quinta-feira, 14 de março de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel)

Tema:  AUTORIDADE DO CRISTÃO
  
Texto Áureo:  Lc 9.1
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine como os crentes podem buscar a autoridade que Jesus dá.
- “batalhas espirituais”, são batalhas travadas nas regiões celestiais, num plano que não é o físico. Por isso não podemos ver mas sentimos sua influencia, às vezes uma dor de cabeça, um mal estar, um calafrio ou algum tipo de impedimento..
- “conflitos interiores”, ocorrem dentro da pessoa numa luta interna o Espírito Santo contra os desejos carnais, a vitória será do lado que estiver melhor estruturado, melhor alimento, o lado que nós damos mais atenção, todos passam por essas lutas.
__________________________________________
1. GUERRA ESPIRITUAL
- “odeia até mesmo a Natureza humana”, ensine aos alunos que os aqueles que Satanás mais odeia além de Deus são o homem e o Senhor Jesus.
- O homem, por ser a criatura criada como a imagem e semelhança de Deus, por ser amado pelo Senhor.
- Jesus, por ser o homem que venceu o pecado e a morte, por ser o Filho de Deus e por ser aquele pisou a cabeça da serpente.

1.1. Combate real e permanente
- “constantemente em guerra”, embora não podermos ver o mundo espiritual, podemos senti-lo, e estamos em guerra contra as potestades que atuam ali, toda vez que essas potestades tentam operar no plano físico, então os servos de Deus entram em ação. Muitas vezes no trabalho do Senhor sentimos que as coisas estão dando errado e não estão acontecendo como o previsto, então identificamos a batalha espiritual contra a obra de Deus, dessa forma vamos para o joelho então o Senhor envia seus anjos para combaterem a ação satânica.

1.2. Embates nas regiões celestiais
- “teofania”, é a manifestação de Deus e das coisas espirituais em algum lugar ou pessoa.
- Ensine que o combate travado aqui é uma ilustração do que ocorre atualmente quando alguém está orando, evangelizando, ensinando ou fazendo qualquer outra obra para o Senhor.

1.3. Conflitos na mente humana
- “consegue sugerir”, o inimigo não consegue plantar um pensamento maligno, pois quem pensa é a pessoa, ele somente sugere, com situações que oprimem, com palavras preparadas, etc.
- “aspectos carnais da vida”, se refere à sensualidade, a supervalorização do corpo, etc. Tudo promovido pela mídia secular e pelas pessoas que tem seus corações nessas coisas.
________________________________________
2. O INIMIGO DO CRISTÃO – QUEM É O DIABO
           
2.1. Principais nomes
- “cognome”, nome diferente do primeiro nome,  pelo qual a pessoa é conhecido, geralmente o segundo ou terceiro nome.
- “onipresente”, estar presente em todo lugar, Satanás é um só e não pode estar em mais de um lugar, as ações malignas nas diversas partes do mundo são obras de seus agentes, os demônios.
- “onisciente”, conhecedor de tudo, só Deus conhece tudo, o inimigo não pode conhecer, por exemplo, os pensamentos humanos. Por isso ninguém pense que Satanás lê a mente das pessoas ou coloca alguma coisa lá dentro.
- “onipotente”, todo poderoso, o inimigo até tem poder, mas seu poder só é eficaz contra aquele que não tem a proteção de quem tem todo o poder. Existem crentes que temem o trabalho feito contra suas vidas, temem a obra de feitiçaria ou de magia negra, são crentes que não tem esse conhecimento. Mas devemos temer é o Senhor.

2.2. Intenções Malignas
- “opondo-se a Deus e aos homens”, Satanás não consegue atingir a Deus, por isso ele investe contra os homens, para os destruir, pois sabe que Deus ama a humanidade.
- “pode transfigurar-se em anjo de luz”, significa que ele pode vir na figura de anjo de luz. Pode estar em uma proposta de emprego, proposta de sociedade, até mesmo de cargos ministeriais.
- Satanás não pode materializar-se, histórias de que apareceu um homem de preto e outras mais, são fábulas, as passagens na Bíblia que falam das manifestações satânicas mostram ele como espírito, apenas na tentação de Jesus em Mateus 4, é que ele parece estar materializado. Todavia Satanás tem muitos seguidores, que fazem sua obra e falam as palavras dele, dessa forma ele induz muitas fábulas para enganar as pessoas.

3. ORGANIZAÇÃO DO REINO DAS TREVAS
- “hierarquia infernal”, hierarquia é a organização da autoridade em níveis. Assim como no céu existe organização, Nas trevas também.
            - “perniciosa incumbência”, pernicioso é aquilo que causa dano, que destrói, esses espíritos recebem missões para danificar, roubar, matar e destruir.
            - Porém é importante saber que o adversário é astuto, dessa forma ele muitas vezes não chega agindo contra as pessoas de imediato, às vezes ele arma um laço para tentar destruir toda uma família ou pra destruir todo um ministério, chega parecendo bonzinho.

            3.1. Principados e potestades
            - “principado”, tudo indica que o “príncipe da Pérsia” mencionado em Daniel 10.13 seja um principado e a locução “da Pérsia”, significaria que ele domina as hostes da região da Pérsia.
           
            3.2. Hostes espirituais da maldade
            - “que usam homens”, esses são os que fazem a possessão maligna dominando pessoas e influenciando-as a praticarem a obra de Satanás.
- Esses que são combatidos pelo Espírito Santo e pelos anjos do Senhor, às vezes em uma simples oração ocorre a manifestação maligna, pois o demônio estava alojado na pessoa.  

            4. A AUTORIDADE DO CRISTÃO PARA VENCER
            - “serão aprisionados”, não há indicação nas Escrituras de que Satanás esteja preso juntamente com outros demônios mais fortes. A doutrina sobre anjos e demônios é muito vaga e escassa de informações, muita coisa é deduzida, por isso não se deve dar ouvidos a tudo.

            4.1. Plenitude do Espírito Santo
            - “esvaziar-se de si mesmo”, significa abandonar o seu eu, descer do salto, deixar suas próprias concepções, pois aquele que é muito cheio de si não aceita o que vem de Deus.
            - “encher-se do Espírito”, é buscar a sua presença, seus dons, seu fruto, sua consolação e sua unção.
            - O Espírito Santo habitando no Crente ajuda-o a vencer a luta contra a carne.
           
            4.2. Submissão e sujeição a Deus
- “submissão a Deus”, significa aceitar suas ordens, sua repreensão e sua correção.
- “condição de Senhor da nossa própria vida”, quando aceitamos a Cristo tiramos Satanás do cargo de senhor da nossa vida e colocamos o Senhor no seu lugar. Mas depois de um tempo nós, sem perceber, vamos tirando o Senhor e colocando a nós mesmo como senhores do nosso viver. Mas é hora de entregar o controle de novo nas mãos do Senhor.

4.3. A prática da oração e do jejum
- “para buscar a santificação”, na luta entre a carne e o Espírito mencionada em Gálatas 5 vencerá aquele que estiver fortalecido, quando jejuamos nós deixamos de alimentar a carne, nos abstendo de comida e orando nós passamos a alimentar o Espírito, dessa forma o Espírito prevalecerá na luta contra a carne.
- “vigiar”, dê exemplos para os alunos, vigiar é ter cuidado com o que fala, onde se anda, com que pessoas se anda. Se a classe for de jovens enfatize que se deve ter cuidado com que se posta nas redes sociais, com o que se curte, com os comentários que se faz ali, etc.

4.4. Resistência e perseverança
- “perseverança”, é a capacidade de persistir no objetivo até se alcançar.
- “mártires cristãos”, são aqueles que morreram sem terem negado a fé, antes da conversão de Roma, os imperadores romanos perseguiram a igreja mandando vários crentes para a morte na arena do coliseu, na maioria das vezes eram dadas oportunidades de eles negarem a fé e dizerem que era tudo uma invenção a fim de escaparem da morte, poucos eram os que negavam a Cristo.
            _________________________________________
CONCLUSÃO
- Faça essa conclusão com emoção, mostre ao seus alunos que nosso Salvador é vitorioso e por isso nós também somos.
- “gestos desesperados”, o nosso adversário já está condenado, por isso ele tentará atingir aquilo que Deus tanto ama que é o ser humano e tentará levar o maior número de pessoas possíveis para o lago de fogo com ele.
- “Se não houver dúvidas”, a dúvida é o grande entrave à obra de Deus, mais até do que o pecado, pois nem todos os pecados são para a morte 1 João 5.16. Mas qualquer dúvida impede-nos de alcançar os milagres do Senhor.

Boa aula!

Marcos André - professor

4 comentários:

  1. GOSTARIA DE PARABENIZAR O PROFESSOR MARCOS ANDRE, POR ESSA INICIATIVA QUE TEM ME AJUDADO MUITO, POIS SOU PROFESSOR INICIANTE DA ESCOLA BÍBLICA, E ESSES ESBOÇOS TEM ME AUXILIADO, PEÇO A DEUS QUE CONTINUE LHE DANDO MUITA SABEDORIA E QUE VOCÊ CONTINUE COMPARTILHANDO.DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Joaquim. Continue orando por mim e minha familia, Deus tem me ajudado muito.

      Excluir
  2. Realmente esses esboços nos ajudam a direcionar os tópicos na sala de aula, para quem esta iniciando o ministério de dar aulas e uma grande ajuda. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente não tem mais os esboços da central gospel

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.