segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 2 - Revista da CPAD



AULA EM 14 DE OUTUBRO DE 2012 - LIÇÃO 2
(Revista: CPAD)

Tema: “Oseias - A Fidelidade no Relacionamento Com Deus”
  
Texto Áureo: 2 Co 11.2
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), inicie esta lição falando do casamento de Oseias
e sua esposa prostituta. Lembrando que Deus usou isso para mostrar
como Ele se sentia em relação à nação de Israel. Comente que quando
uma igreja ou até um servo de Deus toma a atitude de buscar outros
deuses, ou tirar Deus do primeiro lugar em sua vida, ele também
estará fazendo igual a Gomer, esposa de Oséias.      
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1. O LIVRO DE OSEIAS

1. Contexto histórico.
- “entre 793-753 aC”, note que o tempo vai do maior para o menor, pois
antes de Cristo, nós contamos o tempo ao contrário até o ano 1 a.C. que
foi o ano em que Jesus nasceu.
- Veja que Samaria foi invadida pelo rei da Assíria Sargão II em 722 a.C.
31 anos depois do ministério do profeta Oséias. Note quanto tempo o
Senhor deu para eles se arrependerem.
- “apostasia generalizada”, se analisarmos os livros de Reis veremos
que após a divisão do reino em reino do Norte e reino do Sul, nenhum
dos reis que reinaram em Samaria tentaram levar a Nação a se consertar
com o Senhor Deus.

2. Estrutura.
- “ARA”, Almeida Revista e Atualizada, é uma versão da tradução feita
por João Ferreira de Almeida, de linguagem um pouco mais atual.
- “TB”, Tradução Brasileira, concluída em 1914 por uma equipe de teólogos
e eruditos seculares como Rui Barbosa e José Veríssimo. Não é muito
conhecida e não agradou muito aos leitores.
- “prosa”, é o tipo de narração onde não há preocupação com ritmo ou
com rima, onde o objetivo do narrador é apenas contar fatos, sem
embelezamentos de qualquer espécie.
- O objetivo principal dessa forma de profecia era fazer com que o
povo entendesse como o Senhor se sentia em relação a nação de Israel,
pois o Senhor resgatou seu povo do Egito, da casa da servidão e no
momento em que o povo foi após outros deuses o Senhor classificou
como prostituição e adultério.

3. Mensagem.
- “apostasia”, a mensagem do profeta Oseias pode ser aplicada hoje
para as igrejas em a apostasia tem entrado porta adentro.
- “metáfora”, é a expressão que produz sentido figurado pela
comparação.
- “dez tribos do”, após a divisão no reino, o reino do Norte
ficou com dez tribos, sendo a capital Samaria.
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2. O MATRIMÔNIO
           
            1. Etimologia.
            - “etimologia”, é o estudo da origem e construção das palavras.
- “processo legítimo de procriação”, procriação é a multiplicação da
espécie através da geração de filhos. Esse processo se for fora do casamento
não tem legitimidade, pois a procriação sem casamento pode danificar
a estrutura moral de uma pessoa e de um povo. É na presença de um pai
e uma mãe que a criança aprende os referenciais de uma sociedade.

2. Simbolismo.
- “gozo”, é o prazer de ter uma família, de ter alguém do lado para compartilhar
as alegrias e as dificuldades da vida.
- “reciprocidade”, é a qualidade do que corresponde , ex.: quando se ama e é
amado, quando se ajuda e é ajudado, nesses casos houveram reciprocidade.

3. A ordem divina parar casamento de Oseias.
- “dificuldade em aceitá-la”, nossa mente demora a digerir essa atitude de
Deus em colocar seus servo em um casamento já arruinado. Porém o
propósito de Deus era grande. Ele queria passar uma mensagem para
toda a nação.
- Atualmente muitos gostam de ostentar o título de profeta, mas não
tem coragem de passar metade do que aqueles profetas passaram.
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3. A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO

1. O casamento restaurado.
- “falarei ao coração”, aqui mostra a profecia de como Deus atrairia a
sua noiva (Igreja), com uma palavra ao coração. É assim que Jesus
faz, Ele fala ao nosso coração pela mensagem da cruz.
- “alvejados”, quer dizer abatidos pela palavra de Deus. Essa Palavra
nos constrange a segui-lo.

2. O vale de Acor e a porta de esperança.
- “lugar de restauração”, Deus usa o profeta para trazer uma mensagem
até ao dia de hoje, pois a obra de restauração é uma das principais obras
que Jesus faz com seu povo hoje.

3. A reconciliação.
- ...

4. O BANIMENTO DA IDOLATRIA EM ISRAEL

1. Meu marido, e não meu baal.
- “jogo de palavras”, ocorre quando se pronuncia algo aparentemente
igual, mas com sentidos totalmente opostos. Isso se faz para chamar a atenção
para a mensagem e embelezar aquilo que se está falando.
- Lembre que o jogo de palavras aqui ocorre em hebraico, mas quando se traduz para
o português a semelhança das palavras desaparecem e o texto passa a ser
uma narração simples.
- “portanto “marido””, assim era conhecido baal e o povo de Israel estava
corrompido com essa entidade. Dessa forma entendemos que o livro de
Oseias tem uma mensagem para aqueles que estava envolvido com o
marido baal, são como prostitutas.
- Essa mensagem se aplica aos crentes de hoje em dia que vivem na idolatria
do mundo e no domingo está na igreja parecendo crente.
2. O fim do baalismo.
-...
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CONCLUSÃO
- Relembre aos alunos que os profetas do tempo de Oseias pregavam com
as suas vidas e sofriam muito com isso. Assim hoje aqueles que se dizem
profetas, no mínimo tem que ter uma vida de exemplo daquilo que pregam.
- Relembre os pontos mais importantes que podem ser aplicados aos crentes
hoje. A aplicação da lição é a melhor forma do aluno aprender.

 Boa aula!
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Marcos André – professor


Um comentário:

  1. Não acredito que Deus quis contrariar as escrituras. Ef 5:31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e SERÃO DOIS NUMA SÓ CARNE.são os filhos50%do A 50%do B.Na Biblia esta escrito que não devemos adulterar.(ter dois relacionamento ao mesmo tempo.Oseias não adulterou e sim a Gômer

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