INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 4 de maio de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - Revista da Central Gospel

AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel)

Tema: DECÁLOGO DA VIDA
  
Texto Áureo:  Ex 24.12
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta
- “série de leis”, essas leis começam com o “Decálogo”, que saio os dez mandamentos e prossegue nas diversas leis conhecido como a “Lei de Moisés”, não por ser propriamente de Moisés, mas por ser ele o escritor. Quando a Bíblia cita o livro da lei, se refere ao Pentateuco como um todo.
__________________________________________
1. OS MANDAMENTOS DO SENHOR
- “estatutos perpétuos”, “para sempre”, por isso não foram cancelados em Cristo, Jesus apenas deu uma interpretação e uma regulamentação para ele, esses mandamentos são uma base para as todas as leis, influenciando inclusive as culturas pagãs do mundo em todas as épocas. 
- “parâmetro de conduta”, parâmetro é um padrão de medida usado como exemplo, o Decálogo nos dá esse padrão para analisarmos a nós mesmos.
________________________________________
2. ESCOPO DOS MANDAMENTOS
- “divididos em dois grupos”, ensine que quando Jesus foi questionado sobre qual seria o maior mandamento Mateus 12.30, Jesus mostrou dois, onde o primeiro trata do relacionamento com Deus apontando para o primeiro grupo e o segundo trata do relacionamento com o próximo apontando para o segundo grupo.

2.1. Deveres para com Deus

2.1.1. Primeiro mandamento: o único Deus requer adoração exclusiva
- A função da nação escolhida é apresentar ao mundo um único Deus poderoso e tremendo, por isso a abertura da Lei apresenta a ordem de adoração ao único Deus.

2.1.2. Segundo mandamento: a condenação da idolatria
- “com o fim de adoração”, infelizmente alguns católicos afirmam que as imagens são somente para a veneração e não adoração, outros afirmam que os santos católicos conduzem a Cristo que por sua vez conduz a Deus. Cristo afirmou que só há um mediador 1 Timóteo 2.5 entre Deus e os homens.
- Professor(a) é importante que os alunos saibam identificar e classificar a idolatria e para entender esse tema a melhor referência está em 2 Reis 18.1-4 onde Ezequias resolveu destruir tudo que ele entendia ser idolatria.
- Comente que na ocasião Ezequias destruiu a imagem que Moisés tinha feito por ordem de Deus Números 21.8,9 então vemos que até dentro da igreja pode existir idolatria: pastores, cantores, pregadores, etc
- Ainda existem aqueles que valorizam coisas materiais mais do que a Deus como celulares, carros, casas, etc.

2.1.3. Terceiro mandamento: a santidade do nome de Deus é inviolável
- “falar de modo frívolo”, frívolo significa aquilo que não é sério ou não tem importância, aqui significa falar como se Deus fosse apenas mais um, não dando-lhe a devida reverência.
- “juramento falso”, devido ao fato de o homem nunca poder prever o dia de amanhã e também devido à sua inconstância, o Senhor Jesus proibiu aos seus servos de jurarem pelo Senhor e nem pelos céus ou Jerusalém Mateus 5.34,35 ainda que tenha uma boa intenção o homem é inconstante, jura hoje esquece amanhã.
- Alem desses motivos deve ser considerado também que o nome de Deus não pode ser banalizado, ou seja, visto como uma coisa comum. Uma grande verdade dita muitas vezes de qualquer maneira se torna banal e sem importância.

2.1.4. Quarto mandamento: o memorial da criação e do criador
- A grande dúvida de muitos crentes é se hoje devemos guardar o sábado como os judeus guardavam? A resposta é não. Os cristãos retiraram a essência da guarda do sábado, o que realmente Deus intencionava com esse mandamento. No verso 8 de Êxodo 20 Ele manda ao homem “lembra-te do Senhor”, e os judeus com o tempo carregaram esse mandamento com suas tradições rigorosas e deixaram de observar seu principal propósito, de se lembrar do Senhor. Os cristãos buscaram resgatar isso não guardando somente o sábado, mas sim todos os dias da semana, todos os dias é dia de se guardar para o Senhor, em todos os dias Ele deve ser lembrado e exaltado. Deus não quer rituais exteriores que o próprio Jesus quebrou diversas vezes por não terem a intenção de adoração.
_____________________________________
2.2. Deveres para com o próximo

2.2.1. Quinto mandamento: honra devida aos pais
- “obediência”, Deus abre o segundo grupo com esse mandamento para que o respeito ao próximo comece dentro de casa, para que os filhos chegassem a ser bons cidadãos deveriam primeiro serem bons para seus pais depois seriam também para a nação.
- “uma promessa vinculada”, todos que respeitam a seus pais tem uma vida um pouco mais tranquila, seja crente ou não, pois qualquer pai ou mãe, de qualquer orientação religiosa, sabem dar bons conselhos que protegem seus filhos da morte.
- Atualmente existem muitos jovens crentes nas igrejas, mas que não respeitam seus pais isso é incoerente, pois os jovens crentes devem ser os primeiros a darem o exemplo de um comportamento santo.

2.2.2. Sexto mandamento: o respeito e a preservação da vida humana
- Após ler esse tópico mostre como Jesus interpretou esse mandamento, para que cada um de nós possa segui-lo. Mateus 5.22. Acrescente dizendo que aquele que xinga ou ofende a seu próximo está iniciando um homicídio.
- Quando essas ofensas acontecem no meio do povo de Deus então dizemos que se iniciou um processo de morte espiritual.

2.2.3. Sétimo mandamento: fidelidade conjugal exigida
- “apenas às mulheres”, por isso os fariseus trouxeram apenas a mulher que foi apanhada em adultério e o homem não João 8.3.
- “localizando sua origem”, em Mateus 5.27,28 o Senhor Jesus está nos ensinando a combater a tentação na sua raiz. Se alguém deixar que o adultério se implante em seu coração, então mais cedo ou mais tarde vai extravasa-lo.

2.2.4. Oitavo mandamento: o direito de propriedade preservada
- Esse mandamento combate a corrupção em qualquer nível, todo tipo de apropriação indevida pode ser enquadrado aqui.
- Eu acrescento que esse mandamento tem sido despeitado inclusive por alguns crentes, que fraudam a declaração do imposto de renda, que vendem equipamentos piratas, que adquirem gatos de energia, água, etc. Alguns crentes ao acharem um celular, primeiro desligam o aparelho, tiram o chip e se apropriam sem nem sequer se informarem se poderiam devolver o aparelho.

2.2.5. Nono mandamento: a falsidade condenada
- A mentira deve ser abolida em qualquer forma. Deus nos ensinou a valorizar a verdade ainda que isso venha a nos prejudicar.
- A Bíblia mostra que em situações especiais pode se usar a omissão 1 Samuel 16.1,2 naquela ocasião o senhor orientou Samuel a omitir a verdade criando uma outra verdade “dizendo que iria sacrificar”, seria mentira se ele não sacrificasse. Uma verdade só pode ser ofuscada por outra verdade, jamais por uma mentira.
- Um outro conceito de mentira que é interessante analisar está em Provérbio 26.18,19.

2.2.6. Décimo mandamento: guardar o coração da cobiça
- A cobiça é irmã da inveja, geralmente andam juntas. Tem pessoas que não conseguem nem disfarçar. Porém devemos tomar muito cuidado com aqueles que conseguem disfarçar.
_________________________________________
CONCLUSÃO
- “escritos para os israelitas”, discordo completamente disso, o decálogo foi escrito para a humanidade para que essa fosse preparada para receber o Cristo enviado de Deus.
- Leia com os alunos essa conclusão, pois ela tem um fechamento muito bom, se você já tiver comentado, vale a pena repetir.
- Faça a pergunta para a classe. Estamos atentos a essa verdade? Cada um responda para si.

Boa aula!

Marcos André - professor


-->

Um comentário:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.