sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 11 - Revista Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel)

Tema: “Aprendendo a Servir com Jesus”
  
Texto Áureo:  Lc 22.27
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), você ensinará sobre a prática de servir, ensinada e praticada por Jesus.
- “pelos serviçais mais inferiores”, dentro de uma casa tinham diversos servos e escravos, essa incumbência ficava com os escravos mais indignos, Jesus estava se colocando na condição de mais indigno de todos. 
- “servir ao próximo”, Jesus queria mostrar eles precisavam servir unas aos outros sem olhar para as posições sociais.
- Jesus queria ilustrar seu ensino com algo que eles pudessem entender.
__________________________________________
1. JESUS NOS ENSINA A SERVIR EM AMOR  

1.1. A principal motivação para o serviço
- “sinônimo de sacrificar-se”, Jesus queria ensinar o ideal do serviço, mas servir é sacrificar-se e Ele sabia que seria um modelo para seus discípulos em todo o mundo.
- “amou-os até o fim.”, conclua dizendo que o que Jesus fez foi por amor, daqueles discípulos e por outros que haveriam de se converter.  
- “nossa motivação seja inspirada”, a vida, obra e os ensinamentos de Jesus devem ser a inspiração da nossa motivação.
- Assim como a motivação de Jesus era o amor aos discípulos, também nossa motivação deve ser o amor aos irmãos.

1.2. A principal marca do serviço
 - A marca é o rótulo pelo qual se conhece o produto, no caso do serviço na obra de Deus, a marca é o amor. Quando tem amor nos diversos trabalhos que realizamos na igreja, então tem a marca que a obra é de Deus.
- “experiência solidária”, solidário é o que é relativo a ajuda aos outros, experiência solidária seria aquela em se ajuda aos outros.
 ________________________________________
2. JESUS NOS ENSINA A SERVIR PELO EXEMPLO
           
            2.1. Exemplo pela ação simbólica    
            - “não conseguia entender”, pelas perguntas de Pedro entende-se que ele tinha uma mente presa ao legalismo. Ainda hoje muitos crentes não entendem a mensagem do Mestre, por terem suas mentes presas ao legalismo.
            - “exemplo grandioso”, Jesus estava ensinando pelo exemplo, Ele estava mostrando como fazer, é assim que Cristo quer que seus filhos ensinem. Nós professores precisamos dar o exemplo sempre daquilo que ensinamos.
           
            2.2. Exemplo de senso de urgência
            - Jesus já tinha ensinado tudo que podia para os seus discípulos, agora ele queria mostrar na prática como se valoriza o irmão em Cristo.
- “precisavam de alguém que fizesse”, chega uma hora em que as palavras não são mais suficientes para que o povo possa se corrigir, é necessário que os líderes sigam o exemplo de Jesus e passem a dar o exemplo também.
- “ratificou Seu amor”, ratificar é confirmar, quando Jesus deu o exemplo lavando os pés dos discípulos estava confirmando Seu amor por eles.


2.3. Exemplo de serviço voluntário
- “no texto original”, a palavra escravo no português não enfatiza o trabalho voluntário, ele denota trabalho forçado, por isso ele não foi usada, pois o autor se referia aos escravos voluntários que tinham uma dívida com seu Senhor e por isso se deixava escravizar, assim como nós temos uma dívida com Deus. (acrescentado)
- “Esse maravilhoso amor exige nossa alma”, pode ser usado o exemplo de Isaque e o cordeiro em Gn 22.1-12. Veja: o cordeiro foi quem morreu, mas Isaque deveria estar disposto a se oferecer no altar, o cordeiro representa Jesus e Isaque representa os servos de Cristo. Jesus já se ofertou por nós agora nós nos ofertamos por Ele.

            3. JESUS NOS ENSINA A SERVIR COM HUMILDADE
- “competição”, o clima de disputa está dentro das igrejas mais simples, muitos obreiros não conseguem trabalhar em grupo devido ao clima de competição.
- Comente que Jesus nunca se esforçava para parecer o melhor, Ele fazia tudo com humildade e amor, e aconselhava sempre seus discípulos a não buscarem os primeiros lugares Lc 14.7-11.

3.1. A prática da humildade
- “humildade máxima”, convém esclarecer aos irmãos que humildade não é andar de roupas rasgadas ou sujas, nem tão pouco ter pose de pobre coitado, mas a verdadeira humildade é tratar a todos como iguais e atribuir importância a cada um, não se mostrando melhor do que ninguém.
- “cinge-se de solidariedade”, quer dizer: veste-se de solidariedade, que é ajuda e preocupação com o próximo.
- “preconceito”, esse termo vem de “pré conceito”, é o conceito que se faz antes de se conhecer alguém, geralmente se baseando por roupas, cor de pele ou local onde mora, ex: se alguém mora em uma favela, as pessoas já supõem ser um marginal ou arruaceiro.

3.2. Testados na humildade
- Faça a pergunta para os alunos e de um tempo para eles pensarem.
- Sugiro que você contextualize essa pergunta dentro da nossa realidade, fazendo novas perguntas: Você lavaria os pés daquele que falou mal de você?
Daquele que te magoou? Daquele que contou teu segredo? Se Deus mandasse você ajudar aquele que só te faz mal, você ajudaria?
- Depois disso, eu recomendo que você relembre para a classe, que Jesus sabia que Judas o trairia, mesmo que ele fizesse aquilo, dessa forma vemos que Jesus não esperava que Judas se concertasse, ou seja, Jesus lavou seus pés sem esperar nada em troca desse ato. Pergunte se eles estão dispostos a isso?   ISSO É FORTE!!!!
_________________________________________
CONCLUSÃO
- “deixado pelo Servo de Deus”, esse servo de Deus é Cristo e o exemplo é o do serviço com humildade demonstrado na cerimônia do lava-pés.    
- Você também pode concluir lendo o restante das palavras do Mestre em Jo 13.12-16 e dizendo Jesus está ensinando que devemos tratar uns aos outros com humildade, assim como Ele cuidou dos Seus discípulos, nós também cuidemos uns dos outros.

 Boa aula!

Marcos André - professor                                               
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.