sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da CPAD


AULA EM 15 DE SETEMBRO DE 2013 - LIÇÃO 11
(Revista: CPAD)

Tema: “UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA”
  
Texto Áureo: Fp 4.8  
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição apresente aos alunos aquilo que deve ocupar suas mentes, pois quem vive na presença de Deus deve ter a mente cheia de Deus.
- “cujas vidas foram transformadas”, infelizmente nem todos que estão nas igrejas estão de fato transformados, alguns reconhecem isso mas outros simplesmente disfarçam, permanecendo em oculto. Os que foram transformados apresentam virtudes.
- “princípios de vida”, são convicções pessoais que definem as atitudes da pessoa. O evangelho traz esses princípios para seus seguidores.
- transcendem a vida”, que vão além da vida terrena.
- “mudar o caráter de uma pessoa”, o caráter de uma pessoa está em constante mudança, pode ser modificado com as convicções que o individuo vai adquirindo com o passar do tempo.
__________________________________________
1. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ

1. Nossos pensamentos.
- “versão ARA”, Almeida Revista e Atualizada, é a versão que atualizou alguns conceitos da versão anterior, a Almeida Revista e Corrigida, ARC. A versão oficialmente usada nas publicações da CPAD e da Betel é a ARC, mas às vezes são citados alguns versículos da ARA para facilitar o entendimento.
- “futilidades mundanas”, fútil é tudo aquilo que não produz nada de útil, os pensamentos fúteis podem ser jogos, filmes, novelas, redes sociais, etc. Uma futilidade não é necessariamente um pecado, mas pode ocupara a mente do crente, impedindo ele de produzir algo para o Reino de Deus.
- “maturidade espiritual”, é o amadurecimento espiritual, para uma pessoa amadurecer espiritualmente no Reino de Deus ela precisa se aprofundar na Palavra e na oração. 2 Pe 3.18
- “atraída pela ideologia do consumismo”, ideologia são ideias e conceitos baseados em razões e convicções que fundamentam certas crenças e ações de um indivíduo ou de toda uma sociedade. A ideologia do consumismo atualmente tem atraído muitos crentes a gastarem até o que não tem para possuírem coisas, pois atualmente aqueles que possuem bens são mais bem vistos do que os outros.
- “benefício imediato”, é a ideia hedonista reinante na sociedade pós-moderna.

- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no início do tópico.
- PARECE CONTER A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. No meio do tópico.

2. Pensando nas coisas eternas.
- “muitas outras ocasiões”, Paulo não sabia que suas cartas alcançariam nós hoje tanto tempo depois, por isso ele estava preocupado em que o máximo de pessoas ouvissem sobre esse tema.
- “espiritualidade irreal”, pode ser aquela que leva a pessoa a acreditar em coisas mirabolantes e esperar coisas gigantes, como o irmão que fica vendo os carros importados na rua e fica profetizando dizendo Esse carro é meu! Deus pode dar o carro, mas isso não faz parte do objetivo de Deus.
- “inclinação humana para o mal”, essa inclinação existe até mesmo no maior crente, devido a queda do homem, por isso todos devem vigiar constantemente.

3. Agindo sabiamente.
- “dominada por ideologias”, a prova disso é que às vezes algumas pessoas vão a algum lugar fazer algo e acabam comprando à prestação um determinado produto que nem precisam, foi manipulado e nem se deu conta.
- não com ignorância, mas sabiamente”, não deve ser feito sem conhecimento, deve-se buscara a sabedoria em Cristo.
-verdade particular”, é um termo irônico, que se refere a uma mentira ou uma interpretação na qual somente a pessoa acredita, pra ele aquilo é a verdade.  
______________________________________________
2. O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO

1. “Tudo o que é verdadeiro e honesto”.
- “com a verdade”, quando ele diz: “tudo que é verdadeiro” Fp 4.8 se refere ao mandamento que o crente evite a mentira e se mantenha na prática da verdade.
Também pode se referir à evitar as utopias da vida, para que o crente não viva em devaneios, com a cabeça no mundo da lua, mas se apegue a realidade e tenha a sua mente trabalhando em coisas verdadeiras e reais.
- que não possa ser comprovado”, no campo das ideias, aquilo que não pode ser comprovado é somente uma tese. Muitas coisas que os pregadores afirmam aos berros nos púlpitos, são na verdade, teses e especulações.
- “entrou até mesmo entre os crentes”, a mentira entrou de forma sutil com mentirinhas de brincadeira, dessas que não tem nada a ver e atualmente encontramos crentes mentirosos que choram na hora do louvor, gritam na pregação, mas tem o hábito de proferir mentiras.
- conduta transparente”, sem estar envolvido em negócios obscuros, escondendo coisas dos pais ou do conjugue.

2. “Tudo o que é justo”.
- “padrões de justiça de Deus”, existe o padrão de justiça do mundo que difere muito do padrão divino, um exemplo são as classificações etárias dos filmes. Para o mundo um filme com classificação de 12 anos pode conter cenas de indução ao sexo, duplo sentido e linguagem obscena. Mas para a justiça divina essa classificação é perniciosa. Jovens e adultos que enchem suas mentes com programações televisivas sem proveito estão seguindo padrões mundanos.
- Ensine que nem tudo que se fala no mundo é fútil ou pecaminoso, por exemplo, um programa de entrevistas ou documentários podem ser incluídos na lista Paulo em Filipenses 4.8.
- “deve nortear”, é dar a direção, nortear significa mostrar o norte, para alguém que está perdido numa selva, saber onde fica o norte é o mesmo que achar um tesouro. No todo, quer dizer que nossas atitudes comportamentais devem seguir o padrão do Senhor e não o da sociedade e nem o nosso.

3. “Tudo o que é puro e amável”.
- O Senhor espera que sejamos puros de coração e limpos de mãos Salmos 24.3-4, mas para que isso ocorra é necessário que a nossa mente esteja liberta.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3.

4. “Tudo o que é de boa fama”.
- “com as palavras e ações”, nossas palavras e atitudes podem trazer sobre nós uma má fama, por isso é necessário termos vigilância.
_________________________________________
3. A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO

1. Paulo, uma vida a ser imitada.
- “referencial a ser imitado”, Paulo não se apresenta como um padrão novo, porque já existia (Jesus) mas chega a dizer “vistes em mim”, quer dizer que Paulo já cumpria as orientações e ordenanças de Cristo e agora convida os filipenses a imitá-lo nesse bom exemplo. Comente olhando nos olhos de seus alunos, que cada crente deve se esforçar a ser exemplo para outros e sem falsa modéstia deve chamá-los a imitá-los. Pais devem ter a moral para convidar seus filhos a imitá-los. Líderes de departamentos devem estar em condições de chamar o grupo a imitá-lo.  
- “uma carta transparente e exposta”, no Reino de Deus ninguém deve ter nada a esconder, pois temos muito a mostrar. Alguns crentes se omitem, não assumem o que são em seu local de trabalho, outros vivem em duplicidade, na igreja é uma coisa e na rede social é outra.

2. Paulo, exemplo de ministro.
- “deve ser transparente”, essa orientação é pertinente aos obreiros devido à vaidade, pois o obreiro possui um cargo de destaque. Por isso muitos deles ao pecarem tendem a omitir o erro, por medo de perder o cargo ou pela vergonha.
- lisura”, é sinônimo de idoneidade ou integridade. Os obreiros de Deus devem íntegros, por isso devem confessar seus erros e abandoná-los e isso deve ser feito no início, pois se tardar o monstro fica enorme e a queda dele pode arrasar a vida do obreiro. Lembrando que pecado oculto no meio do ministério, o Senhor revelará, mais cedo ou mais tarde.
- nos dias de hoje”, quer dizer que nos dias atuais o líderes devem aprender com Paulo esses bons exemplos, mas podemos observar que tem diminuído o número de líderes que praticam e se apóiam nessas doutrinas.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no início do tópico.

3. O Deus de paz.
- “segurança inabalável”, essa segurança promove algo tremendo na vida do servo de Deus, pois muitas vezes ele terá seus problemas pessoais, mas essa segurança o protegerá de perder a fé o tomar atitudes erradas.
- “Ele nos orienta, guarda e protege”, essas verdades tem ajudado muitas pessoas a se livrarem da síndrome do pânico que tem afetado a sociedade como um todo, e livra de outros problemas também.
- “manter uma vida irrepreensível”, toda promessa tem um porém, e esse é o porém dessa, para se receber bênçãos do Senhor basta pedir com fé, mas para ter uma vida de tranquilidade espiritual, é preciso estar irrepreensível diante do Rei.  
________________________________________
CONCLUSÃO
- “o homem é aquilo que pensa”, não sei se é o caso comentar, mas quem falou algo assim foi Buda, ele disse: “Nós somos a consciência do que pensamos.”
- SERÁ QUE É À FRASE DE BUDA QUE O COMENTARISTA ESTAVA SE REFERINDO RSRSRS
- “vil”, de pouco valor, sem importância.
- “pernicioso”, aquilo que pode causar dano.
- “egocêntrico”, voltado para o ago, ou para si próprio, se refere a aquilo que não serve para ajudar aos outros, somente ao próprio individuo.
- “alimentarmos a nossa mente”, é encher a mente de dados e conhecimento espirituais, que pela orientação do Espírito Santo pode ser transformado em sabedoria.
- A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, é pessoal.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não meu irmão talvez ele estava pensando em Provérbios 23:6-7:

    6-Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas.

    7-Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo.

    ResponderExcluir
  3. Não meu irmão talvez ele estava pensando em Provérbios 23:6-7:

    6-Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas.

    7-Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Edenilson, você se refere ao que eu disse na conclusão? Eu acho que se fosse a essa passagem de provérbio que ele estivesse pensando, ele teria falado quem era! Claro que ele não deve ter citado Buda, falei apenas para uma descontração!!! rs

      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.