INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 21 de setembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio para a Lição 12 - Revista da CPAD


AULA EM 22 DE SETEMBRO DE 2013 - LIÇÃO 12
(Revista: CPAD)

Tema: “A reciprocidade do Amor Cristão
  
Texto Áureo: Fp 4.13  
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição combata o evangelho das facilidades, da teologia da prosperidade financeira, ensine seus alunos a se contentarem com o Senhor.
- “reciprocidade”, é a resposta mútua, significa responder da mesma forma, é a retribuição. Ex.: Deus me ama e eu amo a Deus! Nesse exemplo o amor é recíproco, mas claro que o de Deus é maior.
- providência divina”, a providência de Deus aqui para o apóstolo Paulo veio através da igreja de Filipos, houve reciprocidade, pois aquela igreja retribuiu o amor e carinho que o apóstolo Paulo tinha para com ela.
- Entende-se que a reciprocidade da Igreja seria sermos abraçados, auxiliados e abençoados por ela nos momentos de necessidade. Na igreja local existem irmãos que ajudam com ofertas e dízimos e toda forma de apoio, é justo que a comunidade cristã esteja atenta as necessidades do povo de Deus, para ajudar esses irmãos nas suas adversidades.
__________________________________________
1. AS OFERTAS DOS FILIPENSES COMO PROVIDÊNCIA DIVINA

1. Paulo agradece aos filipenses.
- “contribuindo com o ministério de Paulo”, não há problema nenhum em o povo de Deus ajudar os ministérios com ofertas, o problema é que alguns ministérios fazem disso uma fonte de recursos, seus líderes afirmam que gastam milhões, mas não temos notícias de nenhuma grande obra missionária que eles apóiam ou fazem. O que vemos é seus ministérios na mídia, TV e rádio movimentando seus milhares e fazendo suas vendas, enquanto a realidade do povo de Deus em várias partes do mundo é outra. Dos que vendem sabonetes enfeitiçados aos que vendem cópias da Bíblia (que deveriam ser doadas), são todos farinha do mesmo saco.
- “fruto da providência divina”, todo aquele que recebe contribuição deve ter essa convicção de que o Senhor foi quem abençoou. Alguns irmãos que pregam e recebem ajuda financeira para isso, acabam se corrompendo com isso e se tornam dependentes dessas ofertas e assim surgem os mercenários. 
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no final do tópico.

2. Reciprocidade entre o apóstolo e a igreja.
- “primeira da Europa”, lembre a classe alguns fatos, foi nessa cidade que Paulo e Silas foram presos depois de expulsarem o demônio de adivinhação de uma jovem e foram libertos perto da meia noite enquanto oravam e cantavam Atos 16.25.
- O povo de Deus precisa praticar a retribuição, não por obrigação, nem por regra, mas por amor. Muitos irmãos que ajudaram as nossas igrejas, hoje não são, se quer lembrados.

3. A igreja deve cuidar dos seus obreiros.
- um meio de ganhar dinheiro”, mas atualmente isso tem ocorrido em uma escala crescente, obreiros que começam bem, pregando humildemente nas nossas igrejas, então fazem sucesso e tudo muda, para convidá-los é necessário ter o dinheiro para pagar a pregação e o pior de tudo é que tem pastores que pagam.
- “digno é o obreiro do seu salário”, diante desses versículos entendemos que a igreja pode assalariar obreiros e pastores e até prover-lhes benefícios das leis trabalhistas, mas eles não podem fazer dessa fonte de renda uma meta de enriquecimento. Alguns cantores evangélicos recebem um alto valor para cantar em eventos e eles cantam quase todo dia, eles já não podem ser considerados adoradores, pois adoração não dever ser paga e sim ofertada ao Senhor.
- PARECE CONTER A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. No final do tópico.


______________________________________________
2. O CONTENTAMENTO EM CRISTO EM QUALQUER SITUAÇÃO

1. O contentamento de Paulo.
- “contentar-se em toda e qualquer situação”, estar satisfeito, mesmo que a situação não pareça a melhor, ou ainda que ela possa ser melhorada. O benefício para o Reino de Deus é que não haverá reclamações diante do contentamento. Todos podemos melhorar a nossa situação atual, mas primeiro devemos estar contentados nela.
-alicerçado no fato de que Deus cuida”, é a fé de que tudo está no controle de Deus dessa forma podemos ter contentamento, mas para isso é necessário ter fé.
- “Muitos se gabam de”, se gabar é contar vantagem de algo, é claro que eles não se gabam abertamente, mas fazem pela postura nos púlpitos. Uma postura arrogante, de que está se achando alguma coisa.
- “reconhecer que dependemos”, oriente que quando alguém for realizar algo na igreja que deixe bem claro que o Senhor foi quem deu a revelação e que por Ele tudo foi possível, mesmo que a equipe tenha trabalhado muito lembre que só trabalha quem tem saúde dada por Deus.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3. No início do tópico.

2. “Sei estar abatido” (v.12).
 - “Sei estar abatido e também ter abundância”, essa é uma pérola do ensino devocional, se os líderes cristãos conseguirem passar isso para suas ovelhas terão bem menos problemas no ministério.
- “que elas o abatam”, os crentes devem aprender a não dependerem das circunstâncias, precisam alcançar a maturidade espiritual.  
- “sustento oficial”, é o sustento que as igrejas dão aos seus missionários, o problema é que algumas agências de missões às vezes fecham as portas e deixam seus missionários nas mãos de Deus.
- “confins da terra”, convém lembrar que o evangelho ainda não alcançou muitas tribos indígenas em várias partes do mundo.
- “não desistiram”, são hoje um exemplo para nós, para nosso crescimento espiritual. Existem muitas histórias ilustrativas não só na Bíblia, mas até na evangelização do nosso povo desde o século XVII.

3. O contentamento desfaz os extremismos.
- “pela falta de compromisso de suas igrejas”, se refere às igrejas e irmãos que não se comprometem com ajuda em ofertas, muitas igrejas abrem congregações em lugares ermos e não ajudam com ofertas e nenhum outro recurso.   
- “deixar-se dominar pela avareza”, aqui são apresentados os dois extremos, um são obreiros que não recebem nenhuma ajuda e se acomodam com essa situação, outros são os que recebem ajuda, mas se tornam avarentos e dependentes, mais e mais da ajuda da igreja.
- “uma fonte de renda”, os cantores e pregadores não devem adequar a sua renda às ofertas de ajuda financeira que recebem, senão sempre dependerão delas.
- “piedade”, essa palavra pode admitir dois significados, um significa “obediência” e outro pode significar “bondade”.
_________________________________________
3. A PRINCIPAL FONTE DO CONTENTAMENTO (4.13)

1. Cristo é quem fortalece.
- “aquele que tudo pode”, a crença nessa verdade é que dá força para uma pessoa simples enfrentar tantas dificuldades e prosseguir na fé. Hoje em dia com o evangelho de facilidades que se prega, existem cada vez menos pessoas capazes de passar por dificuldades e continuar firma na Rocha.
- “Confie plenamente”, é confiar totalmente, sem reservas, independente de ver ou não os milagres ou não. O evangelho mentiroso que se ensina hoje, onde se fala que Deus resolverá tudo, que é só determinar, tem levado o povo se tornar dependente do milagre e não de Deus.  
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no início do tópico.

2. Cristo é a razão do contentamento.
- “Segundo Matthew Henry”, foi um pastor presbiteriano e teólogo que escreveu um dos mais famosos comentários bíblicos.
- “não somente as obrigações puramente cristãs”, as obrigações puramente cristãs seriam tudo que envolve as coisas espirituais e a prática da fé, as outras são trabalhar, estudar e se relacionar com as pessoas do mundo. Precisamos de força do Senhor para todas as áreas da nossa vida, pois a fé não se atém somente às coisas espirituais, mas em tudo que fazemos precisamos de Deus, pois alguém pode sair de um culto abençoado e se desagradar ao ver sua casa em situação precária, dessa forma o inimigo tentará lançar seus dardos inflamados.

3. O cumprimento da missão como fonte de contentamento.
- “objetivo de Paulo”, o objetivo do apóstolo era o mesmo de Jesus, por isso o Senhor o abençoava com Seu conforto, paz e Sua presença, ter os nossos objetivos alinhados com os de Deus, não nos impede de ter uma vida social.
- “roubaria a visão”, a pessoa que perde a visão da obra devido a dificuldades financeiras, entende-se que na verdade essa pessoa nunca teve visão de nada, apenas tentou se enganar e de repente caiu na real.
- O segredo é estar em comunhão com Cristo e comprometidos com a Sua missão, só dessa forma teremos os nossos corações limpos dos desejos mundanos, pois se deixarmos um mínimo desejo habitando em nós, ele poderá tomar forca e ser usado por Satanás.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “zelar pelo bem-estar dos seus obreiros”, dessa forma poderemos evitar muitos afastamentos e esfriamento de nossos trabalhadores.
- “recompensas materiais”, ensine que cada obreiro ou líder deve estar vigilantes para não serem enlaçados pelos desejos avarentos e outros sentimentos nocivos.
- “Confiemos na provisão divina”, esperar em Deus é ter maturidade, pois são muitos que afirmam ter fé, mas na hora da dificuldade corre atrás de políticos, empresários e autoridades antes de falar com Deus e pedir Suas orientações.
- Você pode acrescentar essa recomendação: que alcancemos a maturidade para não ficarmos dependentes das circunstâncias da vida, para não sermos crentes de altos e baixos.
- A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, é pessoal.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!

-->

3 comentários:

  1. olá Pr.Marcos,Graça e Paz do nosso MESTRE.passei por aqui p/continuar contando c/as orações dos irmãos,lembra de mim,já estou fazendo um tratamento de radioterapia mas p/gloria do Pai. que nos ama sem medida estou de pé, e com um grande desafio de estar atuando agora como superitendente de ensino na minha igreja ,sei que vou pode contar com esse clube de teol.daqui a pouquinho estarei orando p/ que o Senhor Jesus continue fortalecendo o sr.professor o Deus de Israel é fiel e bem presente junto aqueles que o obedece.Paz.Carlota Almeida

    ResponderExcluir
  2. olá Pr.Marcos,Graça e Paz do nosso MESTRE.passei por aqui p/continuar contando c/as orações dos irmãos,lembra de mim,já estou fazendo um tratamento de radioterapia mas p/gloria do Pai. que nos ama sem medida estou de pé, e com um grande desafio de estar atuando agora como superitendente de ensino na minha igreja ,sei que vou pode contar com esse clube de teol.daqui a pouquinho estarei orando p/ que o Senhor Jesus continue fortalecendo o sr.professor o Deus de Israel é fiel e bem presente junto aqueles que o obedece.Paz.Carlota Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso, estou aqui as 2:18h tentando fechar os esboços para a EBD, preciso muito das orações dos irmãos. Eu também orei pela tua saúde, espero poder um dia encontrar pessoalmente todos os irmãos que prestigiam o CLUBE DA TEOLOGIA.
      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.