sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 da Revista da CPAD


AULA EM 4 DE AGOSTO DE 2013 - LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)

Tema: “AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO”
  
Texto Áureo: Fp 2.5
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), se prepare bem, mas analise sua vida primeiro, pois você falará de um assunto que assim como os outros, requer prática e esse requer bem mais.  
- “que são salvos em Cristo”, Comente com os alunos que infelizmente tem crescido muito a quantidade de crentes desobedientes.
- “virtudes dos salvos”, virtude é uma qualidade representativa, significa que a submissão ao evangelho é a qualidade que caracteriza os crentes. Muitos crentes tem perdido essa característica, principalmente por não se empenharem no conhecimento do evangelho, não se aprofundam e por isso não conseguem praticar a submissão.
__________________________________________
1. A DINÂMICA SALVAÇÃO
                                        
1. O caráter dinâmico da salvação.
- “caráter dinâmico”, dinâmico é aquilo que produz ação, que produz mudança de estado, assim o caráter dinâmico da salvação é aquilo que produz um resultado efetivo em nós, não ficando somente nas ideias.  
- “não somos mais escravos”, esse aspecto faz com que não sejamos dominados pelo pecado.
- “caráter progressivo da salvação”, progressivo é o que vai acontecendo, evoluindo,  significa que a salvação não somente produziu liberdade, mas ela está produzindo liberdade em nossa vida a cada dia mais.
- “desenvolvê-la”, é fazer ela crescer em nós, e a cada etapa produzir experiências diferentes em nossa vida.
- “redenção gloriosa”, é a transformação do corpo na matéria espiritual, isso ocorrerá no dia do arrebatamento da Igreja.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1

2. Deus é a fonte da vida.
- “Satanás opera”, essa operação satânica é de fora pra dentro, onde o inimigo usa comentários músicas e outras coisas para tentar influenciar as mentes dos demais crentes.
- “é o Espírito quem opera”, comente que essa operação ocorre de fora para dentro, nasce dentro do crente estimulando-o a viver em justiça.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2

3. A bondade divina.
- “caráter seletivo”, seria selecionar os indivíduos para serem salvos, na verdade Deus predestinou todas as pessoas para a salvação e não apenas alguns.
- O nome da doutrina que acredita que a salvação foi dada apenas a algumas pessoas pré-selecionadas é “predestinação fatalista”.
- “querer e efetuar de Deus”, significa que Deus pode querer salvar alguém para uma obra específica como fez com Paulo, mas isso não quer dizer que a salvação em Cristo não esteja estendida a todos.

2. OPERANDO A SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR

1. “Fazei todas as coisas sem murmuração nem contendas”.
- “murmuração”, é a reclamação contra a situação atual, demonstrando a insatisfação contra a liderança e contra Deus.
- “atitude de rebelião”, a reclamação demonstra falte de fé e tem o poder de contagiar os outros, tem pessoas que acabam reclamando porque todos estão reclamando. Foi o caso de Josué, Calebe e os espias Números 13.28-30.
- “jamais deveria ter estimulado”, os murmuradores reclamam da situação em que vivem, mas quando são tirados dela, acham que tudo deve dar certo e se algo sair errado eles culpam a liderança.
- “homem mais manso da terra”, ser referindo a Moisés, mas sabemos que Moisés nem sempre foi assim, ainda no Egito ele feriu e matou um homem Êxodo 2.14. Mas ele passou na escola da humildade de Deus e ficou manso.
- “alcunha”, é uma designação não oficial, como um apelido, se refere a classificação que Moisés fez do povo.
- “disputa”, é o comportamento onde as pessoas estão tentando levar vantagens sobre as outras. Esse comportamento é encontrado no mundo, mas se observa muito essa prática nas igrejas, principalmente nos grandes ministérios entre obreiros e ministros.

2. Sejais irrepreensíveis e sinceros.
- “irrepreensíveis”, irrepreensível na raiz da palavra significa: que não pode ser repreendido, na lição classifica como “não necessitando de repreensão”.
- “sincero”, é que não usa máscara, não disfarça uma situação, mas expõe a verdade.
- Para enriquecer tua aula apresento essa curiosa história: A palavra “cincero” vem do latim e segundo uma tradição conta que na Roma antiga, escultores desonestos ocultavam com cera as imperfeições de suas estátuas de mármore. Na hora, o comprador não percebia as falhas, mas depois de um tempo as imperfeições vinham à tona e se descobria que era uma escultura "cum cera".Sabedores dessa fraude, os escultores honestos faziam questão de ressaltar que suas estátuas eram "sine cera", ou seja, verdadeiras, autênticas, honestas.
- “dolo”, é a intenção de fazer o mal, de causar dano.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3

3. Retendo a palavra da vida.
- “reter a Palavra”, atualmente para nós pode ter o sentido de guardar a Palavra para analisar as nossas ações tendo ela como padrão.
- “assimilá-la”, significa entendê-la e aceitá-la.
- “sobretudo praticá-la”, há uma carência da Palavra, porque as pessoas acham que a Palavra é assimilada pelo conhecimento das letras nela contidas, mas a assimilação da palavra vem principalmente pela prática dos mandamentos do Senhor. Quem pratica aprende mais fácil.
_________________________________________

3. A SALVAÇÃO OPERA O CONTENTAMENTO


1. O contentamento da salvação operada.
- “oferecido por libação”, libação era o ritual que no Antigo Testamento se fazia com sangue derramando, aspergindo sobre o altar. Paulo está afirmando que sua vida poderia ser derramada sobre o sacrifício e serviço da fé. Em outras versões aparece assim: “Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.” Ele usa essa palavra de novo em 2 Timóteo 4.6 ao se aproximar o momento de sua morte.

2. A alegria do povo de Deus.
- “celebrarem”, comemorarem com ele, o impressionante é que alguém que está preso e sabendo o destino que lhe aguarda consegue comemorar por algo. O evangelho convida o povo de Deus à se alegrar e comemorar a alegria da salvação, essa é uma das grandes virtudes do evangelho, alegrar o crente em meio às lutas, por isso a palavra “evangelho” significa “boa notícia”.
- “testemunharmos”, nós vivemos para mostrar aos outros que Jesus cura, salva, liberte e voltará. Se nossas palavras sempre forem de tristeza, então não daremos um bom testemunho. Todos tem o direito de se entristecerem com algo, mas com Jesus a tristeza é passageira e a alegria é duradoura.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “desenvolver a salvação”, fazer ela crescer em nós, fazer ela apresentar as virtudes em nossa vida. Não adianta somente estar convencido da salvação, devemos desenvolver atitudes de salvos, para testemunho de outras vidas.
- “nos afastar”, as murmurações e as contendas nunca acabarão aqui na terra, por isso não adianta lutarmos contra elas na igreja, em casa ou no trabalho, o melhor é nos afastarmos delas.
- Professor(a) , indiquei algumas respostas para que você ministre sua aula enfatizando essas partes, para que os alunos possam responder depois. Valorize os questionários, se o superintendente ou secretário não fizer as perguntas, reserve um tempo na aula e faça você mesmo.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!
                                  
-->

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor!
    Muito bom esse blog, tenho aprendido bastante. Estive olhando as lições das revistas da CPAD, e observei que o Pr. dá uma dica nas respostas do questionário, por favor faça isso também com a BETEL, (que é a nossa). Vai ajudar bastante.
    Desde já agradeço, e que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei isso, pode deixar. Obrigado por comentar em nosso blog. paz pra ti e tua casa.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.