INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 12 - Revista da CPAD


AULA EM 23 DE DEZEMBRO DE 2012 - LIÇÃO 12
(Revista: CPAD)

Tema: “ZACARIAS – O REINADO MESSIÂNICO
  
Texto Áureo: Jr 23.5
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), vamos expor aos alunos mais uma bela lição. Ensine com prazer e o Senhor te recompensará agora e no porvir.
- “epílogo da história”, epílogo significa conclusão, aqui é a conclusão da história humana na terra.
- “demandas do nosso tempo”, demandas são exigências, ou aquilo que se requer, então aqui significa, aquilo que o nosso tempo requer, ou seja o que a sociedade mundial deseja e busca, colabora para o cumprimento da Palavra de Deus. Ex: a humanidade necessita de um líder mundial que resolva os principais problemas das nações, isso facilitará a aparição do anticristo.
- “divinamente escatológico”, significa que esse desfecho estará de acordo com a escatologia de Deus. Escatologia é o estudo dos últimas coisas.
__________________________________________
1. O LIVRO DE ZACARIAS

1. Contexto histórico.
- “Dario, rei da Pérsia”, a Pérsia era o império dominante da época, O rei da Pérsia era a autoridade que dominava sobre todos países, ninguém edificava cidades, muros, estradas, portos, etc, sem a devida autorização o rei da Pérsia.
- “mesma descrita no livro de Ageu”, a situação do povo está no parágrafo seguinte, só comente para relembrar que o povo estava acomodado em relação a reconstrução do Templo, e se preocupando cada um consigo mesmo.
- “avanço do secularismo”, secularismo é o termo referente às coisas do mundo, não é propriamente o pecado, mas as atividades cotidianas e sociais.
Quando o crente se envolve demais com as atividades do mundo secular, ele tende a deixar as coisas de Deus em segundo plano. Veja a declaração do jogador Emerson do Corinthians, após a conquista do Título Mundial de Clubes da FIFA: “Em entrevista ao site Terra, ele faz questão de lembrar os ensinamentos evangélicos que aprendeu em sua família. “Por ser mundano, a gente esquece de Deus. Minha história é longa e é muito sofrida. Fora a competência, tem Deus”, declarou Emerson. Fonte Gospel Prime.

2. Vida Pessoal.
- “grupo liderado por Zorobabel”, lembrando que foram três grupos de judeus que retornaram do cativeiro, o primeiro veio com Zorobabel e o sumo sacerdote Josué, sendo Zorobabel da linhagem de Davi Mt 1.12
A segunda leva foi liderada pelo sacerdote Esdras e a terceira por Neemias. O restante dos judeus ficaram habitando nas cidades do império Persa, entre eles Ester e Mardoqueu.
- Zacarias foi contemporâneo de Ageu e profetizaram na mesma época, sendo que Ageu começou dois meses antes dele. Nos dois livros existem os mesmos personagens.
- Tudo indica que esse Zacarias é o mesmo que Jesus mencionou em Mt 23.35. Há quem duvide.

3. Estrutura e mensagem.
- “vinda do Messias”, Zacarias profetizou sobre a primeira vinda de Cristo, porém parece que os eruditos distorceram a profecia de Zacarias, pois eles ensinavam que o Messias viria com um exército para dominar e acabar com os inimigos de Judá, mas veja o que Zacarias profetizou em Zc 9.9
“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.” Da mesma forma alguns que defendem a teologia da prosperidade afirmam que Jesus era rico, tinha casa de praia e entrou em Jerusalém montado em um jumento 0 km, são uns brincalhões, fanfarrões do evangelho.  

4. Unidade literária.
- “unidade literária”, é a característica que uma obra possui de ter sido escrita por um único autor.
- “período pré-exílio”, afirmando que algum autor tenha escrito Zc 9-14 nesse período, ou até mesmo Baruque, por ter sido ele quem escreveu o livro do profeta Jeremias Jr 36.4.
- “mais antigo e importante”, entre os judeus havia o conceito de que os profetas maiores eram mais importantes do que os menores.
_________________________________________
2. PROMESSA DE RESTAURAÇÃO
           
            1. Sião.
           - “usual fórmula profética”, se refere ao modo como Zacarias introduz a profecia “veio a mim a palavra do SENHOR” era um modo comum dos profetas iniciarem a profecia.
       - “chancela da autoridade”, chancela é uma marca que comprova a autoridade de alguém sobre um documento, a marca aqui são as palavras “Assim diz o SENHOR”,
          - Se for perguntado: por que o nome “SENHOR” aparece com todas as letras em maiúsculas? Você pode responder que no período após o cativeiro, o nome do Senhor era extremamente temido e respeitado em Judá, por isso ao serem compilados os manuscritos dos livros sagrados era substituído o nome “Yahweh ou Jeová” pelo nome ELOHIM que traduzido fica SENHOR.

2. O zelo do Senhor.
- “Deus zeloso”, a tradução mais correta é “Deus ciumento” foi usada a palavra zeloso por expressar melhor o tipo de ciúme que Deus sente, é um ciúme de quem cuida. (extraído da Bíblia de Estudos Palavras Chave, pág 1906, item 7067).
- O cuidado que Deus tem de sua Santidade e de seu povo é expressado pelo ciúme Dele, que faz com que ele puna aquele que viola ou ofenda Seu povo ou Sua santidade, da mesma forma Ele abençoa a quem abençoa Seu povo e abençoa a quem exalte a Sua Santidade.


3. Restauração de Jerusalém.
- ...
_________________________________________
3. O REINO MESSIANICO

1. A pergunta pela paz.
- “diplomata brasileiro”, se chamava Sergio Vieira de Melo, foi morto em Bagdá em 19 de agosto de 2003.
- O anticristo vai trazer uma resposta positiva para essa pergunta, por isso ele irá seduzir as nações. Porém no momento certo ele se mostrará como é verdadeiramente.
- Jesus já trouxe a Sua resposta para essa pergunta, Ele mostrou que para haver paz entre os homens, primeiro é ter a paz com Deus, Ele promoveu a paz com Deus pelo seu sacrifício e no milênio Cristo promoverá a paz entre os homens.

2. A paz universal.
- “Milênio”, período de mil anos, será o período de governo de Cristo sobre todas as nações, a sede desse governo será em Jerusalém.
- “é escatológica”, que diz respeito ao fim. Existem grupos de eruditos sobre o assunto do milênio:
a) pós-milenistas - são otimistas, acham que a sociedade humana irá aperfeiçoar-se progressivamente, sob a influência da fé cristã, até chegar-se ao “reino de Deus na terra”, quando então Cristo voltará.
b) pré-milenistas - mais comuns em nosso tempo, sustentam uma posição oposta, catastrófica: a humanidade irá corromper-se inexoravelmente até que Cristo venha e interrompa esse processo, criando uma nova realidade. Em geral, os defensores dessa posição acreditam que Cristo irá reinar literalmente por mil anos na terra.
c) amilenistas - não interpretam o milênio literalmente, mas o entendem como uma referência ao reino eterno de Deus.
d) nuncmilenistas - (do latim nunc = agora) entendem que o milênio já está ocorrendo, uma vez que Cristo é o Senhor de todas as coisas.
- Professor(a), essas descrições sobre o milênio pode não ser muito bem entendida por todos, se a tua classe for de pessoas de baixa escolaridade, eu recomendo que você evite esse aprofundamento do assunto.

3. A orla da veste de uma judeu.
- “quantidade indefinida”, o dez aqui é um numero figurado, não significa que sempre ocorrerá de dez estrangeiro segurarem na veste de um judeu.
- Essa passagem indica que no período do milênio as nações desejarão buscar a presença de Deus, e irão de todas as partes até Jerusalém.
- “queda de Israel”, se refere a rejeição de Israel, pois o Messias veio para eles, mas eles o rejeitaram, por isso Cristo foi para os gentios, isso é a riqueza do mundo, é só ler Rm 11.11-14.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “acontecimentos atuais”, você pode citar alguns, como catástrofes, guerras, tragédias sociais e etc.
- Pergunte para a classe se eles estão preparados para a vinda do Messias?

Boa Aula!

Marcos André - Professor
-->

2 comentários:

  1. muito bom ,que DEUS ,continue te usando como um canal de bencao para transmitir conhecimento para que seu povo nao pereca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão, obrigado pelo comentário, só peço a tua ajuda em oração. Pra colocar esses esboços aqui é muita luta. Mas Jesus está na causa. Amém

      Pode comentar a vontade.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.