sexta-feira, 27 de setembro de 2013

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Modelo de Igreja


Atente na passagem abaixo:


"Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha."
Atos 4:34-35


  Esse texto representa o modelo da obra de Deus em Jerusalém, mostrando que aquela igreja atuava em comunidade. Nesse modelo desenvolvido em Jerusalém, a pessoa que aceitava a Jesus vendia tudo o que tinha e entrava para a comunidade. O único problema é que essa forma facilitava muito a perseguição, pois era fácil de achá-los. Esse modelo chegou a ser imitado algumas vezes na história da humanidade.
  Um ponto positivo desse modelo é que ninguém se prendia a nada material e todos se ajudavam mutuamente, porém esse, na verdade não foi um modelo dado por Cristo, a ideia de Jesus era expansionista Mc 16.15. 
  Devido a necessidade de se espalhar a Palavra pelo mundo Paulo, Apolo, Marcos, Silas, Lucas, Barnabé e muitos outros colaboradores trabalharam na obra de missões e adotaram o modelo de células, onde cada casa se tornava uma pequena igreja.
Podemos comprovar isso por essas passagens:


"Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa." Colossenses 4:15

"E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:" Filemom 1:2

"As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa." 1 Coríntios 16:19

"Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo." Romanos 16:5


Concluo que Jesus não deixou nenhum modelo para sua obra, mas cada local deve adotar o modelo que melhor se adequar ao crescimento do evangelho, Cristo deixou ordenança que se encaixam em qualquer cultura.

Marcos André - Professor

2 comentários:

  1. A paz de Cristo querido professor André,saúde e paz pra vc e sua familia.
    Muitas igrejas(ministérios),não seguem o modelo bíblico de fraternidade porque a maioria delas perderam o propósito de ser Igreja.A igreja brasileira não foca mais no verdadeiro evangelho que é a transformação de vidas e neste caminhar, não fala mais de temas relacionados à salvação,tais quais,sangue de Cristo,perdão arrebatamento,dons espirituais,etc,mas só se fala do ego,tanto que músicas e pregações são voltados para isso,para "alisar" o EU.
    A igreja precisa voltar depressa à sua verdadeira missão,que por sinal é tríplice:Adorar a Deus,edificar-se a si mesma e evangelizar.Fomos chamados para isso,adorar,edificar e evangelizar...o que passar disso é obra de homens!
    A fraternidade,modelo primitivo da Igreja, só voltará quando voltarmos a nossa verdadeira missão aqui na Terra.
    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão Carlos, como sempre você deixou um comentário excelente para nós. Gostei do que você falou, acho que acrescenta ao que eu coloquei no meu texto. Obrigado por comentar aqui. É verdade que muitas igrejas hoje não tem a missao principal como foco. É lamentável que isso ocorra.
      Abraços irmão, Paz de Jesus e feliz ano novo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.