INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da Central Gospel

INCOMPLETO


 AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel - nº 38)

Tema: VITÓRIAS ALCANÇADAS NA CRUZ
  
Texto Áureo: Efésios 23.19
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você poderá esclarecer alguns pontos interessante sobre a obra na cruz. Estude bem a lição antes de ir para a aula.
- “pela ação direta de Deus”, quer dizer que Deus agiu sim, mas de forma indireta. Os talentos e habilidades que Deus deu ao homem possibilita que ele alcance muitos objetivos, dessa forma devemos sempre agradecer a Deus por tudo.
_______________________________________________
1. A VITÓRIA SOBRE AS LIMITAÇÕES DA MATÉRIA
- “limitações da matéria”, se refere à nossa incapacidade de alcançar o Reino de Deus que é espiritual com esse corpo material.

1.1. Reconhecendo às limitações
- “limitado ao tempo”, enquanto o tempo passa, as coisas acontecem, o corpo envelhece e tudo muda e como o tempo não para estamos limitados à ele.
- “ao espaço”, não podemos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e para sairmos de um lugar para outro temos sempre um caminho a percorrer, assim o espaço nos limita.
- “e às circunstâncias”, é o conjunto de coisas e fatos que nos cercam, podem estar a nosso favor ou não.

1.2. A brevidade do tempo
- “de quem conseguiu completar cem anos”, há registros de homens e mulheres com 114 anos de idade atualmente, mas houveram alguns nos anos 90 que chegaram aos 120 anos.
- “um dia morreremos”, embora a essência do homem, que é a sua alma, seja eterna, o corpo não, Paulo o chama de corpo corruptível 1 Coríntios 15.53,54 é o corpo sujeito à doenças, ferimentos e envelhecimento.

1.3. O corpo glorificado
- “igual a Jesus quando ressuscitou”, Jesus fez várias atividades antes de ir ao céu em Atos 1.9.
-“Este corpo não estará sujeito”, quando Jesus ressuscitou não havia limites para Seu corpo, Ele entrava e saía da casa, aparecia e desaparecia como queria.

2. A VITÓRIA SOBRE A MORTE
- “não depende de capacidade”, assim é a morte, não respeita posição e nem condição financeira.
- “tragada foi a morte”, se refere ao poder da morte contra os filhos de Deus. Enquanto estivermos nesse corpo físico, a morte pode nos atingir, mas no dia do arrebatamento até a morte do corpo físico será vencida pelos filhos de Deus.

2.1. Jesus venceu a morte
- “sujeitos a morte física e espiritual”, a morte física é chamada de primeira e a morte, e a morte espiritual é classificada como “segunda morte” Apocalipse 21.8.
- “separa a alma do corpo”, a estrutura humana é composta de três elementos: corpo, alma e espírito (tricotomia), quando ocorre a primeira morte acontece a separação desses elementos, onde o corpo volta ao pó, o espírito volta pra Deus e a alma segue para o juízo.

2.2. A morte será aniquilada
- “porque a morte foi vencida”, foi vencida por Jesus devido à Sua ressurreição dos mortos, o primeiro que ressuscitou para nunca mais morrer.
- “a morte e o inferno serão lançados”, esses são exatamente os dois elementos que mais assombram o ser humano. Pela incerteza do futuro em relação a eles.

2.3. A morte aos seus pés
- “por ocasião da volta do Senhor”, o livro de Apocalipse chama essa ressurreição de “primeira ressurreição”, veja:
"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos."Apocalipse 20.6
- Na ocasião do arrebatamento a morte não terá poder sobre os crentes arrebatados e até mesmo aqueles que foram mortos ressuscitarão vencendo também a morte como Jesus venceu.

3. A VITÓRIA SOBRE O INFERNO
- A vitória de Jesus sobre o inferno consiste na limitação da sua capacidade, pois o inferno jamais terá poder sobre os filhos de Deus. Essa foi a grande vitória sobre o inferno, tirar o seu poder os homens que a partir de agora teriam a opção de seguir a Jesus.

3.1. A realidade do inferno

- “falou mais sobre o inferno”, talvez pelo fato de os judeus já conhecerem bastante sobre o céu, mas a doutrina do inferno os judeus não conheciam.

                               INCOMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.