segunda-feira, 4 de março de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 9 - Revista Central Gospel

AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel)

Tema:  AUTORIDADE DO FRUTO DO ESPÍRITO
  
Texto Áureo:  Jo 15.8
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você ensinará o significado e o propósito do fruto do Espírito na vida do crente.
- “autoridade espiritual”, ter autoridade espiritual é ser respeitado nas questões espirituais, pelas pessoas que nos cercam e aqui na lição afirma que essa autoridade vem por meio de um testemunho cristão.
- “testemunho cristão”, é ter atitudes que nos colocam como servos de Cristo, que mostram às pessoas que somos seus discípulos.
- Quando as pessoas vêem um bom testemunho em um crente, esse crente passa a ter autoridade para falar em nome do Senhor, porém quando um crente tem, um mal testemunho ninguém aceita a sua palavra.
- “fruto do espírito”, é o fruto citado em Gl 5.16 que tem nove diferentes qualidades, porém é um único fruto. Por ser um único fruto, suas características não podem ser manifestadas separadamente.
__________________________________________
1. DE ONDE VEM O FRUTO?

1.1. Origem espiritual
- Atualmente a parte de comportamento tem estado muito em falta no povo de Deus, pois muitos irmãos desvincularam o “ser cristão” do “proceder cristão”, na verdade uma coisa não pode ser feita separadamente da outra, quem é de Cristo deve andar como Cristo quer. Muitas pessoas se contentam somente em dizer “sou crente” ou sou “cristão”, mas não buscam mudar o seu caráter, suas maneiras e seu linguajar. Encontramos facilmente hoje, crentes que mais parecem ímpios do que servos do Altíssimo, e não estou falando de novos convertidos.

1.2. Frutificação em meio a lutas interiores
- “frutificar espiritualmente”, se você já não falou então diga: frutificar espiritualmente significa produzir as qualidades do fruto do espírito, enumere com seus alunos:
As características do fruto:
1. amor
2. Alegria
3. paz
4.paciência
5. benignidade
6. bondade
7. fé
8. mansidão
9. domínio próprio

________________________________________
2. FRUTOS OU FRUTO
            - Para ilustrar isso, a tangerina tem nove gomos, porém é um só fruto. Assim como fala em Gálatas é um fruto com nove características..
            - “os identifica com Deus”, faz com que as pessoas vejam em nós, algo de Deus, dessa forma alguns ímpios na hora do aperto e das suas lutas, procuram um cristão para orar por eles.
            - “diferencia-os do mundo”, um crente fiel logo é denunciado pelos seus atos,
            gestos e palavras, todos logo percebem que ele é diferente e muitos passam a admira-lo.
            _________________________________________
            3. CONDIÇÕES PARA A FRUTIFICAÇÃO
            - “cuidar de sua vida espiritual”, essa aula é essência por conter esse tipo de mensagem, muitos são os irmãos que não cuidam de sua espiritualidade, não oram, não lêem a Bíblia, não jejuam.
           
            3.1. Decisão pela vida santa
            - “santificação do povo de Deus”, ensine que a santificação é a separação do pecado para dedicação exclusiva a Deus. Aqui está dizendo que é imprescindível, ou seja, o crente pode conhecer teologia, ter todos os dons espirituais e evangelizar milhares de pessoas, mas sem a santificação ele jamais frutificará nessa vida e jamais estará na presença de Deus na eternidade. Hb 12.14  

            3.2. Vida devocional ativa
           
            3.2.1. Jejum
- “jejum”, é o ato de se abster de comida por certo período de tempo, aparece pela primeira vez na Bíblia neste versículo, veja:
“E no dia dez deste sétimo mês tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; nenhum trabalho fareis.” Nm 29.7
- O termo sublinhado se refere ao jejum.

3.2.2. Oração
- “tudo que está em sua mente”, a oração é como uma conversa com um amigo íntimo, onde o crente não pode esconder nado do Senhor. Deve compartilhar tudo o que tem passado, o que tem planejado e as intenções mais profundas do coração.
- “ouvir a Deus”, além das diversas formas de Deus falar, Ele também fala em nosso interior quando estamos orando. Muitas respostas os crentes obtém no joelho.

3.2.3. Estudo bíblico
- “meditar na Palavra”, meditar compreende o estudo, não é apenas ler, é analisar, comparar, se corrigir, reler e fixar os pontos mais importantes.
- A melhor forme de se aprender a praticar essa meditação é na Escola Bíblica Dominical.

3.3. Obediência aos apelos do Espírito      
- “assenhoreie-se de sua vontade”, se torne senhor de sua vontade e passe a controlar suas decisões.

4. O FRUTO DO ESPÍRITO

4.1. Amor (ARA)
- “ARA”, abreviatura da versão Almeida Revista e Atualizada, isso porque a palavra “amor” aparece nessa versão, pois na versão corrigida o termo usado foi “caridade”.
            - “sentimento altruísta”, é o sentimento onde a pessoa busca beneficiar outra pessoa.

            4.2. Alegria
            - ...

4.3. Paz
- “reconciliada com Deus”, dessa forma temos paz com Deus, a paz no fruto do Espírito é a paz interior com Deus, pois nem sempre teremos paz com todos os homens.

4.4. Longanimidade
- É a junção dos termos “longo+ânimo”, é a pessoa de longo ânimo, ou seja, paciente.

4.5. Benignidade
- ...

4.6. Bondade
-...

4.7. Fé
-...

4.8. Mansidão
-...

4.9. Domínio próprio
- É a pessoa estar no controle de si próprio, não sendo descontrolado em vícios que prejudicam a vida espiritual.
            _________________________________________
CONCLUSÃO
- “proposta de como devemos andar”, são metas de comportamento cristão, para a pessoa fazer tudo isso por si próprio é extremamente difícil, mas para quem é cheio do Espírito Santo isso frui naturalmente, pois o fruto é do Espírito em nós.
- “desígnios de Deus”, são os propósitos de Deus para seus filhos, objetivo para o qual ele nos criou.
- Procure ilustrar essa aula com exemplos de más atitudes que trazem escândalos para povo de Deus, e maus exemplos é o que não faltam. 
- Se puder apresente também bons exemplos.

Boa aula!

Marcos André - professor                                                

9 comentários:

  1. PROFESSOR A PAZ DO SENHOR,QUANDO SERÁ PUBLICADO O ESBOÇO E SUBSIDIO DA LIÇÃO 10 CENTRAL GOSPEL AUTORIDADES DONS ESPIRITUAIS ,JÁ AGRADEÇO ATENÇÃO UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando terminar a edição, só peço. Pelo amor de Cristo, deixa seu nome no comentário, quero saber quem está falando no blog. valeu!
      Paz de Deus.

      Excluir
  2. Olá amado, tenho feito grande uso de seus comentarios, que em Cristo as bençãos de Deus sejam abundantes em sua vida e em seu ministério.
    Sou pastor da Assemblía de Deus Renovada do Bairro Botafogo em Nova Iguaçu RJ. Pr. Marecelo de Paula...

    ResponderExcluir
  3. que Deus continue te abençõando meu amado!!!
    Pr. Marcelo de Paula...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz meu pastor, tua igreja é perto, eu moro em São João de Meriti, fique a vontade para usar os esboços, ajude a divulgar nosso blog por ai. Paz de Deus.
      A gente se fala.

      Excluir
    2. Gostei do ensino está ser uma bênção. Foi uma grande lição para os meninos da minha congregação. Deus abençoe

      Excluir
    3. Eita. Essa é antiga. Obrigado pelo comentário. Deus abençoe.

      Excluir
  4. Que Deus continue a lhe dar inspiração para confecção deste estudo, ele tem sido benção em minha vida e na de meus alunos.
    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmão Sancler, mas não deixe de orar por mim. Que a paz esteja na tua casa.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.