INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 14 de dezembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da Editora Betel



AULA EM 15 DE DEZEMBRO DE 2013 – LIÇÃO 11
(Revista: EDITORA BETEL)

Davi, a Lâmpada de Israel 
  
Texto Áureo: 1 Timóteo 3.4
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você pode puxar para o lado do trabalho de liderança e/ou falar de amizades, é só trabalhar os assuntos, vai nessa.
- “Davi sente o peso da idade”, às vezes na luta sentimos cansaço, talvez por estarmos a muito tempo nessa batalha, nessas horas precisamos ter amigos ao nosso lado que se arrisquem por nós, por isso é interessante fazer amigos hoje, pois com certeza precisaremos deles no futuro.
_______________________________________
1. Verdades espirituais
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no meio desse subtópico.

1.1. Gigantes se aperfeiçoam
- “novas estratégias”, significa que o inimigo vem com novas ciladas, usando situações diferentes, usando pessoas diferentes. Quando pensamos que as coisas estão indo bem, o inimigo surge com um novo ataque.
- “guerreiros não fazem o mesmo?”, não fazem porque estão errando, todo crente foi chamado para crescer na graça e no conhecimento 2 Pedro 3.18. para se aperfeiçoar na fé.
- “com estratégias antigas”, quando começamos a caminhada alguns demônios são repreendidos com a autoridade, mas ao passar o tempo nos deparamos com casta de demônios, aí é necessário jejum e oração, depois passa o tempo e nos deparamos com os falsos obreiros e então precisamos ter palavra de conhecimento para refutá-los. É UMA GUERRA!!!!   
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no início desse subtópico.

1.2. Guerreiros também se cansam
- "precisava de ajuda para não morrer”, alguns líderes cometem o triste erro de acharem que são auto suficientes e passam uma imagem para os membros de que está sempre tudo bem. Mas na hora que precisam não tem ninguém para ajudá-los.
- “missionários, obreiros, teólogos, irmãos de oração, etc”, alguns desses irmãos são aqueles que se apresentam como super homens e mulher maravilha diante da igreja. Assim eles criam distância entre eles e os membros.
- “tinha amigos compromissados”, Davi tinha proximidade com seus homens, lutava ao lado deles, os que fazem assim sempre terá amigos ao seu lado para ajudar.
- “Será que nossos amigos reconhecem”, para melhorar essa pergunta, talvez seja interessante começar assim: “Será que nós reconhecemos que nossos amigos são importantes?”
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no início desse subtópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.
1.3. Abisai, o socorro presente na hora da angústia
 - “Abisai, o sobrinho de Davi”, contra o inimigo mais novo surgiu um aliado mais jovem, assim entendemos que contra os novos ataques de Satanás devemos ter estratégias diferentes das anteriores, que são novas para nós, mas a já estão na Bíblia a muito tempo.
- “Este era precipitado”, quer dizer que ele agia antes de pensar, ser precipitado pode ser ruim em algumas situações, mas existem outras que é extremamente necessário.
- “arriscou sua própria vida”, assim como Abisai existem muitos crentes que se arriscam por outros, arriscam cargos, arriscam a própria imagem, lembremos que Jesus nunca se preocupou com sua imagem, não temendo os comentários estando junto com os pecadores na casa de Mateus.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no meio desse subtópico.
__________________________________
2. Lutando pela permanência do rei
- “era para eles um espelho”, quando em um grupo se levanta um verdadeiro líder, os liderados lutam para que ele esteja sempre a sua frente.

2.1. Companheiros de Caverna
- “mas sim, amigos fiéis”, aqueles que um dia foram ajudados, agora estavam em condição de ajudar, de estender a mão. Os crentes precisam seguir esse exemplo, pois é nos dias da nossa aflição conhecemos os verdadeiros amigos.
- “não possuía amigos interesseiros”, Davi soube escolher os seus amigos, foram agregados à sua vida nos dias da caverna, os amigos que traíram Davi foram os que apareceram depois.
- “trabalhavam para que nada lhe atrapalhasse”, quando se levanta em nosso meio um líder de verdade, então o grupo é beneficiado, pois o líder trabalha pelo grupo, e o grupo trabalha pelo líder. Um ajuda o outro.
2.2. Não deixe o rei morrer
- “quantas chamas sejam acesas a partir dela”, é como aquele azeite da viúva que se multiplicava sem esvaziar a botija onde ele estava anteriormente 2 Reis 4.
- “acendeu nossa chama com o seu exemplo”, aqueles homens eram a escória de Israel, procurados, falidos e mal vistos, mas Davi ajuntou-os e fez deles homens de guerra, valentes de renome, Guarda real e famosos. Peça para seus alunos que quando encontrarem um líder que faça isso, que lutem por ele, orem, defenda-o e ajude-o a agregar mais pessoas para o Reino de Deus.
- “para defender seus próprios interesses”, atualmente o evangelho está sendo pregado de forma aberta e sem barreiras no nosso país, muitos estão criando grandes ministérios e grandes cargos, alguns jovens já entram na obra sonhando com os grandes congressos e grandes púlpitos. Poucos deixam isso para cuidar das amizades.

2.3. Quatro tipos de gigantes
- “significa que eles sempre existirão”, e podemos acrescentar que eles sempre estarão fortes e nós estaremos em alguns momentos cansados, em outros estaremos decepcionados e em outros estaremos desapercebidos.
- “mas os internos sempre lhe trouxeram dores”, os internos aqui se referem aos problemas que Davi teve dentro de sua própria casa e também suas fraquezas. Nossos gigantes internos hoje são o ego e a carne.
- “gigantes como Safe”, tentei procurar, mas parece não haver um motivo especial para o comentarista ter citado o nome desse gigante aqui.
____________________________________
3. A Lâmpada de Israel
- “um Isbi-Benobe que um Abisai”, os gigantes são percebidos o tempo todo, mas os Abisais são notados nos momentos de nossa aflição.

3.1. Por que Davi era a lâmpada?
- “um presente dado por Deus à nação”, os amigos de Davi acreditavam que estar com Davi era como estar com Deus, que se estivessem do lado dele estariam do lado de Deus. Existem ainda hoje pessoas que são assim, passam para nós a certeza da presença do Espírito Santo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no meio desse subtópico.

3.2. Uma lâmpada não brilha sozinha
- “formavam uma equipe”, eis aqui uma coisa que todo líder deve aprender, a trabalhar em equipe, muitos bons obreiros fracassam ao assumirem uma congregação por não saberem formar e trabalhar em equipe. Para ter uma boa equipe é preciso buscar (evangelizar), o obreiro deve buscar os que estão em aperto, valorizá-los e dar-lhes responsabilidades. Existem muitas outros ensinamentos para o trabalho em equipo, mas deixo aqui somente uma amostra. Essas dicas também servem para a liderança de grupos na igreja.
- “Davi tinha amigos. Você os tem?”, devemos aprender com Jesus, pois ele criou níveis de amizade, Ele amava a todos havia setenta que se achegavam a Ele, dos setenta Ele tirou os doze, dos doze Ele separou três e dos três Ele abraçava a um. Isso não é acepção de pessoas isso é organizar um ministério.

3.3. Todo Davi precisa de um Abisai
- “fechar em nosso “mundo santo””, parece se referir aos obreiros que se acham mais santos do que os outros. E se fecham nessa ideia. Os líderes em todos os níveis, não podem se mostrar fracos, mas não devem passar a falsa imagem de super heróis, porque não são, uma hora precisarão de ajuda.
- “que poderão usufruir desta amizade”, se alguém encontrar um amigo com essas características, deve investir nele, ajudando-o hoje, pois o futuro é incerto e se hoje estamos por cima, amanhã poderemos estar por baixo.
___________________________
CONCLUSÃO
- “O nosso Rei já nos mostrou”, nosso Rei é o Senhor Jesus, aqui é uma comparação com essa parte da história de Davi, assim como Jesus venceu Satanás, nós também poderemos vencer, mas para isso precisamos conservar a Sua luz em nosso meio, como? Guerreando as suas guerras, enquanto Ele fica no trono a nos iluminar e nos fortalecer, intercedendo por nós e advogando nossas causas.
- Faça o resumo e corrija o questionário.
- Professor(a) no resumo que você fizer dê atenção especial aos ensinamentos mais comentados da lição, como a importância da presença dos pais e necessidade de se tomar atitude.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.

Boa aula!


Marcos André – professor

2 comentários:

  1. Obrigado professor - Deus continue lhe dando vida e saúde para poder abençoar outros com o seu trabalho

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.