sábado, 25 de outubro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da CPAD

INCOMPLETO


AULA EM 26 DE OUTUBRO DE 2014 – LIÇÃO 4
(Revista: CPAD)

Tema: A PROVIDÊNCIA DIVINA NA FIDELIDADE HUMANA

Texto Áureo: Daniel 3.17
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição recomendo que você releia o capítulo 2 de Daniel.
"desafiados em nossa fé", o desafio consiste em mostrar se eles acreditavam ou não na fé que professavam. Somos desafiados em situações semelhantes, que envolvem decisões importantes, não necessariamente com risco da vida, mas risco de emprego ou posição.
"Tornou-se um déspota", déspota é o que governa de forma arbitrária e absoluta.
"servilismo irracional", é servir sem questionamentos sem se perguntar o por que disso ou daquilo, até mesmo Deus se permite os questionamentos Malaquias 3.10.
"três jovens hebreus", não se tem ideia clara do porque Daniel também não foi provado com seus amigos naquela ocasião, é provável que ele trabalha-se em função diferente e que por isso viajasse muito.
__________________________________________
1. A TENTATIVA DE SE INSTITUIR UMA RELIGIÃO MUNDIAL

1.   A grande estátua.
- "a cabeça de ouro", no sonho que Daniel revelou e interpretou o Senhor apresentou a característica de Nabucodonosor pela figura do ouro, ele era vaidoso. 
- “estátua de ouro maciço", significa que ela não tinha outro material e nem era oca por dentro, mas era completamente preenchida com ouro.

2. A diferença entre as estátuas.
- “apareceu no sonho", e simbolizava os impérios da Terra até o governo de Cristo.
"autodeificar-se", fazer-se a si mesmo deus.
"tinha a forma de um obelisco", os obeliscos são monumentos em formato cilíndrico quadrado ou retangular. Quando imaginamos a estátua de ouro de Daniel 3, pensamos em uma imagem figura de homem ou animal. PRIMEIRA VEZ QUE EU LEIO SOBRE FORMATO DE OBELISCO.
"segundo se supõe", é uma suposição porque o texto não deixa isso bem claro, ou não fala isso expressamente.

3. A inauguração da estátua de ouro.
- “desejou ser adorado como deus", era uma forma que os déspotas daquela época tinham de conseguir obediência incondicional do povo e do exército, fazendo eles acreditarem que ele era um deus.
"o único Deus verdadeiro triunfaria", se refere à pedra cortada que esmaga os pés da imagem Daniel 2.45. Nabucodonosor deveria ter considerado isso e atentado que na visão a pedra esmiúça todos os materiais, a prata, o ferro, o bronze, o barro e o ouro. Quer dizer que todos sofrerão juízo da parte de Deus.
"religião totalitária", totalitário é a característica do que é arbitrário, impositivo, infelizmente ainda hoje no mundo existem grupos religiosos que tentam impor suas crenças aos demais, como é o grupo denominado Estado Islâmico e outros.
_____________________________________________
2. O DESAFIO À IDOLATRIA

1.  A ordem do rei a todos os seus súditos (vv.4-7).
- “perante os povos do mundo", assim como existiam cativos de Judá ali e Babilônia, existiam também outros cativos de outras nações.
"Aproximadamente 27 metros", essas medidas foram calculadas por historiadores com base nos sistemas métricos antigos.
"a soberba precede a ruína", sabedoria divina aplicada na vida de Nabucodonosor, pois vemos no capítulo quatro o próprio rei narrando as consequências de sua soberba.

                                              INCOMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.