sábado, 23 de março de 2013

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Os Filhos de Deus


Considere esse versículo dentro de seu contexto:

"1. E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.3. Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama."
Gênesis 6:1-4

  Essa é uma das passagens mais difíceis de se entender na Bíblia, por conta do versículo dois, pois se desenvolveu suposições para a interpretação desse versículo. A questão principal é saber quem são os "filhos de Deus", que o texto se refere.

  Duas teorias pelo menos foram desenvolvidas, veja:

1ª teoria: Os filhos de Deus seriam anjos decaídos: De acordo com essa vertente os filhos de Deus seriam aqueles que caíram com Satanás quando ele foi expulso do céu. Essa teoria é defendida por poucos teólogos, dos quais Finis Jennings Dake autor da conhecida Bíblia de estudos Dake, essa teoria é defendida também por autores que desenvolvem crenças obscuras.
  Segundo Dake, os filhos de Deus não poderiam ser filhos de Sete, pois essas uniões teriam ocorrido em data anterior ao nascimento de Enos, filho de Sete. Um ponto talvez que favoreça os defensores dessa teoria seria o relato de Jó 1.6, onde se afirma que Satanás se apresenta juntamente com os filhos de Deus, dando uma ideia de que esses filhos de Deus se refiram a anjos. Dake defende ainda que os gigantes que surgiram dessas uniões teriam sido os personagens da mitologia grega.
  Outras fontes afirmam que esses anjos decaídos estariam tentando corromper o DNA da raça humana, para inviabilizar a promessa da vinda do Messias.
  Essa teoria também encontra amparo no livro de Enoque, um livro conhecido dos judeus, escrito pelo próprio Enoque, porém que não é considerado canônico e nem deuterocanônico.

2ª Teoria: Os filhos de Deus seriam os descendentes de Sete: Essa teoria afirma que após Sete começou-se a invocar o nome do Senhor Gn 4.26 surgindo assim uma nova geração de adoradores, porém essa geração "os filhos de Deus", teriam sido atraídos pelas mulheres filhas daqueles que não adoravam ao Senhor, "as filhas dos homens".
  Essa teoria á mais defendida por teólogos mais modernos pela sua racionalidade e explicação simples. A base para essa teoria é a negação da primeira, pois o Senhor Jesus afirmou em Mc 12.25 que os anjos não se casam, sugerindo que eles não se reproduzem. Parece também não haver nenhuma lógica na afirmação de anjos terem relações sexuais com mulheres humanas. Por que então essa prática não perdura ainda hoje? E se esses anjos tivessem executado possessões de corpos masculinos e assim possuído as mulheres, o que teria modificado o DNA humano para a geração de gigantes? O existência de gigantes na terra não é um fato completamente comprovado pela arqueologia e não há maiores explicações na Bíblia a não ser a passagem de Gn 6.4.
  
Conclusão
  Nessas teorias parece estar contida a luta da superstição contra a razão, da fantasia contra a lógica. A primeira teoria é baseada nas ideias mais fantasiosas, enquanto a segunda tende a manter uma explicação mais racional. Embora a fantasia seja mais emocionante do que qualquer história baseada na razão, não podemos deixar de lado a análise das passagens.
  É preciso ter cuidado com as posições defendidas nos púlpitos das igrejas, pois já existem muita superstição cristã introduzida em nosso meio.
  Embora a primeira teoria seja mais interessante, a segunda parece ter muito mais coerência e aplicação.

Marcos André - Professor

ASSISTA O VIDEO PARA ESSA INTERPRETAÇÃO - CLIQUE AQUI

36 comentários:

  1. Se foram os anjos que pecaram então por que a raça humana teria que ser destruída? Pedro ensina quefoi Cristo quem, através de Noé(inspirado pelo Espírito de Deus), pregou a mensagem aos antediluvianos 1 Pe 3.18-20; 2 Pe 2.5.
    Pastor Marcos, nesse difícil enígma, fico com Deuteronômio 29.29
    A Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk

      As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
      Deuteronômio 29:29

      Mandou muito bem.
      Vou ficar com ele também!!!!

      Excluir
    2. Ev,,jair m rodrigues, responde, Gn, 3, disse o senhor no meio de dores daras luz filhos , diacordo com esse verso, resclarese que eva ja fa tinha filhos antes do pecado, gue seria os filhos de Deus e apos os filhos dos homens meu fone 91470142 igreja batista missionaria luz m.g

      Excluir
    3. Obrigado Evangelista Jair, pela tua colaboração. você deixou o teu número mas não deixou o DDD, em Minas os DDD vai do 31 ao 32. A paz de Deus.

      Excluir
    4. Me permita pastor, quero responder o Ev. Jair: Se você tiver esposa e filhos vai entender o que é "Ter filhos com dores"... Em um mundo sem pecado, mãe nenhuma teria problema em se preocupar com os filhos, mas nesse mundo depois do pecado, uma mãe que tem um filho recém nascido ou um filho com 50 anos de idade, ainda assim sente a dor da preocupação, perda de sono, angustia por querer saber como está esse filho, (essa é a verdadeira dor de quem pariu). São dores que nunca irão embora da vida de uma mãe, Já o pai sente isso de modo bem diferente. Já um animal não tem esse sentimento. Deus é sábio em tudo que faz, inclusive nas maldições impostas por ele por causa do pecado. Pense nosso! - Pr. Wilian Gomes

      Excluir
    5. Irmão Wilian obrigado pela resposta ao irmão Jair, e gostei desse argumento, bem interessante e inspirador. É impressionante o amor de mãe, é o amor que mais se aproxima de Deus.
      Paz de Cristo.

      Excluir
    6. a paz pr marcos, esse e um dos assuntos mais pole mitizado nos últimos tempos, o homem tem uma sede insaciável por coisas profundas, e isso vem de Deus.
      Mas, devemos nos deter em certos momentos,no simples e revelado!!!!!
      Agora com relação a esta questão em si, a muito para ser estudado, porem pouco a ser falado, o texto e simples, os filhos de Deus são aqueles que invocaram o nome do senhor, enquanto as filhas dos homem são as mulheres que se prostituirão contra o Senhor, devido a esta e outras declarações do antigo testamento, que as mulheres judias sofreram com a humilhação e o desprezo da parte da sociedade judia, não ha nem uma só passagem da bíblia que de uma base ou fundamento para a teoria de anjos.
      Em primeiro lugar anjos são espíritos, e não ha nenhuma forma de se relacionarem com humanos, lembra que o diabo para realizar alguma coisa ele precisa de um corpo....
      Pr Israel Riveros, IEADMS
      Professor de EBD, e estudioso da palavra a mais de 10 anos..

      Excluir
    7. Também penso assim meu querido irmão Israel, muitos tentam interpretar essa passagem de forma muito mística, mas não acredito que haja tanto misticismo nela. É simples como você argumentou.

      Paz de Jesus.

      Excluir
  2. eu creio que nessa passagem tão complexa, fico eu com a opinião segunda sobre os filhos de sete ,pois estar dentro de um contexto amplo dos 3 capitulos 4, 5, 6,, creio assim por que desmistifica algo que deixa entender uma forma fora de logica e imprudente, quando se coloca anjos com seres humanos. O segundo ponto de vista, tira todas as futuras interpretações que podem ser levantadas em outros textos, que não transmite aplicação moral para a vida de um servo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Essa interpretação é a mais coerente e a palavra para isso é "desmistificar", pois muitos buscam na Bíblia mistérios ocultos, mas na verdade a Bíblia foi feita para passar a mensagem de salvação e não mistérios ocultos do passado.
      Estou contigo Maicon!

      Excluir
  3. O texte é claro e não vejo nenhuma dificuldade nele. Judas na sua carta fala que os anjos caídos estão presos, logo ele não vieram ter relação com as mulheres. O texto fala que já havia gigantes sobre a terra e que ao ter relação os filhos de Deus com as filhas dos homens nasceram homens valentes. Se tivessem nascidos seres especiais ou diferentes se causaria um grande debate, mas isso não aconteceu. abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente contribuição irmão Gilmar, o problema é que a mente humana é atraída por fábulas e coisas que atiçam a curiosidade. Mas e interpretação simples pela própria Bíblia desfaz o engano.
      Abração.

      Excluir
  4. irmão lendo o que cada um escreveu e também a palavra de Deus que diz: Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
    Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
    Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
    Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.1 joão 3:9-12
    Entendo que os filhos de Deus relatados em 1 João seria os Filhos de Deus que andavam no caminho de Senhor em Gênesis 6:2 que se desviaram e olharam para as filhas dos Homens, ou seja, aqueles que não seguiam a Deus. E com isso deram filhos valentes. A palavra de Deus ainda hoje fala referente o julgo desigual que não dá muito certo. Referente aos Gigantes estou de acordo com o irmão Gilmar. Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei, mas cheguei li mais de uma vez o que você comentou, acho que que pensamos parecido, e essa interpretação é para mim a mais correta. O interessante nas tuas palavras é sobre o julgo desigual, na verdade essa palavra é para qualquer união com os ímpios, mas se encaixa bem para essa passagem.
      Obrigado irmão, deixa outros comentários inteligentes como esse. Paz.

      Excluir
  5. ola amados do Pai meu blogger é ruavenus839(SenhorJesusReina) PastorCesar Martins( blogger abençoado )

    ResponderExcluir
  6. Anjos
    Segundo que Jesus Cristo falou espírito não tem carne e nem ossos. Portanto aceito e creio que os anjos não tem DNA humano. Os humanos e todos seres viventes sim. Os anjos não produz espermatozóides, são espirituais. Paulo explica que primeiro o terreno e depois o celestial. Na ressurreição todos que forem dignos vida eterna, como filhos de Deus terão corpos da ressurreição e serão como os anjos. Os anjos não são limitados como nós, mas com permissão do Altíssimo pode aparecer em forma humana para devidos fins que Deus os envia a favor dos seus santos. Portanto, carne é carne, espírito é espírito. Na vida em outra dimensão, não tem necessidade de nada que há nesta terra, mas só o celestial.

    ResponderExcluir
  7. "O existência de gigantes na terra não é um fato completamente comprovado pela arqueologia e não há maiores explicações na Bíblia a não ser a passagem de Gn 6.4"

    E Golias? E as dimensões da cama de Ogue em Dt 3:11? E os relatos bíblicos sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  8. Fico com a segunda opção, pois na primeira quando os anjos caíram perderam o direito de serem chamados de filhos de Deus e passaram a ser somente criaturas e não mais filhos, na questão da não comprovação de gigantes, discordo pois há o exemplo de golias e outros além de Gn. 6.4.

    ResponderExcluir
  9. Há sim evidencias arqueológicas sobre gigantes. Saíram até em revistas cientificas e tudo mais.

    ResponderExcluir
  10. Existem evidencias arqueológicas sobre gigantes, saiu até em revista cientifica.
    Sempre assim, o homem sempre incapaz de perceber aquilo que não vê... contradiz até os próprios costumes religiosos. A Teologia é devagar demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe pela tua colaboração nesse assunto, vou mudar a conclusão do meu post, realmente essa parte parece estar errada. Sobre a vagarosidade da Teologia, não sei o que é pior, se a lentidão dela ou a correria que os avanços da ciência impôs ao mundo de hoje.

      Abraço amigo.

      Excluir
  11. Na minha humilde contextualização, acho que os filhos dos homens eram pessoas não tementes a Deus e os filhos de Deus eram justamente aqueles que temiam a Deus, mas não eram obedientes a sua ordem, pois devido o crescimento desordenado da humanidade e a mistura de luz com trevas. Deus resolveu minimizar os dias dos seres humanos dessa época até aos nossos dias.

    Um grande abraço irmão Marcos André e deixa Deus te usar. A paz do Senhor!

    Paulo Sérgio Rodrigues (Obreiro do Senhor Jesus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu irmão, obrigado pela contribuição aqui, e eu sou da mesma opinião que você. Mas é bom também que existam outras teses, isso nos força a pensar rsrs.
      Paz de Cristo.

      Excluir
  12. Professor André... a quanto tempo,hein?!!

    Em lendo seu post,resolvi tambem deixar registrado a minha opinião.
    Eu tambem creio pela propria palavra que os filhos de Deus que se refere Genesis,são os filhos de Sete,não podendo ser anjos,pois os mesmos são assexuados e não poderiam ter relações com mulheres,e como alguem já disse,quando eles pecaram perderam a posição de filhos de Deus.
    Os filhos de Sete é bem mais aceitavel porque é mais coerente com as escrituras,mesmo porque quando Lucas fala sobre a genealogia de Jesus,ele retrocede até Sete e depois Adão estando em sintonia com Genesis 5 que só menciona a geração de Sete.

    A paz e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Carlos que tempo mesmo, você andou sumido. Obrigado por aparecer por aqui. Olha eu ouço muitas divagações sobre essa passagem, mas nenhuma tão coerente quanto esta que você também defende. Gostei da sua observação sobre a genealogia que Lucas apresenta.

      Paz de Cristo.
      Grande abraço.

      Excluir
  13. Não sou conhecedora da Bíblia, mas em uma discissão em sala de aula me veio uma dúvida, se deus criou Adão e Eva e eles tiveram dois filhos Kain e Abel e Kain matou Abel, quem é a mulher com quem Kain se juntou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi uma de suas irmãs, isso era permitido pois naquele tempo ainda não havia Lei. Adão e Eva tiveram outros filhos.

      Excluir
  14. Paz de Senhor meus irmãos. Com toda certeza podemos aceitar a segunda explanação, pois, antes da vinda de Cristo, eram considerados filhos de Deus apenas os escolhidos por Ele, ou seja, a descendência de Abraão, começando por Adão, Sete, até Cristo, agora, nós, que cremos em cristo, recebemos Dele o poder de sermos feitos filhos de Deus, e os filhos dos homens continuam sendo aqueles que não aceitaram esse tão grande plano de salvação que Deus arquitetou desde o princípio.

    ResponderExcluir
  15. Tenho sessenta e dois anos, nasci em um lar evangélico e o primeiro livro que tive acesso foi a bíblia. Confesso que a proporção que fui crescendo fui me deparando com situações muito complicadas na bíblia e esta foi uma delas. Um dia ouvi alguém questionar: é o sexo pecado? Já tinha meus vinte e alguns anos e vi que o preletor estava esfericamente correto quando disse que não. Ele foi enfático: se o sexo fosse pecado, também seria pecado tirar qualquer vida a título de alimento, mas Deus ordenou. Multipliquem-se. As ervas serão para alimento. Mata e come.
    Portanto como a palavra de Deus diz: Hb 10:38 Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. A bíblia não nos oferece equações solucionadas, 1Co 13:12 Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. Deus nos permite, por sermos seres racionais por Ele criado, inteligentes; especular, divagar, soltar a imaginação, desde que não distorçamos as verdades bíblicas.
    Sendo assim, pensemos.
    Gn 2:23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Gn 3:12 Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gn 3:16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua concepção; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
    No primeiro texto Adão reconhece Eva como parte dele.
    No segundo texto Adão reconhece a influência de Eva sobre ele.
    No terceiro texto Deus apresenta a Eva algo que Ela não conhecia. A dor; sobre algo que para ele, Deus fala como se já fosse conhecido dela; o parto. Com dores darás a luz filhos.
    A conclusão que chego é que, mesmo a bíblia não fazendo menção, Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado, e foram homens, os quais são chamados filhos de Deus por terem sido gerados antes dos seus pais conhecerem o pecado.

    Edson Miranda dos Santos
    Recife, quinta feira 17 de novembro de 2016.
    edsonmiranda9460@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom irmão Edson, eu não explorei essa hipótese na minha tese, você trabalhou muito bem os argumentos e expôs de forma inteligente, obrigado por essa colaboração.

      Se você tiver algum artigo referente à interpretação da Bíblia mande para o meu e-mail: licks1996@gmail.com e eu posto pra você aqui no CLUBE DA TEOLOGIA.

      Pr Marcos André

      Excluir
    2. A paz do Senhor,irmão André e irmão Edson,que o Senhor os abençoe!
      É muito improvável que Adão e Eva tenham tido filhos antes do pecado,senão teríamos que concluir que existiram pessoas sem pecado,pois viveram antes da queda e a blilia diz que TODOS pecaram.
      Em Judas está escrito que Enoque foi o SÉTIMO depois de Adão,isso subentende que não houve filhos antes.

      Judas
      E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
      Paz seja convosco!

      Excluir
    3. Como sempre, muito bem embasado meu amigo, graça e paz irmão Carlos, como eu não tinha trabalhado essa questão sobre a possibilidade de filhos de Adão e Eva antes do primeiro pecado, então não tinha buscado nenhum versículo para referência, mas você fez isso muito bem, que bom, belo esclarecimento.
      Paz de Jesus meu querido, obrigado pela visita.

      Excluir
  16. Paz do senhor Jesus a Todos,eu também não compreendo a dificuldade de entender a bíblia no que ela diz.Mas infelizmente por não compreendermos certas coisas preferimos coisas que nossa razão conhece.Se os filhos de Deus eram da descendência de Caim ,porque depois de Diluvio surgiram gigantes novamente já que a descendência de caim foi exterminada?Outra coisa Mt 22:30 diz que os anjos não contraem matrimonio, ou diz que são assexuados?A teoria que os filhos de Deus são os filhos de Sete pra mim não convence, da relação de dois seres humanos vai nascer um gigante?Não sei por acham absurdo esse texto ,Jesus veio ao mundo sem uma relação sexual,vai falar isso pra um cientista eles não creem no nascimento virginal.Devemos dizer o que está escrito sem arrumar desculpas logicas para aquilo que não compreendemos.
    Deus vós abençoe e prossigamos em buscar a cristo onde estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo, obrigado pela excelente exposição, mesmo que não concorde com meu ponte de vista é um ótimo acréscimo para o nosso estudo, você mandou muito bem nas suas colocações.
      Continue colaborando e enriquecendo nossa CLUBE.
      Grande abraço.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.