INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 12 - Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel)

Tema: “Aprendendo as Lições da Ascensão com Jesus”
  
Texto Áureo:  Jo 3.13
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), ensine com amor e dedicação, não saia do foco.
- Sugiro que você pergunte para a classe “O que é a ascensão de Cristo?”. A resposta é: Ascender é subir, a ascensão de Cristo é a sua subida até ao céu e o seu assentar a destra de Deus.
- “onde Ele preside”, Jesus nesse momento está a destra de Deus, mas cuidado para não confundir com o texto que diz: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles;” Mt 18.20 Pois esse texto não significa que Jesus está pessoalmente, mas Ele está na pessoa do Espírito Santo, que é a mesma coisa.
__________________________________________
1. ORIENTAÇÕES DE JESUS ANTES DE SUA ASCENSÃO  

1.1. Jesus prepara os discípulos para guardar a promessa
- As diferenças nas narrativas, vem pelos seguintes fatos: Marcos escreveu seu evangelho somente até 16.8, como esse final estava sem nexo, foi acrescentado posteriormente no cap16 os versículo de 9 a 20 e é um resumo do que Jesus falou e fez. Já Lucas pesquisou profundamente e colocou detalhes como sua citação do local inicial de pregação. Marcos era um missionário e provavelmente foi morto sem que antes pudesse concluir essa obra, mas o Senhor colocou para finalizá-la.    
- “intensa preparação”, Jesus permaneceu 40 dias aparecendo, ensinando e comendo com os discípulos até ascender ao céu.

1.2. Jesus abençoa os discípulos
- “Cada discípulo de Jesus”, se refere a todos nós, então passe como uma mensagem direta para seus alunos.
- “alinhar-se a ele”, é se colocar no nível deles, estar compatíveis com eles, ou seja, aceitar os planos de Deus para sua vida.
As bênçãos são para a família peça aos alunos para lêem:
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” At 2:39

- Você também pode acrescentar essas:
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Mc 16:17-18
 ________________________________________
2. AS BENÇÃOS PESSOAIS DA ASCENSÃO
            - A descrição da ascensão de Cristo está em At 1.8,9 e em Lc 24.51 porém em Lucas não parece dar uma ideia de ascensão.        

            2.1. Adoração ao Senhor ressurreto             
            - Creio que após a ressurreição de Cristo, os discípulos já estavam convictos de sua divindade, porém a ascensão confirmou isso.
 “Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” At 2:36b

- “prometeu o Espírito Santo”, Jesus havia prometido que enviaria o Espírito Santo após sua ascensão. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” Jo 16.7 Então a ascensão de Cristo é a garantia também da vinda do Espírito Santo.
- “discernimento que vem de Deus”, discernir é entender, significa o entendimento que vem de Deus, ou entender o que Deus quer que entendamos.
“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,” Hb 6:1 Rudimento, é aquilo que é básico, inicial, nessa passagem se refere a deixar as coisas básicas da doutrina e se aperfeiçoar buscando o entendimento de Deus, é se aprofundar mais e não retroceder tendo que aprender tudo de novo.

            2.2. Disposição alegre e entusiástica          
            - “sentimento de solidão e desamparo”, de fato os discípulos se sentiram assim antes de saberem que Jesus tinha ressuscitado. Estavam escondido com medo de serem presos também.
- “enfrentando ondas de problemas”, lembre aos alunos que o crente enfrenta problemas e tem o direito de ficar triste, mas a tristeza do servo de Deus é passageira e a alegria é permanente, e para aquele que não tem Cristo e alegria é passageira e a tristeza é permanente.
- “maturidade cristã”, é alcançar o amadurecimento nas doutrinas da Bíblia, é crescer na graça e no conhecimento.

            3. GARANTIA MINISTERIAIS DA ASCENSÃO

3.1. O ministério sacerdotal de Cristo
- “traduzido como advogado”, a função do sacerdote era interceder pelo povo junto a Deus, por isso o Senhor Jesus é o nosso sumo sacerdote.
 ou arruaceiro.
- “por meio do ministério do Espírito”, atualmente o mistério da Santíssima Trindade é o do Espírito Santo. No ministério do Pai Ele trouxe a lei, no ministério do Filho Ele trouxe a Graça, e no ministério do Espírito Santo Ele veio pra ficar.

3.2. A cooperação do Senhor
- A essência do evangelho é trabalho, o Senhor pode até chamar alguém que não esteja trabalhando, ou até mesmo numa caverna, mas Ele nunca chama alguém para ficar parado.

3.3. A confirmação do Senhor
- Esse poder é dado está expresso nos versos da referência veja:
 “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Mc 16:17-18
 - Essa promessa continua válida, não foi somente para aquela época como pensam alguns, porém deve-se saber que os sinais seguem aos que vão crendo, se poucas pessoas estiverem crendo então haverá poucos sinais. Lembremos que os sinais estão ligados a evangelização.
_________________________________________
CONCLUSÃO
- “paradigma de crescimento”, paradigma é um modelo, um padrão a ser seguido, no nosso caso significa um modelo de crescimento apresentado pela ascensão de Cristo. Se refere ao modo como Jesus trabalhou ajudando, intercedendo e cooperando com os crentes.
- Lembre aos alunos que a ascensão trás a memória a volta de Jesus, veja o versículo associado a ascensão:
“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.” Atos 1:10

 Boa aula!

Marcos André - professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.