INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 7 - Revista Editora Betel


AULA EM 18 DE NOVEMBRO DE 2012 – LIÇÃO 7
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “Paulo e sua Missão entre os Gentios”
  
Texto Áureo: 1 Tm 2.7
  
INTRODUÇÃO
            - Professor(a), aqui vamos ensinar aspectos da obra missionária de Paulo que são essenciais para o serviço cristão.
- “tão apóstolo...quanto os”, na época em que Paulo ministrava surgiram algumas calunias contra ele, principalmente na igreja em Corinto, pois muitos não o consideravam apóstolo simplesmente pelo fato de ele não ter convivido com Jesus, porém Paulo recebeu um chamado no mesmo molde dos outros apóstolos, o seu chamado foi feito direto por Jesus.

1. PREGADOR E APÓSTOLO

1.1. Apóstolo, um ministro de Cristo
- “no seu volume de trabalho”, para você exemplificar melhor essa afirmação com a seguinte referência 2 Co 11.23 nela Paulo fala contra aqueles que contestavam seu ministério apostólico apresentando seu volume de trabalho que sobrepujava ao de qualquer outro de sua época.
- “diákonos”, essa palavra quer dizer basicamente servo, ou aquele que serve, o ministro nesse caso é o que serve a Palavra revelada de Deus ao povo. Porém desde o início que a palavra diákonos é usada para designar o que serve ao povo na hora do partir do pão, que era um trabalho social e equivale hoje a nossa santa ceia.

1.2. Pregador da palavra de Cristo
- “Carta aos Romanos”, Paulo pegou o plano da salvação e esmiuçou nessa carta com a linguagem própria que os romanos conheciam. Essa é a tarefa dos ministros hoje esmiuçar a mensagem em uma linguagem que o povo entende, pena que alguns pregadores usam o púlpito para falarem bonito a fim de mostrarem que tem boa oratória.
- A carta aos Romanos é considerada por muitos eruditos como o Evangelho perfeito.

1.3. A Palavra de Cristo nele faz a diferença       
- “importância do seu papel”, Paulo sabia que aquela obra era pioneira no mundo gentílico e sabia do tipo de referencial que ele se tornara, por isso ele chama a responsabilidade para si e convida.
- “conhecer o nosso papel no Reino”, ou seja para qual obra específica fomos chamados, é importante caminhar na obra de Deus com objetivo e projeto.
 ________________________________________
2. DOUTOR NA FÉ                           
- Você pode explicar que Paulo era mestre nas coisas relacionadas a fé que produz a salvação e não nas coisas relacionadas a religião.

            2.1. Paulo um especialista na fé salvadora
            - “insuficientes para executar a salvação”, um dos textos que mostra isso é Jr 11.15 e outro é o que diz: "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros."  (I Samuel 15 : 22)
- Esses e muitos outros textos expressam que  a salvação não é alcançada por obras da lei, mas ela vem pela fé e pela obediência a voz do Senhor.  
2.2. Paulo expõe a fé com base firme
- “mundo helênico”, era o mundo grego dominado pelas ideias das diversas escolas filosóficas e pelo culto ao corpo humano.
- “sofisma”, É uma mentira, propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros, para que possa parecer real.
- “loucura para os gregos”, isso porque os gregos eram extremamente racionais e para eles era louca utopia alguém ressuscitar dos mortos.
- “escândalo para os judeus”, para os judeus era um escândalo alguém aparecer dizendo ser Deus ou ser filho de Deus eles até tapavam os ouvidos e apedrejavam como fizeram com Estevão.   

2.3. Paulo explica a razão de seu método
- “Inclinação doentia em crenças”, no Brasil o que mais atrai as pessoas são métodos religiosos obscuros, tudo que mexe com o sobrenatural atrai as pessoas, nossa nação é muito supersticiosa.
-“não conduzem a paz com Deus”, existe algumas religiões inclusive, que fazem mal as pessoas. Religiosos que fazem trabalhos rituais para destruir a vida de alguém.
- “comunidade helênica de crentes”, são judeus de origem grega que se converteram ao cristianismo. Para eles Paulo usava alguns elementos da filosofia para que entendessem.
____________________________________
3. DOUTOR NA VERDADE
- “proselitistas”, trabalhavam na conversão de pessoas ao judaísmo.
- “circuncisão”, consiste em cortar a pele do prepúcio na glande do pênis. Essa prática era feita nos recém nascidos ao oitavo dia, porém quando alguém se convertia ao judaísmo sendo já adulto, deveria também ser circuncidado e convém lembrar que naquela época não existia anestesia.

3.1. Advogados dos gentios
 - “ensinar paralelamente”, os indivíduos que subiram da Judéia pensavam que o Evangelho era uma mensagem particular do judaísmo, por ter iniciado em Jerusalém entre os judeus, por isso há necessidade de doutrina nas igrejas, pois aqueles indivíduos talvez tivessem uma boa intenção, estavam agindo errado. O Evangelho é uma mensagem para o mundo.
-“quem a defenderá?”, a defesa da obra de Deus se chama “apologia da fé”, e aqueles que fazem essa apologia são os apologistas. Para ser um apologista é necessário: conhecer a Bíblia, ter argumentos, ser ousado, não ter do que se envergonhar e principalmente ter intimidade com Deus. Porém se alguém ainda não preenche todos esses requisitos, e mesmo assim quiser defender a obra de Deus de coração sincero, então o Senhor o honrará.

3.2. A primeira assembleia
 - Esse foi o primeiro concílio para decidir pontos fundamentais da fé, no que diz respeito a prática da fé cristã. Foram realizados diversos outros bem depois deste, quando a Igreja já estava sediada em Roma.
- Outros concílios foram: Niceia em 325 d.C., Constantinopla em 381 d.C., Éfeso em 432 d.C. e muitos outros.

3.3. Anunciando uma nova disposição
- “parecia uma cisão no judaísmo”, cisão é divisão ou corte, seria uma divisão do judaísmo saindo uma nova religião.
- “ratificar”, significa confirmar, ensine que o concílio de Jerusalém serviu para confirmar aquilo que já estava sendo ensinado por Cristo. Jesus queria uma igreja que transmitisse a mensagem do Evangelho e não práticas religiosas legalistas.
___________________________
CONCLUSÃO
- “adereços da lei”, adereços são enfeites simbólicos no conteúdo principal, a lei é cheia desses enfeites. Já a mensagem do Evangelho é simples e Paulo entendeu isso e buscou ensinar ao povo.
- Paulo sabia que para aquela mensagem chegar aos confins da terra, ela teria que estar desvinculada de práticas ritualísticas. Até hoje quando se prega esse Evangelho na obra missionária é passado a mensagem pura e simples:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

 Boa aula!
 _____________________________________________

Marcos André - professor

6 comentários:

  1. Querido Irmão, estou muito grata pela sua generosidade em passar a lição na sexta ,pois na minha congregação nossas aulas são ministradas na sexta.Que O Senhor o abençoe grademente e te dê ainda mais sabedoria.Continue nesta humildade e Deus te exaltará!Hellen Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Meu amado irmão, muito obrigado por esse auxílio. Saiba que estás fazendo corretamente e que Deus se agrada do que estás fazendo, pois estás ajudando o seu próximo.

    Acompanho o seu blog desde o trimestre passado e seus esboços em muito tem abençoado minhas aulas.

    Que Deus continue te abençoando e te dando Graça.

    PAZ.

    ResponderExcluir
  3. Pastor, parabéns pelo trabalho desenvolvido de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor meu irmão! Que Deus continue o abençoando, dando-lhe graça e sabedoria para que possas continuar ensinando e ajudando o povo de Deus. Muito obrigado! Amém!

    ResponderExcluir
  5. Amado!Graça e Paz de Cristo! Obrigada por essa obra. Hoje foi de muita ajuda na exposição da aula. Claro e Objetivo. Com gratidão. Gislene

    ResponderExcluir
  6. Louvo ao Senhor servo de Deus por essa grande ajuda, pois pra quem não tem teologia as vezes é dicíl, entender algumas coisas,mas tem ficado mais claro e facíl para dar aula Deus abençõe

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.