INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 7 de setembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboços e Subsídios da Lição 10 da Editora Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel)

Tema: RESPONSABILIDADES CIVIS DO CRISTÃO
  
Texto Áureo:  Tiago 3.1
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição exorte os alunos a terem a postura de servos de Jesus, dando o bom exemplo.
- “a Palavra de Deus nos subsidia”, diversas referências bíblicas nos orientam a fazermos a diferença no mundo, servindo de testemunho para ele, veja:
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16
- Deus não quer que nenhum crente viva isolado do mundo, mas que cada um dê bom testemunho aos homens, cumprindo seus deveres e pregando a Palavra de Deus.
- “deveres cívicos”, são os deveres das pessoas em geral, tais como, pagar impostos, servir ao exército, respeitar as autoridades instituídas, cumprir as regras de trânsito, etc.
__________________________________________
1. A DUPLA CIDADANIA: TERRENA E CELESTIAL
- “desempenhar nossa missão aqui”, se refere a missão principal de todo crente nessa Terra, pergunte à classe que missão é essa: Resp. pregar o evangelho a toda criatura.
- “progresso da civilização”, alerte aos alunos de que muitos crentes tem se afastado da presença de Deus por conta desse progresso, são muitas novidades e tendências que estão tirando muitos crentes do foco da sua missão principal.
- “a busca e o pensamento”, professor ensine com seu coração e alma, que cada servo de Deus deve focar na pátria celeste, devemos sonhar com ela, esperar até que venha o que é perfeito e possamos pisar nas ruas de ouro e beber do rio da água viva que brota do Trono de Deus.
- “o que diferencia...ímpio”, atualmente tantos crentes tem deixado de esperar a pátria celeste que estão cada vez mais parecidos com os ímpios.  

1.1. Compromissos da cidadania terrena
- “teocrático”, pelo menos até Saul, após isso se tornou num regime monárquico.

1.1.1. Sujeição às leis
- “todos vivam de forma lícita”, quer dizer, para que todos possam conviver em harmonia.
- “pagavam impostos”, quando Roma saiu conquistando os países do mundo, ela não destruía as cidades, eles adotaram um sistema moderno de exploração, mantendo a religião local e colocando um procurador em cada província, e o procurador da província da Judeia e Jerusalém era Pilatos.
- “ratificou o cumprimento”, significa confirmou o cumprimento.
- “a considerassem injusta”, a cobrança desses impostos era feita por outros judeus que passaram a ser considerados traidores da nação eram chamados pelo povo de “publicanos”.

1.2.2. Pagamento de impostos
- “não tinha obrigação”, alguns pregadores chegam a afirmar que Jesus tinha obrigação por ser da descendência de Davi, pois quando Davi matou o gigante Saul havia prometido que a família daquele que vencesse Golias jamais pagaria impostos em Israel 1 Samuel 17.25. Convém lembrar que essa lei não tinha validade nenhuma em Israel na época de Jesus.
- “dá exemplo”, Jesus mostrou o que deve ser feito, comente que o crente não deve se utilizar de recursos mentirosos para burlar a declaração do imposto de renda e nem se utilizar de nenhum gado de luz, água, internet ou TV a cabo, pois sobre esses produtos também são taxados os impostos.
_______________________________________
2. GOVERNANTES E GOVERNADOS
- “é inegociável”, esse respeito tem uma razão bem simples de ser. Se os servos de Jesus não forem capaz de obedecer uma autoridade civil que está vendo, como respeitará a Deus que não está vendo?

2.1. Toda autoridade vem de Deus
- “ditadores perversos”, como Calígula, Nero, Diocleciano, Stalin, Hitler, Saddan Hussein, Bashar al-Assad e muitos outros. É difícil conceber que Deus tenha dado autoridade a esses homens.
- “firmado sua declaração”, de qualquer forma esta declaração é genérica e não se refere a vontade absoluta de Deus, mas se entende que se alguém está no poder é pela permissão de Deus.

2.2. O cristão e a autoridade
- “preso injustamente”, enquanto homens sem a direção de Deus governarem, sempre haverão injustiças nos governos. Só um homem se levantará com a aparência de governo justo, e será de fato no início, mas depois se revelará a pessoa do anticristo. Após o período conhecido como Grande Tribulação, se levantará um governo justo e poderoso que não será eleito pelo povo, será o senhor Jesus Cristo, o nosso Cristo, o nosso Cordeiro.
- “conformidade com sua crença”, essa convicção se refere a estar observando as palavras de Jesus.

2.3. Quando não acatá-las
- “acatar”, significa abraçar.

2.3.1. A mentira de Sifrá e Puá, as parteiras
- Relembre aos alunos a história dessas parteiras que salvaram a vida de muitas crianças de Israel no Egito.
- “dois valores se chocam”, os valores que se chocaram aqui foram a autoridade do rei e o valor das vidas humanas.

2.3.2. A recusa dos três amigos
- “conforme a ordem real”, a ordem era para que eles se prostrassem diante da imagem que o rei fizera.

2.3.3. A desobediência de Pedro
- Lembre aos alunos que esses casos mencionados aqui são exceções e que nem sempre haverá livramento das cadeias. Por isso todos aqueles que decidirem desobedecer as autoridades para preservarem a integridade do evangelho, devem estar cientes das consequências e decididos a irem até o fim.
- Devido a possibilidade de aprovação de algumas leis em nosso país é bom os líderes evangélicos saberem que a qualquer momento poderão se ver na situação em que terão que liberar a igreja para a celebração de casamento homossexual aceitar um homossexual no rol de membros, etc. Pela Palavra terão que negar essas ordens e então veremos quem é servo de Cristo de verdade.
 ____________________________________________
3. RELAÇÕES TRABALHISTAS
- No nosso país as leis trabalhistas estão consolidadas em um documento a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

3.1. As responsabilidades dos empregados
- “postura adequada”, a quantidade de quedas consumadas ou iniciadas no local de trabalho é muito grande, pois é onde o servo de Cristo passa maior tempo do seu dia, por isso devemos manter a postura de crentes e a vigilância nesses lugares.
- “do que aquele que vê), se referindo ao patrão. Nosso Senhor que não vemos é maior do que o nosso patrão que vemos.

3.1.1. A submissão
- É se submeter as ordens do patrão e acatá-las, desde que respeitem a moral, a integridade da pessoa e não estejam em desacordo com a leis do trabalho.

3.1.2. A sinceridade
- “que matam horas de trabalho”, há uma grande quantidade de atos ilícitos que muitos trabalhadores cometem, mas que os servos de Cristo devem evitar, são eles: trabalhar somente na frente do patrão, furtar material do local de trabalho, trabalhar mal intencionalmente, falar mal do chefe e da empresa, desrespeitar normas internas das companhias, fraudar atestado de saúde, etc.

3.1.3. Como reagir às injustiças?
- Existe acima do patrão e do empregado, as leis e a Justiça, todo desrespeito a essas leis, devem ser denunciado para a abertura de processo.
- Não convém ao cristão participar de motins e tumultos. A greve é um direito de todos, mas a anarquia e a destruição do patrimônio.

3.2. Responsabilidade dos empregadores
- Não deixe de ler as passagens de referencia.
____________________________________
CONCLUSÃO
- Leia com a classe essa conclusão e faça o resumo.
- Convide seus alunos a darem o exemplo de servos de Cristo.
- Tente elaborar mais perguntas para os alunos.

Boa aula!


Marcos André – professor

7 comentários:

  1. A Paz do Senhor Pb.Marcos. o Sr. vai postar o comentário da lição 11 da central gospel? Desde já muito obrigada pela ajuda que seus comentários tem feito para a ministração da minha aula, gosto do modo simples que o irmão tem prá explicar a lição, enquanto que muitos gostam de usar termos difíceis parece até bula de remédio, você acaba não recebendo muito. Te aguardo Pb.Marcos, que o Senhor Jesus te dê muita sabedoria e simplicidade. Fica na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso. Passei um dia muito atarefado, mas estou tentando terminar o esboço. Paz irmã Marilza.

      Excluir
  2. Q Deus abençoe sua casa, sua vida e seu Ministério.
    Foram de muita valia seus comentários.
    A Paz do Senhor!

    Dc. Clodoaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão, o ano de 2013 está sendo o ano da virada pra mim, continue orando por mim e minha família. Amém.

      Paz de Deus.

      Excluir
  3. Muito útil!! Breve terei minha primeira aula e agora sei por onde começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, seja bem vindo ao ministério do ensino, você será um grande professor.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.