INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 6 - Revista da Editora Betel


AULA EM 10 DE AGOSTO DE 2014 – LIÇÃO 6
(Revista: EDITORA BETEL)

Liderança e sua Influência Inspiradora
Texto Áureo: 1 Timóteo 4.12
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição mostre aos alunos como o líder deve demonstrar em seus atos o exemplo de vida cristã.
- “estilo de liderança do Senhor Jesus”, existem outros estilos de liderança, mas podemos dizer que o de Jesus é universal, podendo ser referencial para qualquer área.
- “Prático”, é a aplicação da teoria, simples, fácil.
- “Muito inspirador”, que entusiasma e dá ânimo.  Jesus não somente liderou Ele influenciou o inicio de outras lideranças.
- “eu vos dei o exemplo”, esse conceito de ensinamento os fariseus não conheciam, o exemplo. O exemplo é o que arrasta e inspira as pessoas a fazerem aquilo que se é ensinado. Professor(a), viva essa verdade em tua vida.
- “apelo de compromisso”, era um apelo a fazer algo que Jesus estava mostrando ser possível fazer.
_______________________________________________
1.  Padrões de inspiração
- “não o segue pelo que Ele faz”, na verdade existem atualmente muitas pessoas que seguem a Jesus pelo que Ele faz. Notamos que alguns crentes seguem Jesus até receberem aquilo que procuram e quando conseguem, logo desaparecem.
- “Ele é o homem perfeito”, isso porque Ele também é Deus, 100 % homem e 100% Deus.
- “Sua liderança para influenciar na melhora das pessoas”, é inegável a ação de Cristo na vida das pessoas, a transformação que o Evangelho causa mudando e moldando, para que se tronem semelhantes a Ele, capazes de demonstrar isso em vivência social.

1.1. Bons líderes são padrões de excelência
- “conteúdo específico”, é contrário de genérico, é algo próprio, ou seja, um padrão próprio da liderança cristã.
- “liderança inspiradora”, convém relembrar: é a liderança que inspira. Assim é a liderança cristã, ela inspira as pessoas a serem como Jesus.
- “sem forma e vazio”, há uma teoria que afirma que a terra não foi feita sem forma e vazia, mas ela ficou assim devido à queda de Satanás nela. Comparando com o ser humano, ele se tornou sem forma e vazio pelo pecado na tentação do Éden. Assim como o diabo assolou a terra, ele também corrompeu o homem.
- “o torna criativo e capaz”, é a obra de regeneração, tornando o homem ao estado da criação, imagem e semelhança de Deus.
- “Padrão”, é aquilo que serve de base ou modelo para outro.
- “golpe ou impressão”, como um carimbo, era assim que as antigas máquinas de escrever imprimiam a escrita no papel.

1.2. Bons líderes são incentivadores
- “um bom exemplo”, estamos vivendo um momento muito complicado, onde as pessoas se preocupam em saber, mas não em praticar. É necessário mostrar o exemplo daquilo que se fala. Esse mal adentra as igrejas de uma forma terrível.
- “agente multiplicador”, é aquele que difunde o conhecimento, e a melhor forma de se repassar esse conhecimento é dando exemplo do que se aprendeu.
- “agregar valores”, juntar elementos ou pessoas àquilo que se faz, no caso do líder seria acrescentar à sua liderança pessoas a serem lideradas.
- “performances diferenciadas”, um líder não agregará muito se só souber trabalhar com um determinado tipo de pessoas. Ele deve diferenciar seus métodos para saber falar e agregar outros grupos.
- “gostar de gente”, é uma forma um pouco moderna de afirmar o que Jesus ensinou: “amar o próximo”.

1.3. Bons líderes são esclarecedores
- “identificam problemas, mas criam soluções”, enquanto o mal líder só identifica o problema e passa adiante, revelando a outros aquilo que deveriam manter em sigilo. Outro tipo de mal líder é aquele que só enxerga o problema. Ao ver uma pessoa triste, só presta atenção quando ela comete um erro.
- “enxergarem apenas as dificuldades”, muitos crentes abandonam anos de ministério por assumirem comportamentos assim, vendo somente o que há de errado.
- “esquecer quem era”, se refere ao fato daquela mulher já ter tido cinco maridos e viver com alguém sem estar casada João 4.18, aquilo era vergonhoso em Israel.
- “se revelar aos outros”, se refere ao fato de ela ter ido à cidade e anunciado a todos o que aconteceu João 4.28.
- “símbolo de sua vergonha, o cântaro que trazia”, amigo(a) professor(a), nessa parte o comentarista colocou um teoria que muitos alunos não conhecem e caberá a você explicar. O cântaro se tornou o símbolo da vergonha para aquela mulher, porque todos os dias ela era obrigada a buscar água e agora ela encontrou alguém que lhe deu a verdadeira água, a qual não precisaria buscar todos os dias. Jesus mostrou para aquela mulher que a vida dela estava de pernas pro ar e que ela precisava de muito mais do que aquela água. DÁ PREGAÇÃO! RSRS
- “instila”, significa persuadir.

2.  Padrão de comunicação
- “poder de matar e vivificar”, poder de matar tudo, sonhos, ministérios, relacionamentos e até pessoas.
- “não ter do que se envergonhar”, não tendo pecados ocultos ou algo que tire o crédito da sua palavra.

 2.1.  O manejo da palavra da verdade (2Tm 2.15)
- “dá por exemplo de boas obras”, a orientação é para a construção de uma imagem, não uma máscara, mas uma imagem verdadeira de uma boa reputação.
- “linguagem sã e irrepreensível”, um bom linguajar, sem palavras torpes e baixo nível.
- “não tendo nenhum mal que dizer”, sem possibilidade de acusar, a não ser pela mentira.
- “alimentar-se da Palavra de Deus”, na verdade também deve ir para adorar, mas alimentar-se da Palavra é excelente também. O problema é que alguns estão atrás de revelação e visão de certos profetas que mais parecem cartomantes.
- “saber citar passagens inteiras”, talvez a verdadeira diferença esteja no que pratica a Palavra de Deus, esse é o que maneja bem.
- “discursos enlatados”, aqueles que já vem prontos.
- “a certeza daquilo que ensinava”, Jesus falava com convicção e por isso demonstrava uma autoridade acima dos religiosos de Sua época.

2.2. O conteúdo da sã doutrina (Tt 2.1-6)
- “conteúdo da sã doutrina”, a são doutrina seria o conjunto dos ensinamentos do Evangelho, ou conjunto de doutrinas, por isso o seu conteúdo deve ser passado aos crentes pelos líderes. Lembrando que as principais doutrinas são: salvação, fé, amor, pecado, trindade, regeneração, e outras.
- “Paulo contempla”, se refere em quem o apóstolo estava pensando quando escreveu essas recomendações a Tito.
- “quanto a sua conduta cristã”, a conduta cristã dos liderados deve ser o foco principal do líder.

2.3.  Coisas a serem evitadas (2Tm 2.16-19)
- “questões inúteis”, aquelas questões que não produzem nada, servem somente para o debate.
- “Ensinar com mansidão”, seria ensinar com exemplo de tranquilidade, pois quando os alunos observam um líder calmo, eles se sentem a vontade para dirimir suas dúvidas e emitir opiniões.
- “observação da ignorância e endurecimento”, o líder sofre ao ver alguns liderados que negam o conhecimento ou fazem resistência a instrução. Ele deve estar preparado para isso.
______________________________________
3. Padrão de boas obras
- “Oferecer-se como um modelo de boas obras”, observe que o líder não é um chefe, assim ele não ordena para que algo aconteça, como fazem os chefes, mas ele indica um caminho melhor, motivando seus liderados á realizarem algo que ele mesmo já realizou, “torna-te padrão”.
- “está no imperativo”, quer dizer que expressa uma ordem, não é um pedido para o líder pensar, se está ou não ao seu alcance realizar.

3.1. Na linguagem
- “a linguagem deve ser sadia e irrepreensível”, ao líder não convém fazer uso de gírias, nem palavras infames, e deve se evitar os termos chulos.
- “pensar no que vai falar”, grandes males entendidos são evitados quando se vigia com as palavras.  Conhecemos muitos casos de pessoas que perderam relacionamentos de anos devido a palavras impensadas.
- saber dizer a coisa certa em algumas ocasiões, tem sido uma valiosa ferramenta de edificação para o povo de Deus, palavras ociosas (que não produzem nada) podem causar a morte de alguns, tristeza a longo prazo em outros. Palavrões e palavras chulas, como se ouve por ai, destroem a reputação de seus portadores e envergonha os ouvintes, nisso não devemos ter cuidado, devemos sim e eliminar esse tipo de coisa.
- “não faltam adversários”, nosso adversário é Satanás, mas algumas pessoas se deixam influenciar por suas sugestões malignas, podem ser ímpios ou até mesmo outros crentes.
- “linguagem de mui elevado padrão!”, não se refere a uma linguagem de palavras difíceis e termos complicados, mas sim com palavras simples, mas bem colocadas e usando os pronomes de tratamento correto, demonstrando respeito. É bom evitar também os erros de português.

3.2.  No procedimento
- “ser autocrítico”, é ser crítico de si mesmo.
- “acordo com o evangelho de Cristo”, deve-se então, usar o padrão de Cristo como parâmetro.
- “várias virtudes que o compõe”, se referindo ao amor, afirmando que o amor é composto de algumas virtudes, que podem ser todas aquelas do fruto do Espírito.
- “alguém precisa que se demonstre confiança”, um exemplo: um crente pode ser desacreditado por todos, mal visto ou rejeitado, quando o líder se arrisca a confiar nessa pessoa, ela conquista seu coração e será seu líder. Pode dar errado como foi o caso de Judas Iscariotes, mas geralmente dá certo como foi o caso dos homens que se uniram a Davi na caverna de Adulão. 1 Samuel 22.1,2

3.3. Na fé e pureza
- “resignada a Jesus Cristo”, resignado significa rendido ou submetido, nesse caso aos pés de Jesus.
- “diferente de saber que Deus existe”, é principalmente aguardar em Deus, esperar Dele a salvação e o livramento. Saber que Deus existe até o diabo sabe e respeita mais do que muitos crentes, mas ter fé é esperar em Deus e confiar nas Suas promessas.
- “moldar o procedimento”, isso porque a fé atua no caráter, a pessoa vai sendo transformada de dentro para fora.
- “A fé é sucedida pelas obras no princípio”, significa que a primeira coisa que a pessoa manifesta a fé, em seguida as obrar, então vai nessa caminhada.
 ______________________________________
CONCLUSÃO
- “aguarda vozes de líderes”, está cada vez mais raro a aparição de líderes assim.
- “através das chamas do amor de Deus”, muitos líderes buscam a fama ou o dinheiro, ou as duas coisas. É repetitivo dizer que a liderança no nosso país sofre com esse clima de vaidade e interesse financeiro.
- Eis aqui uma realidade: muitos pregadores recebem um alto valor para pregarem e cantores ganham verdadeiras fortunas por seus shows. Enquanto os líderes amargam a luta nesse trabalhoso ministério sem cobrar nada por isso. E se a igreja paga algum valor em forma de salário ao seu líder, logo eles são criticados e reputados como líderes interesseiros. Exponha e analise essa situação com a classe.
- Sugiro também que se proponha uma oração pelos líderes local.

Boa aula!

Marcos André – editor
Gustavo Matos – colaborador
Juliane Souza – colaboradora
Luiz Evaldo Barbosa - colaborador                             

5 comentários:

  1. No subitem 1.2 acrescentaria que um líder faz com que as pessoas se incomodem com as advertências da Palavra de Deus, ele não pode agradar no sentido de omitir o que Deus fala através da Bíblia, em sua real interpretação. Tratar bem, procurar visitar viúvas, órfãos e estrangeiros, expressar o amor de Deus através dos frutos do Espírito é bem diferente de agradar pessoas para outros objetivos pecuniários principalmente. Você gosta de seu filho quando o corrige. Mas não gosta deixando ele fazer o que quer para alcançar aceitação do mesmo. Assim, é o líder que fala e discorre sobre a depravação humana, do plano de salvação. Não esqueçam, o efeito do messianismo, de líderes carismáticos necessariamente não refletem segurança para inspiração.
    Subitem 1.3 Buscamos um Deus somente para solucionar nossos problemas? Será que é correto utilizar a passagem de João 4.1-18, da mulher samaritana, a fim de afirmar que Jesus como líder cria soluções para os problemas e assim líderes devem o fazer? Estranho. Para que também cressem que Jesus era o Filho de Deus e assim ganharem a salvação, muitos milagres foram realizados. O objetivo de Cristo ir a Galileia passando por Samaria não era de resolver o problema daquela mulher (falta de água) e sim de levar aquela alma pecadora ao conhecimento do Filho do homem. Com o discurso dessa passagem vemos o arrependimento da mulher e o real objetivo de Cristo. Um líder chora junto, ora junto, acompanha na medida do possível junto e incentiva a ser "pacientes na tribulação e perseverantes em oração". Nem sempre um verdadeiro líder tem a solução; isso não pode ser regra. Ironicamente, e aqueles que têm à disposição da igreja, saídas e soluções para problemas que podem ser aplicados? O "irmão nú" da epístola de Tiago é um exemplo. Enquanto pensam os líderes em embelezar templos, "cerâmica ou porcelanato", membros em prova roncam estômago; jovens podendo serem patrocinados em cursos de qualificação técnica são colocados às 15hs de domingo para venderem pamonha a fim de arrecadarem A MAIS para projetos de Deus...ditos de Deus.
    Item 2 Sabe como inspira confiança hoje? coloca o balancete mensal na entrada da igreja; não é relação de dizimistas não;
    "Manejar bem a Palavra" é o mesmo que ser usado pelo Espírito Santo, é passar à congregação o que Deus quer para seu povo, é advertir das coisas que há de vir ao mundo, é encorajar a carregar a cruz, é fazer com que o membro se sinta confortado pelo Espírito e não por soluções imediatistas e seculares. Um líder que não maneja a Palavra está fadado a ensinar um Deus que não é o da Bíblia e as consequências são terríveis, "ambos cairão em uma cova".
    ALELUIA! subitem 2.2 o autor deixou o real problema da liderança em nossos dias: a exploração dos outros através da distorção das escrituras. Não serei redundante.
    Subitem 2.3 acrescentaria "estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3.15). Um líder não muda de assunto ao ser questionado com respeito às escrituras. Não foge e se não souber utiliza de humildade para dizer que não sabe. Os melhores líderes são abertamente receptíveis para críticas e indagações e certamente incessíveis quanto a questões heréticas procurando sempre mostrar o que é ensinado,crido e confessado de acordo com a genuinidade da Bíblia; Liderança inspiradora é aquela que não teme a repercussão ou ameaça de sua liderança na igreja ou função serem tomadas em razão da luta pela verdade; quantos estão presos após um dia terem visto a real interpretação de passagens ora manipuladas...
    Subitem 3.1
    Sugestão para líderes: Não utilizem púlpitos para lavar roupa com obreiros. Façam reuniões separadas; e sejam abertos para críticas ao oportunizar obreiros a discorrerem de insatisfações do próprio líder.
    Subitem 3.2 Sem humildade é difícil a aplicação. O orgulho tomando conta não há como mudar. Anos e anos de império soberano...
    Bem, complemento o esboço.
    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Mendes, muito bom essas palavras práticas, é um excelente reforço. Destaco alguns pontos do teu comentário, como a inspiração da confiança, onde você sugere o balancete mensal! mas o que encontramos no quadro de anúncios das igrejas é a relação de dizimista.
      Esse tema também é ótimo: "púlpitos para lavar roupa com obreiros" eu sempre bato contra essa atitude.

      Paz amado

      Excluir
  2. DISCURSO ENLATADO

    Antes de falar sobre o tema, gostaria de dizer que fiquei muito feliz ao ver novamente nosso irmão T. Mendes comentando a lição. Embora suas palavras pareçam duras mais é a mais pura verdade, acho muito interessantes as colocações dele que dou risadas a litros.

    Quem quer cavar poços, se tem Isaque para cavar? A igreja está anêmica, pois tem sido alimentada só com macarrão instantâneo, a tecnologia trouxe muitas coisas boas mas também trouxe muitas coisas ruins, os novos pregadores tem sido formados em frente uma tela de vídeo, ali eles decoram as novas mensagem dos pregadores famosos e acham que quando receberem oportunidade vão arrasar, poucos são aqueles que querem assentar-se em um banco de uma EBD, mas os melhores obreiros (lideres) foram formados na escola dominical. Só tem um detalhe; você pode decora as palavras, os trejeitos, pode usar a toalha para enxugar o suor, pode dizer as famosas frases de efeitos, mas será sempre um Geazi esfregado o bordão de Elizeu na cara do morto, nada vai acontecer.

    Irmão Evaldo em Catalão-GO

    ResponderExcluir
  3. a paz do senhor irmao muito obç por esses subsidios eles estao mim ajudando muito paz

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.