sábado, 30 de agosto de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da CPAD


AULA EM 31 DE AGOSTO DE 2014 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: A Verdadeira Sabedoria se Manifesta na Prática

Texto Áureo: Tiago 3.13
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição incentive o povo a praticarem as obras para a sabedoria cristã.
- “obter informação, ou conhecimento intelectual”, isso faz com que a pessoa fique inteligente, mas adquirir sabedoria são necessários outros elementos.
- “relacionarem-se com outras pessoas”, um dos benefícios da sabedoria é a capacidade que o sábio tem em relacionar-se com outras pessoas.
- “como alguém que se mostra madura”, a pessoa madura age com prudência, se preocupando com o que realmente importa e não se atrapalhando com pormenores, mas focado na missão máxima da igreja.
- SER INTELIGENTE É TER CONHECIMENTO E ADMINISTRÁ-LO, SER SÁBIO É USAR A INTELIGÊNCIA PARA O BEM COMUM E CONDUÇÃO DO POVO A PRESENÇA DE DEUS.
__________________________________________
1. A CONDUTA PESSOAL DEMONSTRA SE A NOSSA SABEDORIA É DIVINA OU DEMONÍACA (Tg 3.13-15)

1.   A Sabedoria não se mostra com discurso (v. 13).
- “que apresenta “bom trato com os outros””, Tiago diferencia a Sabedoria do Reino de Deus de qualquer outra e mostra que aquele que afirma ter sabedoria, mas está cheio de inveja, então aquilo que ele chama de sabedoria é mundana e diabólica.
- “ser provados pela prática”, somente com ações se comprova, no mundo existem muitos títulos para se mostrar sabedoria, mas no povo de Deus os sábios são reconhecidos pelos frutos de sabedoria cristã.

2.  Inveja e facção (v. 14).
- “sentimento faccioso”, facção é um grupo, partido ou blocos de pessoas, é a divisão.
- “de nada valerá o ensino por ela ministrado.”, não valerá para ela mesma, porém poderá valer para os outros, ou seja, as pessoas poderão até aprender com ele, mas seu estudo não proverá uma mudança espiritual nele mesmo.
- “ortodoxas”, aquilo de está de acordo com a doutrina.
- “compreende a sua posição de servo”, o ensino será melhor assimilado pelo aluno se ele vir no seu professor ou líder, um verdadeiro servo de Deus.

3. Sabedoria do alto e sabedoria diabólica (v. 1 5).
- “fonte da verdadeira sabedoria”, é de onde ela surge, de onde se origina, de onde ela brota, aquele que teme a Deus tem dentro de si uma fonte de sabedoria.
- “falsa sabedoria”, na verdade ela só tem aparência de sabedoria, mas é só falácia, só da boca pra fora.
- “mas soberba”, essa é uma característica primordial de Satanás, por isso Tiago chama essa sabedoria de diabólica.
_____________________________________________
2. ONDE PREVALECEM A INVEJA E SENTIMENTO FACCIOSO, PREVALECE TAMBÉM O MAL (Tg 3.16)

1. A maldade do coração humano.
- “tem de se apresentar como servo”, é uma hierarquia invertida, para reforçar a organização e o respeito entre os membros do corpo de Cristo.
- “desejos latentes”, latente é aquilo que está oculto, dentro do ser humano, aqui se refere a desejos que não vem a tona, ficando ocultos, mas que podem ser despertados.
  
2. A inveja e a facção instauram a desordem.
- “assolavam as igrejas locais”, nota-se que depois de dois mil anos de Igreja na terra, os problemas são os mesmos, por isso a Bíblia é tão atual e eficaz.
- “até mesmo em nome de Deus”, quando algum bitolado passa a acreditar que Deus é quem ordena a morte de ímpios. Embora o Senhor na verdade, às vezes permita que o inimigo tome a vida de alguém, não é essa a Sua vontade, pois o Senhor não tem prazer na morte do ímpio Ezequiel 18.23

3. Obras perversas.
- “e "espírito faccioso", o mal impera”, infelizmente podemos observar esse problema dentro de algumas igrejas. E os líderes vão levando a obra como podem, disfarçando um problema aqui, resolvendo outro ali, encobrindo outra acolá, isso vai acontecendo até que Deus mexe no negócio.
- “até "morrem" espiritualmente”, às vezes ocorre assim: a pessoa está no início da caminhada e observa o ambiente faccioso na igreja onde congrega, então essa pessoa por não ter acesso ao pastor, resolve ir para outra igreja e nesse processo Satanás pega a pessoa e a lança no mundo.
- “cada um olhar para Jesus, depois para si mesmo”, olhar para Jesus serve para o crente observar a atitude correta a se tomar, e olhar para si mesmo ser para observar o deve ser modificado.
_________________________________________
3. AS QUALIDADES DA VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18)

1. Características da verdadeira sabedoria.
- “podem facilmente ser identificadas”, através das ações de cada um se observa se ele ou ela tem a sabedoria do alto ou a terrena. Pelo fruto se conhece a árvore. Mateus 7.20 

- “sabedoria que vem do alto é pura, não no sentido humano”, é uma sabedoria que vem de Deus, não o conteúdo da inteligência, nem a quantidade de informações, pois isso se adquire na terra. Mas o que vem do alto é a capacidade de aplicar tudo isso. A sabedoria do alto é a capacitação para usar a inteligência para o benefício dos filhos de Deus.

2. Mais sete características.
- “ser mais humanos e parecidos com Jesus”, Jesus veio para ser o modelo para o homem, Ele sempre mandou que aprendêssemos Dele a humildade e mansidão e que pudéssemos suportar as aflições do mundo como Ele suportou e venceu. Jesus nos leva a voltar a ser a verdadeira imagem e semelhança de Deus, pois foi assim que fomos criados.

3. O fruto da justiça (v.18).
- “implicações reais dos termos "fome" e "sede de justiça", quem vai ser salvo, não é o bonzinho, mas sim o “justo”, o que pratica justiça, e justiça significa exaltar o que é certo e disciplinar o que é errado. Então quem tem fome e sede de justiça, tem o desejo de fazer as coisas certas e a humildade de aceitar a repreensão diante do erro.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “conduta pessoal demonstrará”, é a ação que demonstra e não as palavras, se alguém tem essa sabedoria, não precisa ficar demonstrando para todos, deve agir naturalmente, pois naturalmente será comprovado que a sabedoria do alto está na vida da pessoa.
- Professor(a) faça seu resumo e passe com a classe.

Marcos André – Superintendente e professor
Gustavo Matos – Cooperador

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.