quarta-feira, 26 de junho de 2013

ARTIGO - Criatividade para a Escola Dominical


  Como eu havia prometido para os irmãos deixo aqui o planejamento de um evento de Escola Dominical para o fechamento de trimestre.

No dia 23 de Junho de 2013 ocorreu na Igreja Assembleia de Deus Ministério Meritiense a apresentação dos trabalhos pedidos que os alunos fizeram durante o 2º Trimestre. Tive a honra de participar da banca examinadora juntamente com os seguintes irmãos: pastor Altamir Pires, pastor presidente do Ministério Meritiense, presbítero Marcelo Assis superintendente da EBD, irmã Fátima pedagoga, diácono Alexandre Vidal Professor da EBD. 

Aqui vai todo o planejamento:

Os grupos: no início do 2º trimestre o presbítero Marcelo Assis dividiu as classes em grupos dando a cada classe um nome para o grupo que foram os seguintes: Geração de Débora, Geração de Daniel, Geração de Josias e Geração de Samuel.

O trabalho: cada grupo recebeu a missão de apresentar um trabalho sobre o personagem bíblico correspondente, falando de sua vida e obra.

A apresentação: cada grupo teve um tempo para a apresentação com a leitura do trabalho e/ou uma criatividade para ilustrar o tema, como peça, jogral, louvor, etc.

A avaliação: os trabalhos foram avaliados por uma banca examinadora composta de professores do departamento de ensino, que avaliaram os quesitos clareza na apresentação, criatividade e conhecimento bíblico, o conhecimento da Palavra foi avaliado com perguntas feitas para o grupo.

A premiação: dentre os brindes comuns foi premiado com um café da manhã para o grupo vencedor juntamente com o pastor presidente, esse premio foi chamado de "o café com o presidente".

Minhas Considerações: Ao contrário do que alguns poderiam pensar, os grupos se apresentaram com muita seriedade e criatividade, pude perceber que esse tipo de trabalho mexeu com o ânimo dos alunos da Escola Dominical, também agregou valor e estimulou os alunos que comparecem pouco à EBD.

Crítica: a disponibilidade de tempo foi pouca, alguns grupos se estenderam bastante, mas o superintendente conseguiu controlar bem essa parte para que o evento não fosse encerrado muito tarde. Pelo menos um grupo não pôde se apresentar, mas foi devido a problemas do próprio grupo. 

  Quero parabenizar o presbítero Marcelo Assis e os irmãos que o ajudaram nessa interessante tarefa. Solicito aos irmãos que são superintendentes de Escola Dominical por esse país. A criatividade é uma excelente medida contra a evasão escolar. Aproveitem e copiem essa ideia.    

Marcos André - superintendente de Escola Dominical
Fotos de Paula de Jesus

FOTOS


Banca de avaliação: da direita pra esquerda: pastor Altamir Pires, presbítero Marcos André, presbítero Marcelo Assis, irmã Fátima, Diácono Alexandre Vidal.



Jovens da geração de Daniel apresentando o trabalho e um jogral, ficou excelente.



Banner das irmãs da geração de Débora e vejam como elas estão concentradas para responder as perguntas da banca.


Geração de Samuel apresentando seu trabalho.


Geração de Samuel sofrendo com as perguntas da banca rsrsr.


Disseram que minhas perguntas estavam difíceis, mas até que peguei leve com eles. kkkk 

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor!

    Muito edificante o artigo.
    Agradeço se tiver novas estrategias para incentivar a participação de todos na EBD. Sou nova na superintendência e quero aprender com quem tem experiencia.

    Deus o abençoe.
    Att,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Ana, Deus com certeza te recompensará com ideias inovadores, aconselho que primeiro ore a Deus e peça a sabedoria, as ideias e a estratégia. Ele é o dono da EBD com certeza vai te dar tudo isso e muito mais.

      Paz de Cristo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.