INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

domingo, 30 de junho de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio para a lição 12 - Revista da Editora Central Gospel

 
                                                          
AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel)

Tema: A ALIANÇA DIVINA PARA A REDENÇÃO DA HUMANIDADE
  
Texto Áureo:  Jr 31.33
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você poderá passar os aspectos da aliança com Deus.
- “oniciência”, atributo exclusivamente divino de possui todo conhecimento, saber de tudo. Desse atributo advém um outro, que se chama “presciência”, que é saber antes, é um pré-conhecimento que Deus tem de tudo.
- “idealizou a salvação”, o plano da salvação do homem foi idealizado quando o homem foi formado por Deus conforme o texto de Apocalipse 13.8
- “anunciou ao primeiro casal”, esse anúncio foi em Gênesis 3.15 quando Deus fala para a serpente qual seria sua condenação, resumindo: Jesus é a condenação de Satanás.
__________________________________________
1. SIGNIFICADOS DA ALIANÇA
- “compromisso”, essa palavra parece resumir bem o significado de aliança. Estar comprometido é estar mais do que envolvido, é empenhar recursos extras para se manter o acordo.
- “às exigências de Deus”, na aliança o Senhor estabelece as forma da humanidade se relacionar com Ele.

1.1. Um relacionamento especial
- “não estão em nível de igualdade”, comente que as alianças são instituídas entre pessoas e nações do mesmo nível de poder, por isso a aliança com Deus é especial, pois Ele está infinitamente acima de nós.
- “Seu amor eletivo”, amor que nos elegeu como seus filhos, eleger significa escolher, pelo amor de Deus fomos escolhidos como seu povo. Devemos conduzir o povo a reconhecer esse amor de Deus.
- “resposta esperada pelo Senhor”, quando não damos o culto que Deus espera, demonstramos falta de reconhecimento do que Ele nos revelou.

1.2. Proclamação da vontade de Deus
- “padrão de vida”, é modelo a ser seguido, no sermão das bem aventuranças aparece esse modelo, como Ele quer que nos comportemos, você pode separar uns três e comentar pra classe, por exemplo: ele diz que os mansos herdarão a terra, por isso a ordem é que sejamos mansos Mateus 5.5.

1.3. Disposição da graça divina
- “deste concerto”, as orientações que conduziam a Deus geralmente eram chamadas de concerto.
- “cria o vínculo”, vinculo é a ligação, quando alguém assume o compromisso, então ele passa a estar mais ligado ao Senhor.
________________________________________
2. ESTABELECIMENTO E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA

2.1. A criação e a promessa
- “fatos plausíveis”, plausível significa “aceitável”, fatos plausíveis são aqueles que podemos aceitar como sendo algo que o ser humano recebeu.
- “possibilidade de ter comunhão”, devido ao pecado o ser humano estava sem possibilidade de ser aceito de novo por Deus, mas com a promessa de estabelecer uma aliança vemos a possibilidade de o homem comunicar-se com o Senhor.

2.2. A aliança com Noé
- “(ARA)”, sigla de “Almeida Revista e Atualizada”, a versão oficial usada pela CPAD é a Almeida Revista e Corrigida, mas essa versão foi usada porque a palavra “aliança” aparece em Gênesis 6.18. na ARC aparece a palavra “pacto”.
- Você pode acrescentar que na ocasião em que Deus estabelece a aliança com Noé Ele também fez uma outra aliança com a humanidade, que foi a de não destruir a Terra com água e deixou o sinal no céu que é o arco-íris Gênesis 9.11.  

2.3. A aliança com Abraão
- “alicerçam-se as promessas”, é a base da promessa da salvação da humanidade, entende-se isso quando Deus afirma que em Abraão seriam benditas todas as famílias da terra.
- Nota-se que a partir de Abraão, as promessas acerca do Messias ficam mais evidentes, veja o caso do sacrifício de Isaque Gênesis 22.8.

2.4. A aliança no Sinai
- Comente que diversas vezes Israel não foi fial a Deus no cumprimento da lei, mas o Senhor nunca riscou a nação, pois mantinha fiel a Sua palavra, pois mesmo que sejamos infiéis Ele permanece fiel 2 Tm 2.13.  
_____________________________________
3. CARACTERÍSTICAS DA ALIANÇA

3.1. Caráter inalterável e permanente
- “é um acordo permanente”, muitos dos reis da linhagem de Davi foram maus e desonraram o pacto de Deus, mas devido a promessa de que o Messias viria da casa de Davi, o Senhor manteve sempre alguém da linhagem de Davi no trono.

3.2. Duplo aspecto

4. A PROMESSA DA ALIANÇA PERFEITA

4.1. O eterno propósito da redenção
- “ocorre em Gênesis 3.15”, foi a ocasião em que o Senhor lançou a maldição contra a Serpente e nessa maldição veio a promessa para a humanidade. Entende-se que a vinda de Jesus representa a maldição contra o inimigo.
________________________________________
CONCLUSÃO
- Prepare seu esboço e as perguntas.
- Se houver debate, procure ser o mediador, e se os ânimos se alterarem procure manter o controle da situação.   

Boa aula!

Marcos André - professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.