INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da CPAD


AULA EM 29 DE SETEMBRO DE 2013 - LIÇÃO 13
(Revista: CPAD)

Tema: “O sacrifício que agrada a Deus
  
Texto Áureo: Fp 4.13  
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição tente entender o que é oferta de oblação para fazer um bom fechamento.
- assuntos de ordem doutrinária”, são assuntos relativos às doutrinas cristãs, tais como a doutrina da salvação, do pecado, do amor, da fé e várias outras.
- “oferta de amor e sacrifício”, as ofertas dos filipenses e a visita de Epafrodito mostravam que ele era querido por aqueles irmãos, isso dava a ele um conforto.
- “demostração de amor e carinho”, isso ajudou muito a Paulo e agradou a Deus, pois a ajudo que foi enviada a Paulo, foi pelo amor a Deus, a ele e pelo cuidado com a obra do Senhor.
__________________________________________
1. A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA NAS TRIBULAÇÕES DE PAULO (4.14)

1. Os filipenses tomam parte nas aflições do apóstolo.
- “tribulações como o agir de Deus”, ensine que todas as vezes que um irmão nos ajuda é pelo Espírito Santo de Deus que ele fez tal coisa, pois se ficarmos agradecidos somente com os irmãos e estendermos essa gratidão a Deus poderemos estar alimentando um orgulho no coração da pessoa. 
- “estava participando das aflições”, entende-se que ela estava acompanhando a situação de Paulo, até visita eles faziam. Atualmente há situações em que um irmão fica doente e ninguém vai visitá-lo, muitos irmãos tem se entristecido com isso.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no início do tópico.

2. O exemplo da igreja após o Pentecostes.
- “comunidade de Jerusalém”, a igreja de Jerusalém desenvolveu o modelo de comunidade, onde a pessoa que aceitava a Jesus vendia tudo o que tinha e entrava para a comunidade. O único problema é que essa forma facilitava muito a perseguição, pois era fácil de achá-los, mas o ponto positivo disso é que ninguém se prendia a nada material e todos se ajudavam mutuamente.
- “amorosamente recíproco”, ser recíproco significa responder da mesma forma, e ser amorosamente recíproco é responder com o mesmo amor.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. No meio do tópico.

3. O padrão de amor para a Igreja.
- padrão de nosso cotidiano”, padrão de todo dia, devemos manifestar o amor cristão diariamente e não em momentos de euforia, esse amor deve fazer parte de nossas vidas.
- “generosidade no repartir”, significa não fazer com pena, com mesquinhez, ou por obrigação, mas com amor.
______________________________________________
2. REMINISCÊNCIA: O ATO DE DAR E RECEBER (4.15-17)

1. Paulo relembra o apoio dos filipenses.
- “reminiscência”, significa relembrar.
- “uma igreja iniciante”, muitas vezes podemos observar os iniciantes fazendo a obra com mais afinco do que os mais antigos, isso se deve a alegria de estar vivendo a experiência do amor de Deus pela primeira vez, mas o convite de Deus é que mantenhamos esse vigor do início.
- “pobre”, a igreja ser pobre ou rica não significa muito em termos de oferta, pois se uma igreja for pobre com membros pobres, mas cada um colaborar com dois reais, no final haverá uma grande soma para qualquer tarefa.
- “tornaram-se cooperadores”, reconheceram a autoridade missionária de Paulo, por isso receberão galardão de missionários, conforme se entende do texto de Mateus 10.41.
 - CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3. No início do tópico.

2. O necessário para viver.
 - “as urgências do Reino de Deus”, não precisa exatamente evangelizar os índios em pessoa ou viajar até à África para ser um missionário, para aqueles que colaboram com ofertas para os missionários, orações, cartas de apoio, esses também são missionários.
- “cair na tentação do dinheiro”, isso tem ocorrido com bons obreiros, que começaram muito bem, mas na caminhada começaram a fazer sucesso e viram que podiam ganhar mais, então se deixaram levar pela ganância.
- “eram aplicadas integralmente na Obra”, essa atitude também levava o povo a ofertar ainda mais, pois todos viam para onde o dinheiro estava indo. Se você quiser, pode comentar sobre igrejas em que o povo oferta, mas ninguém sabe para onde vai o dinheiro.  
- “demandas do Reino”, são as necessidades do Reino, se refere àquilo que é necessário fazer pelo Reino.
- “jamais dele se farta”, é impressionante como essa verdade acontece todos os dias, até mesmo nas igrejas. São cantores e pregadores que começaram arrecadando em torno R$ 300,00 por fim de semana pregando e cantando nas igrejas, agora arrecadam mais de 10 mil por semana e se deixar querem mais.
- Como pode uma mensagem custar mais de mil reais? Como pode um cantor cantar em três vigílias numa noite e receber mais de 2 mil em cada uma delas. Isso sem falar dos mais famosos que sai mais de 15 mil para contratar.
  
3. “Não procuro dádivas”.
- “Quem vive do ministério”, existem aqueles que vivem do ministério, mas vivem dignamente sem ganâncias desenfreadas, uma pessoa consegue viver bem em nosso país com um salário em torno de 4 mil, porque alguns querem ganhar isso em uma noite?
- “exercessem a generosidade”, todos nós temos hoje essa oportunidade de exercer a nossa generosidade, pois existem muitos irmãos carentes e missionários no campo que precisam de ajuda financeira e oração.
_________________________________________
3. A OBLAÇÃO DE AMOR E SAUDAÇÕES FINAIS (4.18-23)

1. A oblação no Antigo Testamento.
- “sistema sacrifical levítico”, se refere ao regimento sobre sacrifícios e ofertas dos sacerdotes levitas, que se encontra no livro de Levítico.
- “holocaustos”, o sentido mais arcaico da palavra holocausto significa “corpo cremado” seguindo essa linha de interpretação entendemos que o holocausto era um tipo de oferta que era queimada completamente.
- “oferta de libação”, era oferta de vinho para ser derramado ou espargido.
- “oferta pacífica”, era uma oferta de paz, era oferecida quando tudo estivesse bem, era oferecida em forma de agradecimento, era uma oferta de alimentos para se dar graças a Deus, uma parte era queimada e outra ficava pro sacerdote, daí vem a ideia pro costume do culto de ações de graças.
  - CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, acho que está no final do tópico, minha revista é a de aluno.

2. A oblação e a generosidade dos filipenses.
- “verdadeira oblação”, conforme aprendemos no tópico anterior, essa oblação era o tipo de sacrifício que agradava a Deus nesses termos “como cheiro suave” era uma oferta para Deus e em prol do sacerdote que ajudava no seu sustento. Assim Paulo compara a oferta dos filipenses, ISSO NÃO LINDO!
Agora pergunte à classe se eles já fizeram esse tipo de oblação?
- “suprirá todas as vossas necessidades”, o apóstolo está declarando que ele mesmo não pode pagar aquela generosidade, mas o Senhor não deixaria de recompensá-los.

3. Doxologia.
- “doxologia”, é uma palavra que vem do grego (doxa, gloria + logia, palavra) significa uma palavra de louvor, eram frases de adoração, como “Grória a Deus!” “Deus seja louvado!” e na carta aos Filipenses a famosa doxologia está no verso 23:
 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém.”
Essa doxologia era muito usada na época dos apóstolos.

 - “viver por sua graça”, significa vive em gratidão por Cristo, por termos sido salvos da condenação eterna.
- “estava em Cristo reconciliando”, o mundo estava em rebeldia contra Deus e em Jesus fomos reconciliados.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, no meio do tópico.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “oblação de amor”, pergunte pra classe o que é ser uma oblação de amor?
R: é ser uma oferta agradável a Deus.
- Deixe eles quebrarem a cabeça um pouco e depois diga a resposta.
- Torne o fechamento interessante faça uma doxologia e peça para todos repetirem contigo.
- Se você já estiver a próxima revista apresente a classe e convide-os para o próximo trimestre.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!
-->

2 comentários:

  1. Obrigado Pastor Marcos, estou desde as seis horas da manhã esperando o esboço da lição de nº 13 do dia 29. Que Deus possa te recompensar por esse esforço só para nos ajudar fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é dedicação, continue assim, me perdoe se houver alguma falha no fina do esboço, pois eu terminei ele tarde e com muito sono.
      Mas vou trabalhar mais e melhor no próximo trimestre.
      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.