INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 13 - Revista Betel



AULA EM 30 DE DEZEMBRO DE 2012 – LIÇÃO 13
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “Paulo e a Relevância de Suas Cartas”
  
Texto Áureo: 1 Ts 5.27
  
INTRODUÇÃO
            - Professor(a), finalmente chegamos a ultima lição do ano, sugiro que você apresente à classe a próxima revista, procure adquirir a tua não espere que o superintendente te entregue, isso é bom para você adiantar o estudo.
- “questões de sua época e a situações dos dias atuais”, essa característica das cartas de Paulo mostra que elas foram inspiradas pelo Espírito Santo, pois somente o Espírito poderia manter as cartas atualizadas para todas as épocas. Um pregador pode pregar em um texto e outro pregador usando o mesmo texto consegue trazer uma outra mensagem.
- “consolidação do cristianismo”, tornar sólido, forte, confirmado diante da sociedade.

1. A IMPORTÂNCIA DA CORRESPONDÊNCIA PAULINA
- “facilidades oferecidas”, Roma não impunha censura, nem fiscalização apurada para impedirem o envio de cartas.

1.1. Um grande volume
- “palavras verbalizadas”, é a fala, quer dizer que eles preferiam ouvir a voz de Paulo, interagir face a face. Até hoje essa é a preferência das pessoas. Paulo só escrevia diante da impossibilidade de estar presente. Atualmente existem pessoas que mesmo podendo estar presente, preferem mandar uma e-mail com poucas e simples palavras mal escritas.
- “13 são de sua autoria”, além das treze cartas de Paulo existem outras que ele enviou, mas que se perderam, como por exemplo, a terceira carta de Paulo aos coríntios mencionada em I Cor.5.9   
“Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;”
- “Carta aos Hebreus”, Nunca se soube a autoria dessa carta, muito tempo se pensou que seria Paulo, mas essa ideia caiu por terra ao se analisar o conteúdo da Carta, um ponto marcante que é a apresentação e que Paulo nunca deixou de fazer, não ocorre na carta aos Hebreus, veja:
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” Hb 1:1
- “se Paulo fosse vivo hoje”, na verdade Paulo está vivo, porém se estivesse hoje na terra, ficaria assustado em ver como que as igrejas tendo tantas facilidades de comunicação e mobilidade, fazem tão pouco em relação à Igreja primitiva.

1.2. Paulo escreveu respondendo as situações
- “que Paulo idealizou”, Paulo nunca pensou em tornar suas cartas em livros, nem quis ganhar dinheiro com a venda deles, e nem tão pouco ficar famoso com isso.
- “pra ser exposto publicamente”, algumas cartas de Paulo eram individuais, como as cartas a Timóteo e a Tito e a carta a Filemom. Porém mesmo sendo individuais, elas hoje são de grande valia para todo o povo de Deus.

1.3. Notabilidade de suas cartas
- “ele estava maduro o suficiente”, Paulo não escreveu antes por que estava fazendo a obra missionária, mas depois a obra cresceu e ele foi preso.
- “Galatas”, foi escrita em Éfeso, após Paulo ficar sabendo de um ataque contra a doutrina que ele havia ensinado na igreja da Galácia.
- “de sua morte”, a tradição sobre a morte de Paulo conta que foi decapitado em Roma no reinado de Nero.
________________________________________
2. ALGUNS DETALHES DA CORRESPONDÊNCIA PAULINA
- Comente que quem estiver o dom, ou talento e a oportunidade para escrever, deve usar isso para ajudar a edificar outros irmãos na fé.

            2.1. O que Paulo escreveu e chegou até nós
            - “Por que será...perdurou a ponto de chegar a nossos dias?”, a melhor resposta para essa pergunta é: pelo cuidado do Espírito Santo, porém o comentarista quer ensinar sobre os cuidados com os materiais.
            - “amanuenses”, eram aqueles que copiavam a mão os pergaminhos da Bíblia.  
            - “questões tão cruciais”, são questões que sempre deixaram dúvidas na cabeça do povo de Deus. São aquelas que Paulo responde nas cartas. Ex: os que já morreram poderão ser salvos no arrebatamento?  Paulo responde em 1 Ts 4.15,16
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”
            - Além dessa muitas outras questões foram esclarecidas por Paulo.

2.2. De Paulo às igrejas e as igrejas entre si
- Veja que Paulo não visava fundar um ministério do qual ele fosse o presidente, mas a única preocupação dele era pela preservação da doutrina.
- Havia um interesse de Paulo em que as igrejas se ajudassem no estudo das doutrinas.
- “desenvolver uma tradição cristã”, se refere ao habito de leitura das cartas, para que o povo de Deus se acostumasse a ler e meditar nos ensinamentos de Deus através das cartas.

2.3. Algumas características das cartas paulinas
- “necessidade de seus destinatários”, não é o que Paulo queria passar, mas sim o que o povo precisava ouvir e aprender. Atualmente existem muitos pregadores que preferem passar aquilo que lhes trará fama e vai agradar as lideranças, pois tem medo de não terem mais oportunidades.
- “embasando-se no Antigo-Testamento”, a fonte de Paulo determinou a autoridade de suas cartas, assim se alguém quer ter autoridade em suas Palavras elas devem ser extraídas da Palavra de Deus. Alguns pregadores falam que o profeta fez algo que muitas vezes não está e não citam a fonte de onde tiraram isso.
- “base nas tradições militares romanas”, Paulo usa as ilustrações das instituições e fatos cotidianos de sua época para exemplificar os ensinamentos da Palavra de Deus.
____________________________________
3. CORRESPONDÊNCIA PAULINA E SUA INFLUÊNCIA

3.1. Sua influencia sobre outros escritores
- “Corpus paulinum”, esse termo em latim é o nome dado a lista das cartas que são atribuídas a Paulo.
- “um grande rio, de forma pequena”, todo grande rio começa com uma nascente pequena e constante.
- “Tiago”, esse não é o irmão de João, é suposto irmão de Jesus, também chamado de “o justo”, que foi o pastor da igreja em Jerusalém.
- “Judas”, esse também é supostamente irmão do Senhor e também é apóstolo. Há muitas divergências entre os eruditos, se Judas e Tiago seriam mesmo irmãos do Senhor.
- “curiosamente foram escritos depois”, embora Paulo tenha desenvolvido a doutrina primeiro, as histórias de Jesus eram conhecidas no meio de todo o povo de Deus. Essas histórias foram reunidas posteriormente em um livro, o de Marcos e desse livro foram tirados outros dois, Mateus e Lucas, e depois João escreveu por último seu evangelho.

3.2. Sua influencia na igreja primitiva
 - “novas circulares”, circulares são cartas com mais de um destinatário. As cartas de Paulo se tornaram circulares já no primeiro século.
- “mesmo depois de nossa morte”, o que fica depois de nossa morte, constitui o nosso legado, que é aquilo que construímos. Paulo deixou um legado, as cartas, embora sabemos que foi inspiração divina, mas foram as palavras do apóstolo, as quais o Senhor fes Suas Palavras para edificação de toda a Igreja.

3.3. Sua influencia hoje
- “tende a aumentar a sua influencia”, isso ocorre com os livros da Bíblia, por exemplo, Jeremias não tinha nenhuma fama enquanto era vivo, mas até hoje seus livros são de grande importância para o evangelho e reconhecido como a Palavra do Todo Poderoso entre os Judeus.
- “tem mais ódio de Paulo...do que do próprio Senhor Jesus”, obviamente alguém não vai concordar com essa afirmação, pois muitos dificilmente aceitam que Paulo possa ser mais do que Jesus em alguma coisa. Com certeza pode-se afirmar que: Jesus é o mais odiado por Satanás por ser Ele quem pisou na cabeça da serpente.
___________________________
CONCLUSÃO
- Prepare suas ilustrações e perguntas.
- Apresente a revista do próximo trimestre.
- Faça também o resumo.
- Sugiro que você agradeça aos alunos por terem passado juntos esse trimestre, e diga que os aguarda para o próximo.

Boa aula!
 _____________________________________________

Marcos André - professor

3 comentários:

  1. muito bom , aprendi bastante, que Deus continue te usando para sua glória, Feliz ano novo. e espero contar contigo no novo ano!

    ResponderExcluir
  2. pastor vc é uma bença de deus na minha vida aprendi muito com o sernhor esse fechamento foi muito bom que deus te de muita paz nesse ano de 2013 que continui sendo um canal de bença para muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã, estaremos juntos nas próximas lições, sempre trabalhando para a EBD no Brasil. Continue ajudando em orações.
      Paz de Deus.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.