INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 7 - Revista da Editora Betel.


AULA EM 17 DE AGOSTO DE 2014 – LIÇÃO 7
(Revista: EDITORA BETEL)

A Visão de Um Líder Chamado por Deus
Texto Áureo: Habacuque 2.2
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição procure exortar aos líderes ou futuros líderes, à adquirirem sua visão da parte de Deus.
- “deu-lhe um encargo”, encargo é aquilo que está sob a responsabilidade de alguém para ser realizado. No caso, o encargo de Abraão era de deixar a sua parentela e se dirigir a uma terra que lhe seria mostrada.
- “tornar-se clara com a experiência do tempo”, quer dizer que Abraão foi aprendendo, com o passar do tempo, a conhecer o propósito de Deus e a lidar com isso.
_______________________________________________
1. A aquisição de uma visão
- “Visão é a habilidade de enxergar além”, existem dois sentidos do termo visão para se levar em consideração: 1º pode ser a capacidade sobrenatural de ver uma imagem de algo oculto ou futuro. 2º pode ser um conjunto de metas a serem alcanças, esse ultimo é o significado para a visão analisada nessa lição.
- “A capacidade de não apenas ver o que é”, para que isso ocorra temos que enxergar com nossa mente, focalizando possíveis possibilidades, isso implica em olhar com os olhos da Fé.

1.1.  Deus a fonte da visão
- “seus caminhos sejam desconhecidos”, embora o pronome possessivo “seu” esteja com “s” minúsculo se refere aos caminhos de Deus.
- “Sempre perfeitas em seus propósitos”, a visão vinda e Deus não traz confusão Rm 10;11.
- “modifica o futuro de seus filhos”, o Senhor não veda o livre arbítrio de seus filhos, qualquer crente pode sair fora da visão de Deus a hora, porém depois de conhece ao Senhor mais intimamente, o crente se envolve de forma que não pode mais largar a visão de Deus.
- “A visão cria prioridades”, prioridade é a classificação daquilo que deve vir antes, ou em primeiro lugar.
- “Sem visão o povo perece (Pv 29.18)”, essa referência se refere às profecias dadas de forma sobrenatural.

1.2. A visão de uma realidade futura (Gn 15.5)
- “Deus é quem projeta em nós a visão”, porém muitos tem perdido a esperança, por não ter suas vontades atendidas por que todos sabemos que a vontade de Deus nem sempre é a vontade do homem Is 55.8, a partir daí então eles mesmo projetam suas próprias visões convenientes de seus anseios.
- “realidade futura preferível”, é a realidade que Deus prefere que ocorra, mas que nem sempre acontece, porque existe o livre arbítrio, nem todos .
- “seguem e são influenciadas”, e influenciam outras pessoas também. Aquele que tem uma visão dada por Deus, consegue influenciar outros crentes na obra de Deus.
- “visionário”, aquele que tem a visão.
- “desafia o natural”, veja no texto de referência, a visão passada a Abraão parecia absurda, mas o Senhor a realizou.
- “porque ele inspirava seus seguidores”, aqui está a essência desse estudo, pois se um líder tiver uma visão, ele conseguirá conduzir pessoas.

1.3.  Visão transformadora (Gn 15.6)
- “ausência de um herdeiro na família”, essa reclamação não demonstra perda de esperança, mas sim uma conformação em algo menor do que o prometido. Ele julgou que seu servo seria quem herdaria a promessa feita por Deus.
- “damasceno”, natural de Damasco.
- “Lhe mostra as estrelas do céu, os grãos de areia do mar” ele podia ver as estrelas e interpretar como sendo a nação de Israel, os grãos de areia do mar apesar de não poder ver lá no fundo (á menos que o Senhor revelasse a ele), se interpreta que somos nós os gentios.
“embora hoje temos em mãos a Bíblia a qual tem esse conteúdo e sabemos o final de Abraão, ele porém não tinha nenhum livro que lhe indica-se nada, apenas tinha que crer a confiar”.
- “poderosa para mudar o nosso íntimo”, na prática as visões para o futuro provocam mudanças hoje, animando, fazendo a pessoa mudar as atitudes em relação ao ministério e a si próprio.

2.  O conteúdo de uma visão
- “devaneio”, é o sonho com coisas impossíveis.
- “embora se pareça utópica”, a utopia é a crença em coisas irrealizáveis. Às vezes a visão de um líder parece utópica, como a que Deus fez a Abraão.
- “resultado de fantasia mental”, pode ocorrer até mesmo no ministério, quando um líder recebe de Deus, então ele tem uma visão, mas se Deus não falou com ele, então não passa de um devaneio.    

 2.1.  A visão coloca os liderados em consonância com o líder(Jo 15.15)
- “tem muitos sonhos”, a maior dificuldade do sonhador é trabalhar no seu sonho, isso porque ele não tem uma visão, mas apenas sonhos.
- “sabe como os converter em realidade”, não somente o saber, mas principalmente o ânimo.
- “de onde vêm seus recursos e sua força”, se um crente ao se analisar e descobrir que está sendo impulsionado por seus próprios sonhos, deve retornar as suas origens e descobrir a visão correta.
- “visão divina e o interesse em realizá-la”, quando o servo está na mesma visão do seu Senhor ele estará agradando a Deus e o Senhor o livrará de todo o mal.

2.2. Deus trabalha para o cumprimento da visão (Gn 15. 9-10)
- “terra de sua peregrinação”, se refere a terra onde Abraão peregrinou logo após deixar a sua parentela com seu sobrinho Ló. É a terra de Canaã que o povo Hebreu conquistou após a saída do Egito.
- “receita específica de adoração”, Deus ensinou ele a sacrificar de uma forma que agradasse ao Senhor. Importantíssimo ler essa referência.
- “Deus completou com fogo divino”, se refere ao fato de o Senhor ter acendido fogo no sacrifício que Abraão havia feito.
- “hostes malignas”, dentro da tipologia apresentada, as hostes malignas são as aves que atrapalhavam Abraão a sacrificar.
- “Ele corroborada”, corroborar significa “confirmar”, aqui está dizendo que Deus confirma a Sua visão dada ao líder. Na tipologia do sacrifício de Abraão essa confirmação foi feita quando o Senhor apareceu a ele a noite, versículos 12 e 13.

2.3.  Líderes protegem a visão (Gn 15.11)
- “consistiu em ele obedecer”, essa é a primeira atitude de um líder, ele deve começar agindo conforme o ordenado pelo Senhor.
- “maneira de Deus confirmar”, da mesma forma o Senhor confirma a visão dada a Seus líderes dando-lhes a unção espiritual e os dons.
- “um líder deve proteger a visão”, interessantíssima conclusão, proteger a visão é providenciar para que ela venha acontecer, pode-se elaborar um projeto, escrever as metas, jejuar por ela, etc.
______________________________________
3. Relacionando-se com a visão
- “para todo possuidor”, isso porque nem todos os que estão liderando nas igrejas, estão debaixo de uma visão de Deus, não que Deus não tenha dado, mas porque o tal líder quer fazer do jeito dele e não do jeito de Deus.
- “se estende além do globo ocular”, as imagens da visão são conduzidas ao cérebro pelo sistema nervoso, para serem processadas e armazenadas.
- “um alvo e um destino a chegar”, ele enxerga lá na frente, visualizando o cumprimento da promessa.

3.1. Um líder deve amar a visão, mas priorizar a fonte
- “desconhecido em possibilidade”, seria ele crer que é possível, mesmo diante de situações desconhecidas.
- “amigo de Deus”, ser amigo denota “intimidade”, só é amigo de Deus aqueles que tem intimidade com Ele.
- “pelo convívio com o que prometera”, ninguém consegue ter amizade com quem não se convive, assim um líder nunca terá intimidade com Deus se não conviver com Ele, se não for amigo Dele.

3.2.  Um líder fala sem o uso de palavras
- “prioridades”, são objetivos principais, coisas que estão em primeiro lugar para Deus. Seria muito importante se os líderes descobrissem esta verdade, assim deixariam as suas prioridades pessoais e passariam a executar as metas contidas nos planos de Deus.
- “aqueles que desejam desenvolver e equipar a outros”, está se referindo aos líderes que Deus chamou. Pois eles não lutam por eles próprios.
- “aprender a comunicar isso”, comunicar a visão que nos foi dada, saber transmiti-la, nem sempre com o uso de palavras e sim com ações.
- “através de seu exemplo de fé”, o exemplo é capaz de fazer com que alguém se anime, o exemplo é a principal ferramenta do ensino. Mostrar na prática é a forma de tornar a instrução eficaz na vida do aluno.

3.3. Um líder deve se manter fiel a visão
- “teve motivos de sobra para abandonar a visão”, assim como muitos líderes hoje tem seus motivos, porém existem motivos maiores para que possamos continuar.
- “Ele deixou tudo para trás”, isso fala da superioridade do tesouro que ele encontrou. Esse é um fator diferencial na vida de um líder, com certeza aquele que tomou esse tipo de atitude tem mais chance de obter sucesso na liderança.
- “desapontamento suportáveis”, diante de uma situação de desapontamento é muito difícil aguentar, mas para aqueles que tem visão de Deus há uma fonte de energia extra para conseguir suportar.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “são etapas que todo líder deve passar”, pular etapas pode ser prejudicial para a saúde de todo grupo.
- “passá-la adiante e não morrer com ela”, a visão que Deus dá a um líder não é particularmente dele, mas é parte de um projeto maior de Deus, por isso deve ser passado à frente.
- “Líderes geram filhos”, metáfora que se refere à pessoas que adquirem a mesma visão e propósito.
- Relembre à classe, os pontos mais importantes da aula.

Boa aula!

Marcos André – editor
Gustavo Matos – colaborador
Juliane Souza – colaboradora

Luiz Evaldo Barbosa - colaborador

2 comentários:

  1. Deus continue os abençoando sempre, esses esboços tem sido muito útil, não só na minha vida, como na dos meus alunos também.
    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por isso, obrigado por contar conosco sempre. Paz

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.