quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ARTIGOS INTERESSANTES - A Superintendência da EBD


Tenho recebido muitos emails de superintendentes de Escola Bíblica Dominical, pois há dificuldades em todas as igrejas. Dessa forma elaborei alguns conselhos úteis, que o superintendente pode acrescentar a outros e aplicar na sua EBD. 

1º - Busque a Deus, como eu sei que você já faz isso, então busque mais, peça a Ele estratégias, organize um período de oração antes da EBD, você pode chamar de capela ou até consagração.

2º - Reorganize a EBD, estabeleça o horário de início e término e cumpra-o fielmente, se a aula começa às 9:00h então inicie às nove, não comece atrasado, o povo gosta de ver organização. Se tiver somente um aluno comece com ele, dessa forma os que chegarem atrasados terão a noção do quanto estão atrasados.

3º - As pessoas gostam de disputar mesmo que seja nas coisas de Deus, é uma característica humana e não podemos mudá-la, dessa forma estabeleça um sistema de pontuação com colocações, 1º,2º,3º,etc e atualize-o semanalmente e coloque em local visível na igreja, no final do trimestre dê um blinde simples, mas marcante e essa premiação deve ser dada no culto de domingo diante de toda a igreja.

4º - Faça propaganda pesada da EBD anuncie e peça para anunciarem em todos os cultos, distribua folhetos para os membros da igreja nos cultos.

5º - Interpele os faltosos particularmente, mostre interesse pelos problemas que impedem de eles estarem na EBD, fale com humildade e tente passar a importância de eles estarem na EBD. Não esqueça de nenhum faltoso.

6º - Converse com o pastor da igreja sobre a responsabilidade, peça para ele estar junto, chegar cedo, ministrar algumas aulas e fazer convocações aos membros e aos grupos.

7º - Não convoque os grupos e nem a igreja e nem os repreenda, eles ficarão resistentes, peça que o pastor faça isso. Lembre-se que as ovelhas seguem o pastor, se o pastor se preocupar com a EBD, as ovelhas se animarão também. Mas se o teu pastor não se importar com a EBD, não entre em atrito com ele, não se oponha a ele e nem faça conspiração na membresia, vá ao Sumo Pastor e em oração peça para Ele intervir no assunto, pois Ele tem as palavras e o método adequado para agir. 

8º - Mostre humildade verdadeira aos membros, nunca fale com arrogância e nem tente mostrar que sabe mais do que os outros, pois eles criarão barreiras invisíveis contra você a EBD. Mas se você não conseguir ter essa humildade, então recomendo que entregue o cargo e vá ser aluno.

9º - Se anime com o que Deus colocar na tua mão, se tiver somente dois alunos, ame-os, ore por eles, ministre para eles como se ministrasse para um auditório repleto. A tua animação irá contagiar as pessoas.

10º - Dê qualidade à aula, estude a fundo e se atualize sempre, faça pesquisa, participe de fóruns e debates.

11º - Organize uma secretaria eficiente, faça matrícula dos alunos, e registros de faltas e participações.

12º - Oriente aos professores a passarem trabalho de casa, como pesquisas e questionários, tudo bem simples.

13º - Organize provas do trimestre e outros eventos, como café da manhã isso agregará valores à EBD.

 Irmão superintendente e professor, não espere recompensas e nem reconhecimento pela sua dedicação à EBD, quem ganha dinheiro são os cantores e os pregadores de mídia, mas você não ganhará nada por isso. Seus problemas financeiros e suas lutas continuarão, às vezes em casa, às vezes na igreja. Mas um dia a tua EBD passará pelo fogo 1 Co 3.13-15 e naquele dia todos saberão o resultado da tua dedicação.
Nos momentos de maior angústia peça o socorro a Cristo, e ele lhe enviará o refrigério.

Graça e Paz.

Marcos André - Professor

5 comentários:

  1. Obrigada Pastor, que o Senhor continue iluminando sua vida e de sua família...

    ResponderExcluir
  2. irmão Marcos, louvado seja Deus, por sua vida,,,, como precisava ouvir estas palavras.. Grato
    Rafael - Guarujá SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, até reli o artigo agora rsrsrs.
      Abraços meu irmão.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.