quarta-feira, 3 de julho de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio para a Lição 1 - Revista da Editora Betel


AULA EM 07 DE JULHO DE 2013 – LIÇÃO 1
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “O MODELO DE DEUS PARA A FORMAÇÃO DA FAMÍLIA”
  
Texto Áureo: Gênesis 1.31
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), como é o início do trimestre sugiro que você apresente toda a revista aos alunos para que aguce o interesse, como o tema é importante, você pode usar isso como propaganda para atrair uma maior assistência dos crentes.
- “moldes”, significa fôrma, que serve de modelo, aqui está afirmando que em Gênesis existem várias passagens que podem ser utilizadas como exemplo, um caso é o casamento de Isaque Gênesis 24.
- “apenas produto de uma época”, se refere a algo escrito para uma determinada época, como algumas passagens que Paulo escreve orientando as mulheres a ficarem caladas no culto 1 Coríntio 14.34, em outras Paulo chega a dizer “Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão...” 1Coríntios  7.12 no caso de Gênesis isso não acontece, por isso pode se afirmar que os ensinamentos servem para todas as épocas.

            1. A CRIAÇÃO DO HOMEM
           
1.1. Deus desejou fazê-lo
- “ser especial”, naquele momento não havia no universo um ser que tivesse aspectos do Seu caráter, que fosse parecido com Ele.
- “por isso enviou Jesus”, no projeto da criação do homem o Senhor já estabeleceu o plano da salvação. Efésios 1.4
- Deus queria um ser diferente dos outros, que tivesse opções e pelo livre arbítrio decidisse por Ele. Por isso o plano da salvação já estava traçado antes, nada aconteceu de surpresa, a rebelião de Satanás, a queda do homem, tudo já estava no controle de Deus, até Satanás não passa de uma peça nesse plano, infelizmente foi ele que escolheu isso pra ele.

1.2. Deus projetou em Sua mente como seria o homem e sua mulher
- “á nossa imagem”, não significa que Deus tenha uma forma física, mas imagem fala de como a pessoa é vista, nós somos a expressão do que é Deus, um ser autônomo, capaz de decidir, de formar uma opinião, de argumentar, etc. Diferentes dos anjos.
- “conforme a nossa semelhança”, ser semelhante não significa igual, mas parecido. Isso se refere ao caráter de Deus e seus sentimentos, o homem pode amar, odiar, se alegrar, etc. Nenhum dos seres celestiais podem ter esses sentimentos.

1.3. Deus definiu os propósitos para o homem
- “com o propósito de formar”, existiam propósitos a curto prazo e a longo prazo para aquela família. A curto prazo: “encher e povoar a terra.”Gênesis 1.28. E a longo prazo entende-se que Deus queria ter um povo separado que o adore em espírito e em verdade.
________________________________________
2. DEUS CONSTRUIU UM MUNDO PARA O HOMEM

2.1. Recriou e reorganizou a terra para receber o homem
- “criar uma habitação completamente nova”, nesse caso seria destruir essa terra e fazer uma nova.
- Sabemos pela Bíblia que quando o Senhor começa a criação em Gênesis 1.3, já existia uma terra criada.
- “possivelmente pelo impacto”, é uma teoria muito divulgada, de que Satanás ao ser lançado do céu tenha tornado a terra um caos, junto a isso há a afirmação de que o impacto teria sido semelhante a um grande meteoro batendo na terra e que uma espessa nuvem de poeira teria sido levantada impedindo a luz do sol por mais de um ano, extinguindo a vida dos dinossauros. ISSO É TEORIA.

2.2. Criou condições de vida e de crescimento para a humanidade
- “dominar e governar”, o ser humano é a única criatura criada com capacidade de transformar o meio em que vive, também é capaz de explorar todos ambientes da superfície terrestre.
- “reorganizou o reino mineral”, reino mineral é o conjunto dos minerais do planeta, composto das pedras, terra, areia, petróleo, gás, etc. Deus reorganizou na criação descrita em Gênesis 1.3. Pois o reino mineral já tinha sido criado em Gênesis 1.1.
- “poderia recorrer a Deus”, o homem conversava com o Senhor pela viração do dia. O texto de Gênesis 3.8 sugere que o Senhor os visitava no jardim do Éden todos os dias no horário da viração que deveria ser às 18:00h.        

2.3. Certificou-se de que tudo era de boa qualidade
- “inspecionou a própria obra”, Deus é perfeito e também perfeccionista, Ele sempre espera e exige que façamos o nosso melhor. Sempre que fazemos algo na obra de Deus, fazemos conforme a nossa capacidade Eclesiastes 9.10 , mas dentro dessa capacidade fazemos o nosso melhor. Comente que aquele que não faz o seu melhor é chamado de medíocre.
____________________________________
3. DEUS CAPACITOU O HOMEM PARA VIVER
- “intrínsecas ao homem”, intrínseco é o que está dentro, intimamente ligado ao homem.  

3.1. Fazendo o homem semelhante a Ele
- “para..louvor de Deus”, esse é principal propósito da criação do homem, Deus nos fez semelhantes a Ele, usando o livre arbítrio, para que Ele possa receber o louvor de um ser que tendo a capacidade de amar como Ele, possa escolher amá-lo.
- “Ele não nos tenha dado”, Deus não nos dá tarefe impossível, nem tentação que não possamos suportar 1 Coríntios 10.13. Ele respeita nossas limitações.

3.2. Preparando para Adão o lugar onde ele deveria começar a vida
- “Deus criou os embriões”, deve ser lida a referência de Gênesis 2.5 com a classe, nela mostra que a terra já estava semeada por Deus, mas o Senhor reteve a chuva até que o homem estivesse em condições de arar a terra. Nota-se que antes da Queda o homem já tinha o dever de trabalhar, por isso trabalho não é maldição.
- “ali Deus fez brotar tudo”, porque no jardim do Éden já tinha Adão para cuidar. A descendência dele deveria povoar a terra, então mais tarde seriam germinadas as plantas ao redor da terra.
- “seria o lugar onde Adão começaria”, algumas teorias presbiterianas afirmam que o jardim do Éden teria a função de igreja onde Deus passeava e falava com o homem, se o homem não caísse no pecado, ele teria povoado a terra e iria poder entrar e sair do jardim livremente, encontrar Deus ali pra conversar, etc. ISSO É MUITO INTERESSANTE.
- O jardim do Éden desapareceu na história da humanidade ele ficava em algum lugar onde é o atual Iraque FIGURA 1.
- “preparados para dar aos nossos filhos”, Adão permitiu o pecado dentro do jardim de Deus e as consequências vieram também sobre seus filhos, não permitamos que o pecado ocorra dentro de nossa casa, ela é também igreja do Senhor, para que nossos filhos cresçam em um lar agradável e santo onde Jesus passeia e fala conosco.

3.3. Fornecendo ao casal um plano de ação
- “multiplicação da espécie humana”, embora Deus já soubesse que o homem iria pecar e ser expulso da sua presença, Ele dá essa ordem que poderia ser cumprida antes ou depois da Queda. Aliás a multiplicação foi a ordem que eles mais cumpriram, até hoje o ser humano é assim, só faz aquilo que é mais fácil, mais prazeroso ou que dá menos trabalho.
- “para que o homem pudesse dominar a Terra”, o homem foi feito para ser líder, primeiro em no jardim depois fora dele, atualmente devemos ser líderes primeiro em casa depois fora de casa. Alguns crentes querem fazer e acontecer na igreja, mas não conseguem colocar em ordem nem a sua casa.
- “para que sejam esposos e pais”, atualmente os jovens no mundo não são preparados para serem bons pais e conjugues, a sociedade atual quer cria seus filhos para lutarem pelos seus próprios interesses, é cada um por si.

___________________________
CONCLUSÃO
- Também na história da criação e queda do homem ocorreram erros por parte do homem, que devemos observar para nos prevenir:
- Eva dando atenção à serpente;
- Adão indo pela cabeça de Eva sem se atentar na ordem de Deus;
- Caim invejando Abel;
- “colocadas em prática”, colocar o ensinamento em prática faz parte do aprendizado, essa é a parte mais difícil, mas não pode ser negligenciada, comente que quem não colocar em prática tudo que é ensinado na EBD, terá perdido seu tempo.
- Apresente a próxima lição e convide os alunos a estarem na aula domingo que vem.

Boa aula!

Marcos André – professor

FIGURA


Figura 1 - Mapa do atual Iraque, note os rios Tigres e Eufrates que cortam o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.