sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da Central Gospe


AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel)

Tema: “Aprendendo a Vigiar para Subir com Jesus”
  
Texto Áureo:  Tg 5.8
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), conclua esse trimestre apresentando ao aluno esse ensinamento importantíssimo sobre vigilância.
- “aparecimento glorioso”, é a segunda vinda de Cristo, que ocorrerá em duas fases. Na primeiro o Senhor vem como uma ladrão na noite, arrebatar a sua Igreja 1 Ts 4.14-17. Na segunda fase Ele virá com a Igreja no final da grande tribulação para livrar a Israel. Saiba porém que nem todos os eruditos concordam que será da forma que expus aqui.
- O ensinamento sobre a segunda vinda de Jesus tem sido negligenciado nas igrejas, isso porque para os que não conhecem a Jesus, o arrebatamento parece algo absurdo.
__________________________________________
1. OS SINAIS DE QUE A VOLTA DE CRISTO ESTÁ PRÓXIMA
- “esse discurso ficou registrado”, esse sermão ficou conhecido como o “sermão profético”.
- “estar atento aos eventos”, o crente é orientado em toda a Bíblia a reconhecer sinais, repare que sempre que o Senhor ia fazer algo ele dava um sinal. Ex: seja uma “pequena nuvem” 1 Rs 18.44 ou o relógio retroceder 2 Rs 20.11.    

1.1. O princípio das dores
- “coloca essas provas numa gradação”, coloca numa escala de graus, no caso aqui, do menos grave ao mais grave.
- “esfriamento espiritual”, note que o elemento que esfria na vida dos crentes é o amor, isso quer dizer que os crentes continuarão a ir a igreja, a realizar os rituais e os cultos, porém estarão frios e farão tudo por mera obrigação religiosa.
- “não nos assustar”, o crente que desconhece a Bíblia e sua escatologia fica aterrorizado com a maldade no mundo.
- “perseverar”, tem alguns que se deixam levar diante de tanta iniquidade ao redor, relaxam na oração, e na leitura das Escrituras. Acabam se esfriando no amor e se afastando de Deus.

1.2. O engodo dos falsos cristos e das falsas religiões
- “surgimentos de engodo satânicos”, engodo originalmente significa “isca para apanhar peixes” é um chamariz para apanhar algo. Satanás vai lançando falsas doutrinas, interpretações e teologias para apanhar os crentes em sua armadilha, a teologia da prosperidade é um desses engôdos.
- “enganar os incautos”, incautos são os que não tem cautela, e são enganados facilmente pelos engôdos do adversário. Muitos crentes não vão à Escola Dominical e nem aos cultos de doutrina e estudo.
- “Christos, que significa ungido”, os anticristos do nosso tempo alegam terem recebido uma unção especial e diferente, e se dizem superior aos demais irmãos. Geralmente esses líderes começam falando até de Jesus, mas depois eles mostram que o objetivo é promover a eles mesmos.
- “dentro dos limites da revelação bíblica”, quer dizer, não passar além do que a Bíblia ensina, pois os falsos cristos aparecem com uma revelação nova, como se a Bíblia não fosse suficiente.
 ________________________________________
2. IMAGENS QUE APONTAM PARA A VOLTA DE CRISTO
           
            2.1. O relâmpago
            - O relâmpago só é visível para quem está esperando, olhando pro céu no dia de tempestade, para quem está desapercebido só vê o clarão e se assusta com o estrondo em seguida. Assim o arrebatamento será, para que está esperando como algo maravilhoso, enquanto para o que está desapercebido será como algo terrível.

2.2. O ladrão 
  - Lembre aos alunos que o ladrão vem para roubar algo, no caso aqui, Jesus virá arrebatar seu povo, arrebatar significa “tomar a força ou com violência”, é isso que o ladrão faz quando rouba.


             2.3. O dilúvio
            - A figura do dilúvio representa o juízo que virá ao mundo, assim como foi nos dias de Noé. A questão a ser ressaltada é a vigilância com os sinais.
            - “cenário semelhante”, assim como as pessoas nos dias de Noé estavam desatentas, também estarão nos dias do arrebatamento.

            3. O PREPARO PARA A VOLTA DE CRISTO

3.1. O desafio da vigilância diante da volta de Cristo
- “que ficassem atentos”, são dois os aspectos da vigilância, o principal é ter atenção quanto aos sinais. O segundo é vigiar para não entrar em tentação.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41
- Note que no verso acima, o sentido não é vigiar pra não pecar e sim pra nem sequer ser tentado.  

3.2. O desafio missiológico diante da volta de Cristo
- “cada cristão”, a forma de pregar de cada crente é diferente dos pregadores nos púlpitos, pois cada crente prega com seu testemunho na vizinhança, no trabalho e escola, isso é bem mais difícil do que ser um pregador de púlpito, aliás, muitos desses pregadores que estão na mídia, não tem uma vida de bom testemunho pessoal.
- “proclamação do evangelho”, obviamente isso está perto de ocorrer, mesmo que ainda existam muitas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus.
_________________________________________
CONCLUSÃO
- “amar a vinda de Jesus”, significa desejá-la, ansiar por ela e aguardá-la em santo preparo.
- “estar pronto”, o crente deve viver como se Jesus fosse voltar hoje, por isso a data da Sua vinda é desconhecida, pois se soubéssemos a data, estaríamos tranquilo.
- “estar em constante vigilância”, Atualmente existem irmãos que conhecem bem a Bíblia e se dedicam aos trabalhos de oração e aos serviços nas igrejas, mas a vigilância pouquíssimos crentes praticam, lembre aos alunos que não adianta ter uma vida de oração e leitura da Palavra se não souber vigiar para não ser tentado.
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26 : 41

  Boa aula!

Marcos André - professor                                       -->

Um comentário:

  1. a paz do senhor, quando que vai ter esbouço completo?
    por que me chamou muito ateção

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.