INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

segunda-feira, 3 de março de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 10 - Revista da Editora Betel


O movimento da Nova Era

09 de março de 2014

TEXTO AUREO

Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora”. 2Ts 2.7



VERDADE APLICADA

A presença da Igreja do Senhor Jesus nesta terra é a grande barreira que impede a efetivação do governo do anticristo.


TEXTOS DE REFERÊNCIA


2Ts 2.7 - Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;
2Ts 2.8 - E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;
2Ts 2.9 - A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,
2Ts 2.10 - E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
2Ts 2.11 - E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
2Ts 2.12 - Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.


INTRODUÇÃO

A Nova Era, ou Era Aquariana, como também é conhecida, é uma filosofia que engloba várias heresias das demais seitas. Traz, em seus ensinos, um conjunto de crenças, práticas e ideologias que negam os valores espirituais do Cristianismo. Na verdade, não há nada de novo, apenas um nome mais sugestivo para as velhas crenças ocultistas hindus. É perceptível que a Nova Era seja, também, uma forma disfarçada de espiritismo.


1. O Movimento chamado Nova Era

Historicamente não existe um fundador do movimento Nova Era. O que existe são obras escritas por diversos autores, seguidores principalmente das seitas ligadas às religiões orientais e escritores adeptos do ocultismo, que criaram uma série de conceitos filosóficos e religiosos, dando origem a Nova Era.


1.1. O Surgimento da Nova Era

A História da Nova Era está vinculada à fundadora da seita ocultista Sociedade Teosófica, a médium Helena Blavatsky (1831-1891), que implantou a filosofia hinduísta no Ocidente. Outra colaboradora desta seita é Alice A Bailey (1849-1889), que escreveu várias obras, servindo como base para as heresias da Nova Era. Destaca-se, entre tais obras, “O Reaparecimento do Cristo”, que cria sua própria visão de Jesus Cristo. Na década de sessenta, com o questionamento da sociedade em várias áreas, dentre elas a religião, buscaram nas obras de Alice e em vários outras, uma alternativa para sair dos padrões religiosos estabelecidos pela Palavra de Deus, encontrando, assim, nas referidas obras, uma liberalidade segundo seus próprios desejos. Encontraram, segundo suas heresias, um Cristo mais tolerante, ecumênico, criador de uma única religião mundial, estabelecendo assim uma nova ordem.


1.2. Livros sagrados da Nova Era

A Bíblia Sagrada, os Vedas (escrituras sagradas do hinduísmo), Tripitaka (coleção de textos budistas), Bagavadguitá - "Canção de Deus" (texto religioso hindu), além de literaturas modernas, são aceitas como base de seus ensinos.


1.3. Nova Era no Brasil

O Escritor Paulo Coelho é o maior divulgador das ideias da Nova Era no Brasil. Paulo Coelho é chamado de “Mago”. Fascinado pela busca espiritual, desde jovem, viajava pelo mundo, tendo como resultado uma série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais e ocultismo. Em 1982, lança seu primeiro livro: “Arquivos do inferno”, em 1985 o segundo: “O Manual Prático do Vampirismo” e em 1987, “O Diário de um Mago”. Estes livros citados tem como assunto principal o mundo da magia e da religiosidade.


2. A Futura “Era Aquariana” e as demais divisões das Eras

Esta seita divide as eras em quatro fases diferentes: Era de Touro; Era do Carneiro; Era de Peixes; e era de Aquário. Pregam que a Era Aquariana, que será a quarta e última era, trará um período de unificação dos povos, onde um único governo, o “avatar” desta era “Lorde Maitreya”, promoverá a paz e a harmonia, e o homem desfrutará da verdadeira liberdade. O homem terá mais consciência de sua natureza divina, pois estará em contato direto com o “cosmos”. Um período em que ninguém precisará de um mediador, religião ou igrejas, pois o homem desfrutará plenamente de todas as prerrogativas de sua própria divindade, afirmam. Estas promessas lembram um personagem escatológico, descrito nas Escrituras Sagradas, que irá convencer o mundo de que ele é a solução. Mas, após três anos e meio, findará a falsa paz, e ele se revelará quem de fato é: O Anticristo. Tudo isso é muito semelhante às profecias de Daniel, ao descrever o período da grande tribulação: “E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana“ (Dn 9.27).


2.1. A Primeira Era: “A Era de Touro”

Argumentam que A Era de Touro, foi a primeira era, onde o Império Egípcio dominava o mundo e tinha a vaca como animal sagrado e que Krishna foi o seu “avatar”. Afirmam que as religiões começaram na era de Touro. O touro foi um animal adorado durante a civilização egípcia, como sendo o deus ligado à fertilidade da terra, trazendo prosperidade, segurança e boas colheitas. Essas heresias não têm sustentação bíblica, visto que, no livro de Êxodo, temos relatos da desmoralização dos falsos deuses do Egito, demonstrando que nada eram, pois, não protegeram os egípcios do juízo de Deus, e muito menos “comandaram uma era”. Aliás, os próprios deuses sofreram, porque Deus não poupou nenhum deles: “e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos” (Ex 12.12)


2.2. A Segunda Era: “A Era do Carneiro”

Para eles, a Era de Carneiro, a segunda era, começou com o surgimento dos hebreus. Ensinam que Moisés ao quebrar o bezerro de ouro, estava fazendo a transição da era de touro para a era do carneiro, visto que o carneiro era o animal oferecido nos sacrifícios. Assim, Moisés foi o “avatar” daquele período. Outra heresia, pois a ação de Moisés ao destruir o bezerro de ouro, tinha como finalidade extirpar de vez aquela imagem ídolo, objeto do pecado do povo, pois consumiu até o metal utilizado na confecção do bezerro (Ex 32.20,31).


2.3. Terceira Era: “A Era de Peixes”

Conforme pregam, a era de Peixes, a terceira era, é a era atual. Esta era teve seu início com o nascimento de Jesus Cristo, que chamou seus discípulos pra serem “pescadores de homens’’. Assim, Jesus é o “avatar” desta era. Ao findar esta era, Jesus perderá sua importância, pois o homem, através de sua própria capacidade, compreenderá o propósito da vida, ensina a Nova Era. Porém, o que a Bíblia apresenta não é um “avatar” e tampouco alguém que perderá a sua importância: Jesus é eterno e o Salvador da humanidade (Jo 1.1; Fp 3.20).


3. Heresias da Nova Era

Em relação a Deus e a Jesus Cristo, a Nova Era faz uma verdadeira miscelânea de crenças; e em relação ao futuro, eles criam uma figura chamada Lord Maitreya, que segundo eles, será a solução para o mundo.


3.1. Quem é Deus para a Nova Era

Deus é apresentado pela Nova Era como sendo um Deus panteísta, ou seja, Deus é tudo e tudo é Deus. “Assim, Deus reside dentro de cada homem, para encontrar este Deus, basta buscá-lo dentro de si mesmo”, afirmam. Para esta seita, Deus é apenas uma energia que está presente em todo universo. Se Deus é uma energia, e esta energia está dentro do homem, o homem é o seu próprio Deus. Na verdade, querem banir Deus da existência humana. O que temos nesta heresia é a mesma mentira de Satanás dita a Eva: “sereis como Deus” (Gn 3.5). O Apóstolo Paulo temia que os coríntios fossem enganados por Satanás, da mesma forma que Eva foi (2Co 11.3). A Nova Era induz o homem aos seus próprios erros, levando-o a acreditar que é o seu próprio Deus, portanto, não carecendo de “outro”.


3.2. Quem é Jesus para a Nova Era

Um “Avatar”, assim Jesus é definido pela Nova Era. Um mestre designado para a era de Peixes, que dará lugar a era de Aquário, que será substituído pelo mestre e governo de Lord Maitreya. A Bíblia ensina que Jesus é a imagem expressa de Deus (Cl 1.15; Hb 1.3). Jesus é um com Deus (Jo 10.30). Perdoador de pecados (Mt 9.2). Jesus é juntamente com Deus o criador de todas as coisas (Jo 1.3).


3.3. Quem é Lord Maitreya para a Nova Era

Segundo a Nova Era, Lord Maitreya é o avatar que irá governar a última era, a era de Aquário. Para eles, Lord Maitreya será o responsável pela: 1) Promoção da Paz mundial; 2) Unificação de todas as religiões; 3) Unificação política; 4)Política que governará sobre todo o mundo, acabando com as divergências e as guerras entre as nações. A descrição desse personagem lembra outro, conforme descrito na Palavra de Deus: o Anticristo. O Anticristo surgirá com as mesmas características, criando, na população mundial, as mesmas expectativas. Em lTs 5.3, O Apóstolo Paulo afirma, “pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão”. Esta falsa paz durará apenas três anos
e meio, vindo, após este tempo, um período de muita dor. Lord Maitreya cabe perfeitamente nas descrições do Anticristo.


CONCLUSÃO

Pelo que foi apresentado nesta lição, da vasta heresia da Nova Era, percebe-se que essa seita se compõe de uma intersecção de várias filosofias e crenças contraditórias. Ao mesmo tempo em que afirmam que Deus é apenas uma energia, pregam a existência de avatar - encarnação de um deus. Cuidado para não cair nas velhas artimanhas de Satanás, que, usando dessa seita, tem enganado a muitos.

2 comentários:

  1. Bom dia, o link da Central Gospel (novo) não está funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Valeu eu pude ver agora, mais tarde eu corrijo, obrigado por avisar

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.