INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - Revista da CPAD



AULA EM 05 DE MAIO DE 2013 - LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)

Tema: “CONFLITOS NA FAMÍLIA”
  
Texto Áureo: Mq 7.7
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a) nesta lição ensine seus alunos a entenderem mais sobre os problemas na família.
- “tempos imemoriais”, são tempos que não se tem memória ou registro, isso porque desde que o homem caiu, nenhuma associação foi perfeita.
- “perdeu a comunhão”, note que os problemas começam quando o casal perde a comunhão com Deus.
- “equacionarmos o problema”, significa equilibrarmos o problema, pois eles sempre existirão, porque Jesus não veio resolver os problemas da humanidade, mas sim resgatar o homem.
__________________________________________
1. DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGUES
                                        
1. Temperamentos diferentes.
- “temperamento”, além da explicação dada, você pode simplificar assim:  é a parte da personalidade que define a forma de se comportar e de agir de cada um nas diversas situações. No meio popular é chamado de “gênio”.  
- “forma inconsciente”, que atua sem a pessoa perceber, a pessoa inconscientemente mantém seu padrão de comportamento devido ao seu temperamento.
- “vencer todas as nossas diferenças”, porque os temperamentos são diferentes, cada um tem sua maneira de agir e de se comportar, o problema é que nem sempre um conjugue conseguem entender e aceitar o outro da maneira que ele é.

2. Fatores que trazem conflitos.
- “a) Falta de confiança”, não se pode estar com o conjugue o dia inteiro, dessa forma, o único jeito de viver sem ciúmes é confiar, não ficar se ardendo em ciúmes. Aquele que é muito ciumento deve procurar ajuda psicológica. E aqueles que não tem problemas nessa área deve procurar respeitar o companheiro(a) informando seu destino, não chegando tarde, não escondendo telas de rede social. Tudo isso pode dar origem a desconfianças.
- “obras de mansidão”, Jesus também nos ensinou onde podemos aprender a sermos manso Mateus 11.39. Alguns casais perdem muito tempo sendo ignorantes entre si, conseguem falar com humildade aos outros, mas taratam mal sua própria carne. Infelizmente só valorizam quando perdem.  
- “nada dever a ninguém”, é uma ordem para que ninguém assuma empréstimos, é um mandamento para que possamos controlar saber administrar nossas finanças. As igrejas devem tratar essa questão, colocando palestra de economia familiar nos estudos e cultos.
- “planejamento eficiente”, professor recomendo que você prepare algo sobre administração financeira familiar para seus alunos, pode ser em uma folha separada, com diversas dicas para economia do lar, etc.  
- “encobre sua conduta pecaminosa”, não é fácil para qualquer um dos conjugues confessar alguma infidelidade, acaba-se entrando no ciclo onde um abismo chama outro: “adulterar, ocultar, matar, etc” por isso a melhor atitude é não adulterar.
- “envolvimento extraconjugal”, em termos práticos, o envolvimento extraconjugal vai desde do simples flerte, mensagens em redes sociais, até o ato sexual, até. Ensine que da forma que Jesus ensinou em Mateus 5.28 o pecado de adultério começa no coração.

2. ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS PAIS

          1. A mulher no mercado de trabalho.
            - “demandas sociais”, aquilo que a sociedade requer, significa que as empresas estão precisando e abrindo oportunidades para as mulheres.
- “sérias consequências”, será abordado no tópico a seguir, mas você pode adiantar que são consequências na criação dos filhos.
- “subiu para quatro”, a maior causa de problemas de saúde nos homens está nas suas atividades, pois os homens são mais envolvidos com trabalho e negócios e dificilmente conseguem tempo para estarem no médico. Conforme as mulheres vão entrando para esse ritmo alucinante da vida profissional, também vão adquirindo as mesmas manias dos homens e também os mesmos problemas.

2. A ausência dos pais prejudica a criação dos filhos.
- Essa ausência ocorre devido aos pais estarem o dia inteiro no trabalho e só chegando a noite.
- “ficam desorientadas”, o principal método de aprendizado dos filhos é o exemplo, quando falta um dos conjugues já fica difícil, ainda mais faltando os dois.
- Alerte aos alunos que se a TV é ruim para educar, a internet é muito pior e com esse tipo de educação desassistida muitos jovens tem se tornado viciados, bandidos, meninas engravidam cedo, jogando fora seus sonhos.
- Alguns jovens que ficam direto em páginas eróticas da internet serão os estupradores e pedófilos de amanhã.
- Atualmente muitos jovens tem sido influenciados por ideias homossexuais e a ausência dos pais pode ser um empurrão para que adolescentes experimentem o homossexualismo.
________________________________________
3. MÁ EDUCAÇÃO DOS FILHOS

1. Educação prejudicada
- “ainda é o lar”, o ambiente familiar nunca perdeu seu status de escola. Na verdade um bandido, assassino, ou estuprador é iniciado dentro do lar, e as ruas fazem o resto do serviço.
- “instituições educacionais”, são as creches e as escolas, o problema é que essas instituições não tem a capacidade de ensinar que uma família tem. Uma escola por melhor que seja só vai ensinar o que estiver dentro dos currículos escolares. Quem vai ensinar uma criança a ser um cidadão de bem, trabalhador, honesto e de boa índole são os pais.
- “rotina escolar”, o que acontece no dia-a-dia na escola, muitos pais não procuram saber dos filhos como foi na escola, nem olham o caderno para conferir se os filhos de fato estão comparecendo às aulas ou se estão copiando a matéria.
- “filosofia pedagógica”, é a orientação para direcionar o aprendizado, pode ser mais liberal ou mais conservador, mas religioso ou mais laico. Nas escolas mais liberais são distribuídos preservativos e a homossexualidade é colocado como uma opção a ser pensada, já nas escolas onde se defende a laicidade do aprendizado se ensina que o homem veio do macaco. Os pais cristãos não precisam tirar os filhos da escola, mas devem orientá-los a não absorverem esses ensinamentos errôneos.

2. Quem são os professores.
- “Os “mestres” das crianças”, o termo está entre aspas por se tratar de uma ironia, pois mestre significa: aquele que ensina e aqui está afirmando que atualmente quem ensina as crianças são os artistas com seus personagens nos filmes e novelas.
- “má educação”, os programas de TV que realmente ensinam alguma coisa só passam tarde da noite ou na madrugada, são os programas de entrevistas, telejornais sérios e telecursos. Nos horários de maior audiência passa programas fúteis e inúteis. Graças a Deus que a TV aberta não transmite filmes pornográficos, mas o erotismo que está embutidos nas novelas já é suficiente para atiçar a concupiscência carnal das pessoas.  
- “é raro vê-los nos cultos de oração”, que os pais não se iludam, se os filhos ficarem direto diante da TV não terão forças para estarem na casa do Senhor.
- “se preparem”, professor tome essa recomendação para você e sugira ao seu pastor um estudo ou palestras para professores.

3. Falta de estrutura espiritual.
- “Ausência de Deus”, se com Deus já é difícil manter um casamento, sem Deus é impossível.
- “convidem Jesus”, por Jesus ter sido convidado para as bodas de Caná na Galiléia o vinho estava garantido João 2.
- “o culto doméstico”, recomende uma liturgia simples para esse culto. Pode começar com uma breve leitura de alguns versículos bíblicos e depois uma oração, não precisa ser demorado, recomenda-se que seja rápido para não enfadar os filhos. Depois conforme a família vai se acostumando, então aumenta-se a liturgia.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “sempre haverá conflitos”, os conflitos são normais em qualquer casamento tanto nos casamentos mundanos como nos cristãos.
- Ensine que Jesus nos ajuda nos nossos conflitos familiares, mas nem todos poderão ser resolvidos, pois existem muitos crentes de temperamento difícil, alguns chegam a ser insuportáveis.
- Prepare seu resumo e esboço e recomendo que convide os alunos para uma oração pelas famílias.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!


2 comentários:

  1. jose rocha da silva3 de maio de 2013 17:17

    sou professor da escola dominical e tenho aprendido muito com o senhor k deus continui lhe dando sabedoria para ensinar.

    ResponderExcluir
  2. QUERIA SOBRE ESCOLA DOMINICAL Berçario E JUNIORES, SE O SENHOR TIVER PORFAVOR VERONICAALEXANDRE10@HOTMAIL.COM ESTE É MEU E-MAIL E FACEBBOK. DESDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.