INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Editora Betel


AULA EM     DE NOVEMBRO DE 2013 – LIÇÃO 8
(Revista: EDITORA BETEL)

Davi: Um Israelita Vivendo na Terra dos Filisteus
  
Texto Áureo: 1 Samuel 27.11
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você pode estabelecer uma comparação entre o fato de Davi ter ido para a terra dos filisteus e uma pessoa hoje que vai para o mundo.
- “visão horizontal”,significa olhar o que está a volta, se concentrar nos problemas.
- “escape exatamente na terra dos seus inimigos”, às vezes tomamos esse tipo de atitude errada ao se deparar com uma situação desesperadora, tentamos refúgio no mundo, onde está o nosso inimigo.
- “maior herói ele próprio havia derrotado”, se refere ao gigante Golias. Além disso Davi fazia muitas campanhas como capitão da guarda de Saul contras os filisteus.
_______________________________________
1. Vivendo em tempos sombrios
- “viveu como um filisteu embora fosse um israelita”, comparando, é isso o que acontece com os que deixam o reino de Deus e buscam refúgio no território inimigo, começa a viver como vivem os filhos do maligno.
- “pessimismo”, é a característica do vê as situações por uma ótica ruim, sempre achando que as coisas vão dar errado.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no final desse subtópico.

1.1. Atitudes incorretas em momentos sombrios
- “segundo seu próprio coração”, fazendo o que lhe parecia melhor.
- “não esperou o tempo de Deus”, não esperou Deus cumprir a promessa que havia feito no dia da consagração de Davi.
- “se não fugir uma hora eles me apanham”, deixou de confiar no Senhor, essa conduta Davi manifestou ainda na terra de Israel, assim são alguns crentes na igreja, deixam de confiar no Senhor estando dentro da igreja e por esse motivo acabam deixando a casa do Pai e indo para o mundo.
- “racionalmente carnal”, a decisão de Davi tem uma lógica racional, ela é coerente, devido a ideia lógica de que Saul jamais procuraria Davi naquela terra. O problema é que as decisões racionalmente lógicas geralmente não são espiritualmente corretas.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no meio desse subtópico.

1.2. Nossas decisões podem pôr em risco outras pessoas
- “não foi sozinho”, os líderes devem vigiar para não tomarem decisões importantes sem a direção do Senhor, pois certamente ele será seguido por outros.
- “pessoas que confiam e dependem de nós”, pode se referir a pessoas da família ou do grupo da igreja. Às vezes alguns líderes optam por deixar a igreja e formar seus próprios ministérios, mas por terem posição de líderes acabam arrastando a terça parte da igreja.

1.3. Vivendo um estilo de vida desobediente
 - “servo de Aquis”, aquele que deixa as coisas de Deus e se envereda pelo caminho do adversário, será obviamente servo do adversário.
- “ficou emudecido”, eis aí outro exemplo de como a vida daquele que se refugia no mundo, ele perde a autoridade para falar do amor de Deus.
- “decisões segundo nossos corações”, sabemos que o nosso coração é enganoso Jeremias 17.9 por isso devemos ter cuidado ao submeter as decisões ao nosso coração. Existem muitas são frustradas devido a decisões que tomaram conforme seus corações, pois muitas decisões são para vida inteira e o casamento é uma delas.
__________________________________
2. O Davi filisteu
- “viver camuflado, era israelita por dentro”, muitas desviados, que resolveram dar uma passeio na terra dos filisteus (mundo) vivem assim, camuflados, sentem o desejo de ser de Cristo no coração, mas manifestam as atitudes de ímpios.

2.1. Coração israelita, atitudes de filisteu
- “quando voltava, mentia”, nota-se o quanto a Bíblia é verdadeira e não beneficia ninguém, mas nela se registra os atos bons ou ruins do povo de Deus.
- “Davi matava inocentes”, notamos que se cumpre aqui aquilo que mais tarde Davi escreve em Salmos 42.7, onde ele diz que “um abismo chama outro abismo”. Uma decisão errada o força a tomar outra mais errada ainda e depois outra e por aí vai.
2.2. Um homem sem identidade
- “primeiro efeito produzido por uma vida carnal”, assim acontece com os desviados e os que vão se afastando, vão perdendo a identidade, outros conseguem perder a identidade ainda dentro da igreja, pois vivem no meio, mas não são do meio, como aquele filho que não consegui aceitar o irmão pródigo. Lucas 15.27,28
- “falando de Davi, um homem segundo o coração de Deus”, um homem que conhecia ao Senhor, mas simplesmente porque agiu por conta própria veio todo esse mal. Existem alguns que se comportam como se fossem imbatíveis por serem fortes espiritualmente, mas nessa lição aprendemos que não adianta ser segundo o coração de Deus se segundo a orientação de Deus que se encontra em Sua Palavra, por isso Paulo afirma o que se encontra em 1 Coríntios 10.12.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.

2.3. Um abismo chama outro abismo
- “encruzilhada do destino”, se refere ao fato de ele ter que tomar uma decisão, como alguém que chega a uma encruzilhada e não sabe para qual estrada seguir.
- “status” filisteu agora luta contra seu coração israelita”, essa situação ocorre com quem deixa o povo de Deus e vai para o mundo, mas não podemos negar que alguns irmão que não se afastam totalmente da casa de Deus sofrem esses problemas também. Existem nas igrejas jovens que tem altos e baixos, hora estão uma benção, outras estão em trevas, isso ocorre por estão na encruzilhada do destino como Davi e as duas naturezas brigam dentro deles.
____________________________________
3. Como fazer um israelita deixar de ser filisteu?
- “a destruição”, pode ser entendido como as provas, pois alguns só se achegam a Deus depois que a tribulação chega em sua vida.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no final desse subtópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no meio desse subtópico.

3.1. Israelita saído das cinzas
- “até acha bom o que está vivendo”, existem muitos casos de pessoas que se afastaram de Deus e fizeram pior do que faziam antes de o aceitarem, isso racionalmente ocorre porque se sentem livres. Mas espiritualmente sabemos que existe um agir no campo espiritual como Jesus alertou em Lucas 11.26.
- “as contas chegam”, se refere às consequências dos atos da pessoa que passam a curtir a liberdade de uma vida sem Deus, muitas vezes são consequências graves.
- “antes de estar ali, buscar uma direção”, alguns crentes infelizmente são movidos a provas e lutas, parecem se sentir bem no meio da dificuldade. Muitos estão bem espiritualmente na prova e quando a prova acaba eles relaxam, são presos as circunstâncias da vida. Professor(a) oriente os alunos que cada um cresça espiritualmente para não ficarem crentes das circunstâncias.

3.2. Lidando com o vale de lágrimas
- “Deus nunca desiste de seus filhos”, algumas pessoas que estão afastadas dos caminhos do Senhor chegam a pensar que não tem mais solução para elas e que Deus já desistiu delas. É preciso que os irmãos trabalhem para levar a essas pessoas o entendimento de que Deus nunca desiste de seus filhos!
- “levanta os olhos e diz: “Deus me ajude!””, devemos orientar as pessoas que estão afastadas de Deus a clamarem de onde estão, que Ele ouve e envia o socorro. O primeiro passo para que alguém seja socorrido por Deus é clamar por socorro.
- “vale de lágrimas”, se referindo aos momentos difíceis em que passamos no meio das dificuldades.
- “vem para que nos ajoelhemos”, Deus na se agrada em colocar seus filhos em provas e tribulações, mas isso acontece porque não somos sábios e não aprendemos com a Palavra de Deus, precisamos muitas vezes de uma prova para dobrarmos os joelhos e praticar aquilo é ensinado nas EBD e nos estudos.

3.3. Derrotas que trazem vitórias
- “Após meses de negligência”, negligência é deixar de fazer o que se deve fazer. Davi negligenciou estando afastado da nação, mas existem crentes que negligenciam dentro da Casa de Deus.
- “recuperou tudo, inclusive sua dignidade”, para os que se afastaram ou estão se afastando o Senhor proporciona a recuperação do que o inimigo roubou, inclusive a dignidade.
- “Ele poderia realmente afirmar”, a voltinha que Davi deu no terreno do inimigo fez com que ele adquirisse novas experiências, e muitos crentes que nasceram em lar evangélico reclamam de não terem essas experiências em suas vidas, mas não precisam dar uma voltinha no mundo como muitos tem feito, é só meditar nos registros Bíblicos. Cuidado, se pedir experiências a Deus, Ele dá mesmo estando dentro da igreja, como Ele fez com Jó.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no meio desse subtópico.
___________________________
CONCLUSÃO
- “O que Davi fez na hora da destruição”, se refere ao fato de Davi ter dobrado o joelho e clamado ao Pai.
- “não acarreta somente problemas para nós”, diversas histórias que ilustram isso, pergunte à classe, existem obreiros que caíram e tiveram filhos fora do casamento, outros perderam seus ministérios, por motivos que poderiam ter sido evitados.
- “coração quebrantado”, Diga aos seus alunos que se houver alguém enfraquecido e se afastando ou pensando em parar, ou se alguém quer dar uma voltinha na terra do inimigo para ver como é, o melhor tempo para quebrantar o coração e clamar ao Senhor é hoje, antes que Deus o quebrante.
- Faça o resumo e corrija o questionário.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.

Boa aula!


Marcos André – professor

4 comentários:

  1. CONFESSO QUE DE MUITAS LIÇÕES QUE JÁ LI SOBRE DAVI, ESSA MARCOU MINHA VIDA, POIS ME MOSTROU O QUANTO É IMPORTANTE ESPERAR NO SENHOR, PARAS NÃO TOMARMOS DECISÕES PRECIPITADAS E SOFRER TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmã, é necessário recorrer a Deus sempre e esperar nEle, olha, a próxima lição estará ainda melhor.
      paz.

      Excluir
  2. A NOSSA EBD ESTÁ MARAVILHADA COM A LIÇÃO DO 4º TRIMESTRE /2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica tua EBD? Tenho vontade de visitar algumas EBD por aí. Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.