domingo, 3 de agosto de 2014

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Espelho


Considere a seguinte passagem:

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era."
Tiago 1:22-24

Vamos à análise:
Aqui encontramos o Apóstolo Tiago exortando a igreja à prática daquilo que as Escrituras instrui, porém ele usa uma metáfora interessante, onde compara o não praticante da Palavra a alguém que se olha no espelho, mas em seguida se esquece de como era sua fisionomia.

Entendemos que Tiago está usando um absurdo possível que é uma a pessoa olhar a si mesmo e depois esquecer-se dos detalhes de sua face. O apóstolo compara essa situação a alguém que ouve, mas não pratica. Naquele tempo os livros eram poucos e caros, por isso o contato do povo com a mensagem era na pregação, assim ele usa o verbo ouvir e não ler. Ele afirma que a pessoa perdeu tempo e agiu com estupides ao ouvir e não praticar. Seria tão estúpido quanto ao que se olha no espelho e se esquece.

Matheu Henry compara o evangelho a um espelho (Matheu Henry - Comentário Bíblico - pág 1059), esse espelho mostra quem somos, enquanto a pessoa está ouvindo, o evangelho está revelando quem ela é, o quanto é pecadora e precisa de Deus, assim como o espelho mostra detalhes do nosso rosto revelando, manchas, espinhas ou áreas que precisam ser limpas. 
Se a pessoa ao ouvir a Palavra não for praticá-la, ela logo se esquecerá da imagem que o espelho do evangelho mostrou, se esquecerá de como ela é pobre espiritualmente e como está necessitada de Deus, terá então perdido seu tempo assim como perde tempo aquele que se olha ao espelho e se esquece.

Na época em que Tiago escreveu essa carta, os espelhos eram feitos pelo polimento do metal, resultando em um refletor de pouca qualidade, isso talvez contribuísse para o esquecimento. Atualmente os espelhos modernos são extremamente nítidos tornando ainda mais absurdo alguém se esquecer de sua aparência. Da mesma forma a Palavra hoje em dia está melhor traduzida, há milhares de dicionários, comentários e uma infinidade de textos que auxiliam seu entendimento, tornando o evangelho mais nítido sendo hoje ainda mais absurdo alguém se ver através da Bíblia e não tomar qualquer atitude prática a respeito.

Conclusão
Infelizmente as pregação viraram show, onde as pessoas são impactadas, pulam, choram ao notarem como precisam de Deus, porém ao saírem da igreja, voltam para suas vidas vazias de entretenimentos e pecado, se esquecendo daquilo que o espelho da mensagem mostrou. 
O aprendizado necessita da teoria e da prática para se concretizar na vida do aluno, da mesma forma o evangelho deve ser passado na teoria e vivido na prática. Isso não é apaixonante!

Marcos André - Professor

4 comentários:

  1. Muito edificante meu amado, essas interpretações! Deus te abençoe ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante, essas interpretações! gostei muito amado, Deus continue te abençoando ainda mais.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.