sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 1 - Revista da Editora Betel


Como Identificar e Refutar as Seitas e Heresias

05 de janeiro de 2014



TEXTO AUREO
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres, segundo os seus próprios desejos," 2Tm 4.3



VERDADE APLICADA

O cristão deve saber identificar os falsos mestres e seus ensi­nos, para não ser enganado ou até mesmo desviado da verda­deira palavra de Deus.


TEXTOS DE REFERÊNCIA


2Tm 4.1 - Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
2Tm 4.2 - prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admo­esta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
2Tm 4.3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutri­na; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres, se­gundo os seus próprios desejos,
2Tm 4.4 - e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
2Tm 4.5 - Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cum­pre o teu ministério.


INTRODUÇÃO

O cristão deve estar atento acerca de inova­ções, modismos, novas unções, novas revelações sem qualquer fundamen­tação bíblica, e também deve ter cuidado com a interpretação equivoca­da da Palavra de Deus, pois aí estão as fontes de muitas heresias.


1. Identificando as Seitas e Heresias

Estes termos são definidos pelo Dicionário Aurélio do se­guinte modo: "Seita - doutrina ou sistema que diverge da opi­nião geral"; "Heresia - doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em matéria de fé". No grego bíblico (ou koiné), é empregada a palavra "hairesis" com dois sentidos principais: Seita - no sentido de facção ou partido, um corpo de partidá­rios de determinadas doutrinas (At 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22); e a opinião contrária à doutrina pre­valecente, de cujo ponto de vista é considerada Heresia (2Pd 2.1).


1.1. Surgimento das Sei­tas e Heresias

A história registra que, des­de os tempos mais remotos, os desvios doutrinários e os falsos ensinos existem: Cultos pagãos (Jr 13.10); sacrifícios de seres humanos (2Rs 16.3 - na versão atualizada); sodomitas no templo (2Rs 23.7). A igreja primitiva en­frentou as mesmas dificuldades com grupos que disseminavam ensinos contrários aos princípios dos preceitos ministrados por Jesus. Daí, uma das principais necessidades das Cartas dos Apóstolos, pois foram escritas também para combater as he­resias, que, nos primórdios da igreja, sofria com a existência dos falsos mestres e seus ensi­nos (Cl 2.18). Aliás, nos dias de Jesus, não foram diferentes. Os grandes opositores, em termos de doutrinas, foram os "doutores da lei", que tentavam enquadrar Jesus em suas interpretações da lei Mosaica (Jo 5.18).


1.2. O Histórico dos Fun­dadores das Seitas

Geralmente, os fundadores das seitas têm um passado nada digno de ser seguido. Conforme o Apóstolo Pedro alerta, são mo­vidos pela ganância e pelo fin­gimento, com o intento de fazer da fé um negócio (2Pe 2.3). Ho­mens e mulheres insubmissos à liderança, com olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar, com a intenção de enganar as pessoas (2Pe 2.14; Mt 28.19,20; Gl 3.3).


1.3. Os adeptos das Seitas

Os membros das seitas são, na sua grande maioria, pessoas que deixaram a fé genuína e muitos deles pertenciam a uma denominação evangélica. Pessoas que deixam a verdade e enveredam por caminhos contrários a Palavra de Deus, cometendo blasfémias (2Pe 2.2). Preferem dar ouvidos aos ensinos de Balaão (2Pe 2.15) a ouvirem seus pastores. Pessoas que, via de regra, não frequentam os cultos de ensino e muito menos a escola bíblica dominical.


2. Características das Seitas e Heresias

Em geral, minimizam ou desvalorizam a pessoa de Cristo e deturpam ou rejeitam as principais doutrinas da Bíblia Sagrada.


2.1. Alegam ter uma reve­lação especial

Os fundadores das seitas alegam terem recebido de Deus uma revelação especial, reivindicando para tais revelações uma posição igual ou superior à Bíblia. Estes escritos são segui­dos e venerados em detrimento aos textos inspirados das Escrituras Sagradas. Prática esta já conhecida pelo Apóstolo Paulo, que alerta: "Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus" ou "outro evangelho", é uma tática de Satanás para enganar "assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia" (2Co 11.3,4).


2.2. Interpretam os textos bíblicos desprezando as regras da hermenêutica

Ignorando ou violando os princípios da hermenêutica, os hereges alegam suposto apoio e nefastos erros nas Escrituras para muitos. Os falsos mestres torcem os textos sagrados, e, por conta dessa prática, há tantas religiões e seitas falsas. Ignoram a correta interpretação das Escrituras, conforme as regras da Hermenêutica Bíblica (es­tudo metódico dos princípios e regras de interpretação das Sa­gradas Escrituras). Os enganosos mestres deixam de lado a regra fundamental da hermenêutica: a Bíblia interpreta a própria Bíblia.


2.3. Negam a Divindade de Jesus Cristo

A maioria das seitas nega a absoluta divindade de Cristo. As seitas muitas vezes ensinam que Jesus era apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Porém, a Bíblia ensina e dá evidências provando que Jesus é Deus (IJo 5.20). É importante entender que Jesus quando "achado na forma de homem" (Fp 2.8), não deixou de ser Divino; era "Deus conosco" (Mt 1.23). A Bíblia apresenta Jesus como sendo cem por cento Deus e cem por cento homem (Jo 1.14).


3. Combatendo as Seitas e Heresias

A melhor ferramenta para combater as seitas e heresias é o ensino sistemático e constan­te da genuína Palavra de Deus ministrada aos membros da igreja (2Tm 4.2). É fundamental capacitar os membros a respon­der com argumentos bíblicos qualquer tentativa de corromper a fé e as doutrinas das Sagradas Escrituras (IPe 3.15). Jesus Cris­to disse: "Errais, não sabendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mt 22.29).


3.1. Tenha a Bíblia como única regra de doutrina e fé

O Apóstolo Paulo em 2Co 11.4 refuta todo e qualquer ensino que apresenta outro Salvador e outro evangelho. Nenhuma outra escritura, revelação ou experiên­cias pessoais devem ser regras de doutrina e fé para o cristão. Pelo contrário, toda e qualquer expe­riência pessoal ou manifestação espiritual, deve ser balizada pela Palavra de Deus (At 17.10,11). A origem das heresias e fanatismo religioso, às vezes, até dentro de algumas igrejas ditas cristãs, sur­gem por falta de obediência deste princípio básico e fundamental: a Bíblia é a única e insubstituível Palavra de Deus (Lc 21.33).


3.2. Conheça as regras fundamentais para in­terpretação correta da Bíblia Sagrada

É fundamental, para aqueles que querem refutar as heresias, conhecer as regras formais da Hermenêutica Bíblica: 1- En­quanto for possível, é necessário tomar as palavras no seu sentido usual ou comum; 2- É absolu­tamente necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase (algumas palavras cuja definição varia de acordo com o conjunto da frase); 3- É necessário tomar as palavras no sentido que indica o contexto; 4- É preciso tomar em consideração o desígnio ou objetivo do livro ou passagem em que ocorrem as palavras ou expressões de difícil entendi­mento; 5- É indispensável con­sultar as passagens paralelas; 6- Um texto não pode significar aquilo que nunca poderia ter significado para seu autor ou seus leitores.


3.3. As Heresias devem ser constantemente re­futadas

Não há livro no Novo Testa­mento que não revele esse com­bate. Judas diz que pretendia es­crever sobre a salvação comum, mas, em virtude das crescentesheresias, ele resolveu, pela direção do Espírito Santo, travar essa batalha contra elas (Jd 1.3,4). O conteúdo da segunda carta de Paulo aos Coríntios, Gálatas e II Pedro é uma luta contínua contra as heresias, para a preservação da pureza do Evangelho de Jesus. O tema central de Colossenses é a defesa da Divindade de Cristo, posto que alguns introduziram o "culto dos anjos" (Cl 2.18). Portanto, é tarefa da igreja atual "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 1.3), para manter os cristãos "na doutrina dos apóstolos" (At 2.42).


CONCLUSÃO

Jesus alertou que, nos últimos dias, surgiriam "falsos cristos" e "falsos profetas"(Mt 24.24). Por isso, o cristão deve ter convicção de que a Bí­blia Sagrada é a infalível regra de conduta e fé, agindo como os ouvintes de Paulo na cidade de Beréia, que, durante seu discurso, conferiam as Escrituras (At 17.10,11).

18 comentários:

  1. por favor:revista betel 1 trimestre 2014 esboço

    ResponderExcluir
  2. Como posso baixar a revista??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único jeito é você copiar e colar num arquivo do word, pra isso eu postei sem formatação.

      Excluir
  3. Este éum dos assuntos mais importante da Biblia, e de menas importancia nos últimos dias... parabens ao comentarista.

    ResponderExcluir
  4. Este éum dos assuntos mais importante da Biblia, e de menas importancia nos últimos dias... parabens ao comentarista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmão Norberto esse assunto é de extrema relevância. Gostei muito, a editora Betel acertou.

      Paz

      Excluir
  5. Irmão vc não tem a segunda lição??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está aí, é só clicar no link ao lado abaixo da foto da revista Betel, depois eu vou publicar o esboço.

      Excluir
  6. Maria Augusta B. Maciel9 de janeiro de 2014 17:13

    A Paz do Senhor Jesus, comecei à estudar a revista religiões e heresias hoje e estou achando muito boa a lição, espero conseguir aprender o máximo desta não só para a minha vida pessoal e de poder ajudar a outros para não serem enganados por essas doutrinas, conto com a oração dos irmãos para poder contribuir para o crescimento do reino de Cristo Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmã Maria, também peço que a irmã ore por nós para que essa obra consiga atingir muitas escolas dominicais.
      paz de Deus.

      Excluir
  7. achei maravilhosa essa nova edição,como eu vi as astucia do adiversario contra nossa vida cristã levando ao nossos lares praticas de heresias ki muitas das vezes nem prercebemos o quanto praticamos por falta de conhecimento...eu louvo a DEUS por essa oportunidade de poder aprender e saber sobre esses assuntos.parabens fiquem todos com a gloriosa paz do senhor jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. obrigado por estar conosco. O CLUBE DA TEOLOGIA é uma ajuda aos irmãos de todo Brasil.
      Paz.

      Excluir
  8. Olá Pr. Marcos André.

    A paz de Cristo em sua vida.
    De início quero apenas corrigir se me permite seu comentário de (21 de janeiro de 2014 10:11 ) que diz: O CLUBE DE TEOLOGIA é uma ajuda aos irmãos de todo Brasil.
    Sou pastor missionário em Angola a 9 anos ( Ministério Visão Cristã ) e dei início em 06/Out / 2013, Na EBD. Rrevista Central Gospel, e formamos alguns professores, mas tudo com muita dificuldade mas com objetivos definindo, Ensinar a palavra de Deus.
    E ao encontrar seu Blog, tive uma ajuda divina e humana em seu ministério, com seus esboços percebi que os professores estão mais seguros e convictos em cada aula ok!
    Deus abençoe seu ministério com todos as bênção de Deus para Abraão.
    Muito obrigado, a IVC em Angola orar por sua vida.
    Email: dcostapr@gmail.com / Facebook:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz meu pastor, estou alegre por saber que o meu trabalho atravessou as fronteiras. Sou grato a Deus por sua vida, uma abração a todos aí da Igreja Visão Cristã de Angola e aos professores e alunos da EBD. Aqui é noite e vou jantar agora, mas antes passei aqui e tive o prazer de ler esse belo comentário.
      Paz de Cristo pastor.
      Espero poder te encontrar algum dia ainda nessa vida!

      Excluir
  9. A PAZ AMADO, CONTINUE ASSIM QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.
    Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito. 1CO 15.58

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebo e me fortaleço nessas palavras, Deus está no controle. Obrigado por comentar.
      Paz.

      Excluir
  10. a paz do senhor pr,estas de parabéns pelo conteudo transmitido pela lição acima mencionada, precisamos conhecer melhor as manobras diabólicas do inimigo e estar preparados para defender o evangelho jenuino com conhecimento de causa alicercado na palavra de DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão Wilson, precisamos lutar mais pelo ensino em nossas igrejas, conto com a tua ajuda para divulgar esse trabalho.
      Paz de Cristo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.