quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsidio - Lição 7 - CPAD



Tema: “Miqueias – A Importância da Obediência”
  
Texto Áureo: 1 Sm 15.22
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), você ensinará nesta lição a importância da obediência.
- Se você achar interessante peça para os alunos meditarem na frase: “É melhor prevenir do que remediar.” Conclua dizendo que prevenir é equiparado ao ato de obedecer e que remediar é igual a sacrificar.
- Se alguém não se prevenir fazendo as verificações em seu veículo, poderá sacrificar horas de manutenção.
- “correta motivação para adorar”, comente que muitos não adoram a Deus pela mesma motivação que o resto da igreja. Alguns adoram por mera vaidade, outros para aparecerem ao pastor, outros fazem por obrigação para agradar a pais ou ao conjugue. A Escola Dominical serve para direcionar todos a correta motivação.
__________________________________________
1. O LIVRO DE MIQUEIAS

1. Contexto histórico.
- “devem ser reduzidas...por causa das corregências”, a corregência ocorre quando dois reis estão no poder, isso se dava quando um rei ainda vivo empossava um filho como rei, por isso a soma dos anos não dará certo se apenas somarmos os anos do reinado daqueles reis, pois houveram ocasiões de estarem pai e filho reinando juntos.
- “(26.18)”, referencia sem o nome do livro, toda vez que ocorrer uma referencia assim indica que o livro é o ultimo que foi citado, que neste caso é Jeremias.

2. Estrutura e mensagem.
- -“dividido em três partes”, essas divisões foram identificadas no texto de Miqueias e servem para análise e estudo.
_________________________________________
2. A OBEDIÊNCIA A DEUS
           
            1. O conceito bíblico de obediência.
            - “deve ser precedida”, quer dizer que antes de obedecer é preciso ocorrer as seguintes situações:
            - “compreensão”, é compreender a mensagem divina, não é obedecer cegamente sem saber o por quê, nem pra quê se obedece, vira fanatismo.
            - “acatamento”, acatar é a aceitar, é necessário aceitar a mensagem divina, pois muitos obedecem sem aceitá-la, ou seja, faz por obrigação, vaidade ou qualquer outro motivo. Esse tipo de pessoa só obedece enquanto as ordens não afetam sua tranquilidade, sua paz, seu bolso.
            - Quem entende a mensagem e a aceita, sempre obedecerá a voz do Senhor e os preceitos da sua Palavra independente de circunstâncias adversas.
           
2. A desobediência das nações.
-...

3. A ira de Deus sobre o pecado.
- “descreve de forma pitoresca”, pitoresco se refere a pintura, está sendo afirmado aqui que o profeta descreve a reação divina como apresentando imagens em uma pintura, pois ele fala no versículo 4 “os montes debaixo dele se derreterão...” ao invés de falar simplesmente que o Senhor vai punir a Terra, isso é descrever de forma pitoresca.
- “linguagem antropomórfica”, é descrever coisas espirituais com atributos e formas humanas, ex: dizer que Deus pisa no monte, sendo Ele espírito, logo não tem pé. Isso é antropomorfismo. Deus permitiu o uso desse recurso para facilitar o entendimento da Palavra.

_________________________________________
3. O RITUAL RELIGIOSO

1. O rito levítico.
- “práticas litúrgicas”, são eventos que ocorrem dentro da cerimônia religiosa. No caso do nosso culto, temos a liturgia do culto e as práticas litúrgicas são: a pregação, a Palavra introdutória, os louvores, etc.    
- Existe então a liturgia do culto, vista acima e a liturgia do Cristianismo que será falado a seguir.
- “dois rituais”, são também chamadas de ordenanças, por terem sido ordenadas por Jesus.
- “nem proporcionam a salvação”, a prova disso é que se alguém aceitar a Cristo como salvador e não tiver ainda cumprido qualquer desses rituais, exemplo disso foi o caso do ladrão da cruz, que não se batizou e nem tomou ceia, mas foi declarado pelo Senhor que ele estaria no paraíso naquele mesmo dia.  
- Porém se negarmos esses rituais podemos perder a comunhão com o Senhor Jo 6.53,54.

2. O diálogo de Deus com o povo.
- “pergunta retórica”, é a pergunta que é feita da qual já se sabe a resposta, é feita apenas para ilustrar uma mensagem que se quer transmitir.
- “sacrifícios de animais”, esses sacrifícios foram instituídos para simbolizar o sacrifício de Cristo que seria pelos pecados da humanidade. Alguns judeus pensavam que pela quantidade de animais sacrificados poderia haver maior perdão, porém o Senhor mostra no livro de Miqueias que não adiantará multidões de animais se não houver obediência.  

3. Sacrifício humano.
- ...  
_____________________________________ 
4.  O GRANDE MANDAMENTO

1. A vontade de Deus.
- “tinha o dever de conhecê-lo”, o problema não viver no estilo que Deus deseja, muitas vezes começa no não cumprimento do dever de conhecer.
- Esse dever é de todo o povo de Deus mas muitos não querem nem conhecer, não leem a Bíblia, nem vão aos estudos, não se aprofundam, preferem viver uma vida cristã superficial e cheias de rituais exteriores.

2. O sumário de toda a lei.
- Os preceitos da lei foram sintetizados por Cristo em mandamentos que orientam nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos. Isso constitui um treinamento, pois iremos passar a eternidade com Deus e com milhares de irmãos, quem não praticar esses preceitos não estará habilitado a estar lá.
- A simbologia da cruz aponta para as formas de relacionamento: duas madeiras, a maior é vertical simbolizando o maior mandamento: amar a Deus sobre tudo. A segunda é um pouco menor e está na horizontal, simbolizando o outro mandamento semelhante ao primeiro, amar ao nosso próximo com a nós mesmos. Cuidado isso pode virar uma pregação rsrs.
- O segredo é obedecer a esses mandamentos.
________________________________________
CONCLUSÃO
- Leia essa conclusão a classe, ela é linda. Convide os alunos a meditarem em suas próprias vidas e faça com eles uma oração.

Boa Aula!

Marcos André - Professor

-->

3 comentários:

  1. Maravilhoso esboço, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ótimo! uma benção, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Pastor com todo respeito, mas esse anuncio, não é bom, cliquei em um livro e abril um monte de livros na pagina da casas bahia sobre a teologia de umbanda.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.