INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista da Editora Betel


AULA EM 08 DE DEZEMBRO DE 2013 – LIÇÃO 10
(Revista: EDITORA BETEL)

Sucessos no Trabalho Fracassos na Família
  
Texto Áureo: 1 Timóteo 3.4
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você falará de mais um aspecto negativo na vida de Davi, passe essa aula como um alerta de que não basta ser segundo o coração de Deus, deve-se cuidar que a família também seja.
- “alargou os termos de Israel”, aumentou o tamanho da área da nação, com as conquistas de novas cidades.
- “Sua família sempre foi seu maior insucesso”, os problemas de Davi na família começaram a partir da sentença que Deus profere pela boca do profeta Natã em 2 Samuel 12.10.
_______________________________________
1. Uma vida inconsequente
- “contradição direta com os mandamentos”, Davi não errou de imediato, mas ele se colocava na posição de errar.
- Na maioria dos casos em que havia mais de uma esposa dentro de um lar, havia problemas entre ela.

1.1. As três proibições de um rei
- “o rei não deveria multiplicar para si”, os itens mencionados nesta lição demonstravam falta de fé.
- “nem deveria aumentar muito seu tesouro”, Deus sabia que o coração do homem é facilmente corrompido por essas coisas, por isso Ele faz esse veto. Veja que até hoje em nosso país, muitos políticos se corrompem com o acúmulo de bens e capital.
- “Davi sempre semeou na carne”, quer dizer que ele sempre fazia alguma coisa direcionada pelo seu próprio ego.
- “ervas daninhas”, qualquer tipo de mato que cresce junto à plantação tirando a vitalidade dela.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no meio desse subtópico.

1.2. Sucesso no palácio e fracasso no lar
- “estaremos realmente bem na vida cotidiana?”, a resposta para essa pergunta é simples, por isso recomendo que você acrescente uma outra pergunta, o “por que?” para o aluno explicar por que ele pensa assim.
- “afunda junto com o alicerce familiar”, alerte bem os seus alunos desse mal. Por conta disso algumas ideias que eram mal vistas, hoje são razoáveis, como a possibilidade de o pastor tirar férias. Você pode trazer esse assunto para o debate com a seguinte pergunta: O que você acha de um pastor tirar férias ministeriais? Professor(a) esse é um assunto meio polêmico, mas o mais aceito hoje é que o pastor deva se afastar totalmente das funções ministeriais por pelo menos umas duas semanas, para dar atenção a sua família, principalmente à esposa, lembrando que não é afastamento de Deus, mas sim afastamento das funções ministeriais.
- “é uma lepra incurável”, nessa parte é bom contar em poucas palavras, a história de Naamã e sua lepra.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no meio desse subtópico.

1.3. Harém repleto e o coração vazio
 - “concubinas”, são as mulheres que foram agregadas ao palácio posteriormente sem nenhuma cerimônia de casamento ou algo parecido.
- “como também “colecionou” muitas mulheres”, o costume dos reis daquele período, era gerarem muitos filhos para sempre terem sucessor no trono.
- “membros dela nunca tivessem existido”, notamos que Davi não era um pai nem marido presente, não é de se admirar que houvesse problemas dentro da família. Davi fazia o que muitos pais fazem hoje, fazem muitos filhos mas não cuida de ninguém. Davi chorava amargamente a morte de seus filhos, mas aí já era tarde, era o preço por tê-los abandonado.
- “era ocupado demais”, esse é o problema de muitos pais hoje, estão sempre ocupados, não dedicam um mínimo de tempo aos seus filhos.
__________________________________
2. Exemplo refletido nos filhos
- “viu a si mesmo em cada um deles”, parece se referir aos erros que Davi cometeu em sua carreira.

2.1. O lamentável silêncio do rei
- “ele não observou”, quando um pai é presente e está sempre em atividade com seus filhos, consegue notar quando há uma mudança em algum deles.
- “mandou-a embora com sua vergonha”, o último erro de Amnon foi pior do que o primeiro. Já que ele tinha errado, deveria então ter reconhecido seu erro, confessado e assumido o relacionamento com Tamar.
- “guardou consigo um ódio mortal de seu irmão”, Absalão era irmão de Tamar por parte de pai e de mãe, mas era irmão de Amnom somente por parte de pai.
- “tudo o que recebeu de Davi foi seu silêncio”, aqui é apresentado um problema que afeta até mesmo os crentes, pois muitos pais se negam a corrigir seus filhos, por diversos motivos, geralmente por temor de criar revolta neles. O silêncio dos pais pode criar revolta nos outros filhos, e a tentativa de resolver a situação pela omissão, acaba criando uma situação pior.
2.2. O julgamento realizado por Absalão
- “Absalão era irmão germano de Tamar”, significa filho do mesmo pai e da mesma mãe, como dito anteriormente.
- “tinha de enfrentar uma vida arruinada”, naquele tempo em Israel uma moça que não fosse mais virgem não tinha quase valor nenhum, dificilmente conseguiria um bom casamento e daria netos ao rei. Infelizmente para algumas pessoas a vida é mais cruel do que para com outras.
- “lugar de ódio, invejas, traições e assassinatos”, Davi tinha uma postura de homem segundo o coração de Deus, mas dentro de casa eram trevas, assim estão muitos líderes que nos púlpitos apresentam uma pose de espirituais, mas seus lares são verdadeiros infernos.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.

2.3. Um Uma confissão tardia
- “preparou um Golpe de Estado”, professor(a) é interessante você se inteirar da história desse golpe, para poder falar em poucas palavras como isso ocorreu.
- “enquanto estava entre o céu e a terra”, quer dizer que ele estava pendurado, isso ocorreu porque ele fugia montado em uma mula e num acidente ficou pendurado pelo cabelo, em um galho de árvore.
- “que ficam entre o céu e a terra sempre”, aqui o comentarista está se referindo àqueles que vivem em dúvidas, estão lá e cá. Não se decidem se são de Deus ou do Diabo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no meio desse subtópico.
____________________________________
3. Uma história marcada pela solidão

3.1. Troque presentes por sua presença
- “não lhe deu esse nome por acaso”, quer dizer que Davi tinha uma boa intenção quanto a seus filhos, ele os amava, mas ter boa intenção não é suficiente, é preciso saber o que fazer, como fazer e realmente fazer. A verdade é que de boa intenção o inferno está cheio.
- “para arrumar sua casa que se deteriorava”, existem lares hoje que estão dessa forma e que só tem uma coisa necessária para eles, a presença do pai. Às vezes o pai está lá, mas não está presente.
- Algumas crianças com menos de dois anos só conseguem a atenção dos pais quando fazem algo errado, por isso estão sempre fazendo coisas erradas.

3.2. Nos braços de uma estranha
- “Ainda existe tempo para nós”, os exemplos e fatos narrados nesta lição são para conhecermos os erros de Davi e fazermos diferente dele.
- “Não sejamos como Davi”, Davi é o homem segundo o coração de Deus que mais deu mau exemplo na bíblia.                                                                                
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no meio desse subtópico.

3.3. Doze mandamentos que tornam o filho um marginal
- “poderá ficar com complexo de culpa!”, geralmente esse é o motivo pelo qual muitos pais deixam de corrigir seus filhos.
- “receba todo o imaginário”, significa fazer as vontades da criança, dando a ela tudo o que ela imaginar.
- Podemos acrescentar: 13 – deixe que seu filho fique o dia inteiro na frente da TV e da internet, com certeza ele vai aprender coisas que você jamais teria corajem de ensinar-lhe.
___________________________
CONCLUSÃO
- Faça o resumo e corrija o questionário.
- Professor(a) no resumo que você fizer dê atenção especial aos ensinamentos mais comentados da lição, como a importância da presença dos pais e necessidade de se tomar atitude.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.

Boa aula!


Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.