INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

domingo, 18 de maio de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 7 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 38)

Tema: UM INIMIGO CHAMADO DESÂNIMO
  
Texto Áureo: Salmo 86.6,7
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você tem um assunto extremamente prático, dê exemplos que ocorrem na vida dos membros. Deixei aqui alguns deles pra você. Bom estudo!
- “ânimo”, é a característica que expressa a vontade de realizar coisas, é a condição do espírito.
- “não teremos disposição”, quando a pessoa está animada consegue realizar trabalho, realizar suas metas e planos.
- “encher a mente de bons pensamentos”, os nossos pensamentos tem forte influencia em nosso ânimo, se a pessoa meditar em coisas ruins, com certeza se sentirá desanimado em relação a sua atividade.
- “crê no amanhã”, a fé faz com que a nossa esperança esteja firme, e a esperança nos dá o ânimo necessário.
192.168.1.1
_______________________________________________
1. ENCONTRANDO UM CAMINHO DE PAZ NA ADVERSIDADE
- “é difícil manter a paz”, estar animado quando as circunstâncias estão favoráveis é normal, mas para manter o ânimo em situações adversas é preciso um elemento a mais, a fé.

1.1. O peso da adversidade
- “a maneira como encaramos”, se refere ao julgamento que fazemos das adversidades. Como a consideramos, isso determina que atitudes tomaremos em relação a elas.
- “se os teus olhos forem bons”, se refere ao modo como vemos as coisas. Olhos bons, é o pensamento otimista e uma pessoa que vê as coisas e as pessoas procurando o que há de melhor nelas.

1.1.1. Uma visão distorcida da vida
- “não deve ser ignorada...fidelidade de Deus”, se não ignorarmos a fidelidade de Deus e considerarmos que ele permanece fiel ainda que sejamos infiéis, então teremos condições de estar animados nas provações.
- “possibilidades para que a graça”, quando estamos em alguma dificuldade devemos, precisamos entender que através dela o Senhor vai nos mostrar a Sua graça com mais clareza.

1.1.2. O complexo de inferioridade
- “afeta diretamente a autoestima”, no complexo de inferioridade a pessoa se sente incapaz e indigna.
- “não fosse dotado de capacidade”, embora saibamos que o homem é pó e cinza, devemos também ter a consciência de temos condições de fazer coisas grandes, ainda mais estando com Deus à nosso favor.
- “entregou Seu Filho”, esse fato é a prova de que valemos muito, pois ninguém investiria tanto naquilo que não vale nada.

1.1.3. A influencia do medo
- “ante a noção de perigo”, o medo é um sentimento que nos previne do perigo, nesse ponto o medo é bom para o ser humano.
- “Se permitirmos que ele tome conta”, dependendo do julgamento que fazemos das circunstâncias, o medo poderá ficar fora de controle e nos dominar.

1.2. A paz que excede todo o entendimento
- “deve ser um estado de espírito”, se refere a tranquilidade dentro da pessoa, na sua alma.
- “paz de Deus”, é a paz que Deus dá, e que vem através de Jesus Cristo e sua obra na cruz.

2. DE ONDE VEM O DESANIMO
- “produz abatimento”, a pessoa fica como ferida em uma batalha, enfraquecida espiritualmente e até fisicamente.
- “torna-se um grande fardo”, quando está desanimado com a obra de Deus, seu trabalho na casa do Senhor fica extremamente difícil. Veja que o peso da obra e suas dificuldades não alteraram em nada, foi a pessoa que mudou. A pessoa teve sua forma de ver alterada e por isso a sua fé enfraqueceu.
- Quando alguém deixa de ir a igreja por estar cansada, já é um sinal de que o desanimo está chegando, se essa pessoa faltar a mais uma reunião, então é possível que o desânimo pode estar instalado na pessoa,  nesse momento o líder deve se aproximar desse membro para animá-lo.

2.1. Palavras negativas
- “pode levar-nos ao desânimo”, se a palavra negativa entrar em nossa mente, isto é, se ficarmos processando ela na mente então ela fará o efeito para o qual foi enviada, para nos desanimar.
- “não aceite palavras de derrota”, “aceitar” significa ficar remoendo as palavras, considerá-las e ficar pensando a respeito do que foi dito.
- Geralmente quem emite essas palavras são pessoas que não tem coragem de colocar a mão para fazer a obra, são movidas de inveja e por isso proferem afirmações que desanimam.

3. VIVA CHEIO DE ÂNIMO
- “Sai do seu lugar de tristeza”, um crente animado sente forças para trabalhar e realizar tarefas.

3.1. Exercite a sua fé
- “intensificando nossa fé”, exercitar a fé consiste em colocar ela em prático, orando e pedindo coisas a Deus, como uma palavra, uma resposta, a salvação de alguém ou a cura. Peça coisas espirituais, coisas que contribuem para o Reino de Deus.

3.2. Medite na Palavra de Deus
- Lendo a Bíblia encontramos pessoas que passaram situações que desanimariam a qualquer um, mas elas venceram. São pessoas como José, Elias, Jeremias, Isaias, Paulo, o Senhor Jesus e outros que enfrentaram reis perversos, religiosos invejosos, falsos profetas e falsos irmãos.

3.3. Encha sua mente de bons pensamentos
- ...

3.3.1. A importância dos bons conselheiros
- “apoio de pessoas amigas”, se o crente identificar que alguns amigos só falam com pessimismo e só dão palavras de desencorajamento, então devem se afastar dessas pessoas ou evitar tratar certos assuntos com elas.

3.4. Seja cheio do Espírito
- “cheio do Espírito Santo”, se encher do Espírito ocorre com oração, leitura da Bíblia, jejum, consagração na igreja, o monte também é bom desde que haja ordem e decência, toda atividade junto ao povo de Deus.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “não permitimos que a dúvida”, notamos que em todo momento que o Diabo tentou Jesus Mateus 4, ele tentou colocar dúvidas dizendo “se tu és o Filho de Deus...”, isso é o que ele tenta até hoje com os crentes. Um crente com dúvida está prestes a largar tudo.
- Acrescente isso: alguns crentes até parecem fortes, mas sua fé é fraquíssima, se afetam por qualquer coisa, são extremamente sensíveis. Satanás sabe as palavras certas para pará-los. Paulo nos ensina a ser tolerantes com esse tipo de crente Romanos 14.1.
- Corrija o questionário.

Boa aula!


Marcos André – professor

2 comentários:

  1. ristopastor, a paz .Fico contente em lhe encontrar novamente .Que a paz do senhor Jesus C
    Fico contente em te encontrar novamente nesta revista maravilhosa. Abraço.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém eu posso dizer o mesmo. Como está a EBD na tua igreja. Manda notícias.
      PAZ.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.