulga e quem faz os
acessos.
- Se um jovem quiser uma receita de bomba caseira agora é só fazer
dois minutos de busca na rede, isso é fato, tem haver controle.

4.3. A imobilidade
 - Enquanto se dá a maior parte do tempo à internet, o restante do tempo
fica para a TV, de forma que não sobra nenhum tempo para a
leitura da Bíblia, oração, trabalhos de escola,estudo para provas escolares, etc.
a pessoa fica prejudicada em todas as áreas.

5. A NECESSIDADE DE LIMITES
- “determinar alguns limites”, poderá muitas resistências no início, mas
depois será gratificante. Os pais podem utilizar também a internet como
um premio deixar o acesso depois que o filho ler um capítulo da Bíblia,
ou depois que ele fizer alguma atividade.
-“cômodos comuns”, e com a tela voltada para o interior, onde todos
possam ver o que se passa.
-“bloquear sites”, isso é mais difícil pois os jovens conseguem recursos
para quebrar os bloqueios.
- Algo que também pode ser feito é estabelecer o culto no lar, aquele
momento em que todos devem desligar o computador e a TV, se um
filho ficar chateado e não quiser participar, deixe-o só não permita
que ligue a TV nem o computador. Comece com 15 minutos de oração
e uma leitura de uma passagem bíblica depois aumente conforme forem
se acostumando. Isso será excelente.
 _________________________________________
CONCLUSÃO
- Se a sua classe for de jovens, convide-os hoje a colocar nos seus
perfis, uma mensagem da Palavra de Deus.
-“corromper nosso lar”, é inevitável que a internet entre em nossa
casa e que a podridão venha junto, mas se a nossa casa for um lugar
de adoração (culto no lar) a podridão não se estabelecerá.
- Relembre aos alunos sobre o culto no lar.  
- Recomendo que você leve para a classe algumas notícias que circulam
na mídia sobre danos causados pela falta de controle no uso da
internet. Você vai ficar de cabelo em pé e tua classe também.

 Boa aula!
 _____________________________________________
CUIDADO COM O VÍCIO NO USO DE ESBOÇOS TRANSMITIDOS 
PELA INTERNET, TENTE FAZER O SEU A PARTIR DESTE.

Marcos André - professor

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.