domingo, 9 de novembro de 2014

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Deus se Arrepende?




Considere esse impressionante versículo.

"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração."
Gênesis 6:6

 Esse versículo é um dos mais controversos de toda a Bíblia, por afirmar expressamente que "Deus se arrependeu", por ser essa uma afirmação que entra em choque com uma outra vejamos:

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19

Os dois versículos parecem estar em flagrante contradição e a única saída para os estudiosos seria buscar no hebraico a raiz da palavra "arrepender-se" usada nessas passagens. Esperava-se que fossem palavras diferentes com a mesma tradução, porém chegou-se a conclusão que desconcertou muitos eruditos, pois é a mesma palavra "nãham", segundo a Bíblia de Estudo Palavra Chave - CPAD - Pág 1794, que significa "suspirar com força" e se interpreta de várias formas como lamentar-se, pesar-se, entristecer-se.

Olhando cruamente parece que há sim uma contradição, porém ao analisarmos a palavra raiz no hebraico, notamos que ela detém vários significados e que no português a palavra "arrepender-se" tem um único significado que é o de "lamentar-se por haver feito algo" dessa forma entendemos que no original em hebraico admite-se dois significados para as afirmações.

No primeiro está dizendo que Deus se lamentou ou se enfureceu por ter feito o homem e por isso estava decidido a modificar a situação da raça humana, purificando aquela geração pelo dilúvio e poupando uma família para dar continuidade à raça humana. No segundo está sendo feito a afirmação de que o Senhor não é como o homem que se arrepende ou que mente ao fazer uma afirmação ou promessa e não cumprir.

É bom entender que a forma de se transmitir as ações de Deus ao homem é com uma linguagem que o homem entenda, para afirmar que o Senhor se enfureceu pela existência do homem se usou o o termo "nãham" que foi traduzido para "arrependeu-se". 

CONCLUSÃO
Não há contradição, somente diferença na exegese entre o que o autor quis dizer em cada passagem. Diferença essa que o tradutor não pôde transmiti para manter fidelidade ao texto original.

Pr Marcos André

Assista ao vídeo explicativo: Clique aqui.

11 comentários:

  1. A paz do Senhor!!

    Gostaria de uma ajuda...

    Gosto muito de aprender cada vez mais a palavra de Deus e tenho uma certa dificuldade e curiosidade em saber o seguinte:

    "Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida de baixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo."

    Gênesis cap 6 vers 17 e 18

    Após o dilúvio os únicos seres humanos a habitarem á terra foram Noé sua esposa e seus 3 filhos e suas esposas...

    a minha pergunta é como surgiram várias etnias? Sendo considerados seis continente no mundo!

    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daquelas oito pessoas se multiplicaram e se espalharam, após o caso da torre de Babel eles se espalharam para longe. Daí o resto é história. As etnias se formaram a parir de elementos fisicos e culturais comuns.

      Espero ter ajudado.

      Paz.

      Excluir
  2. e porque existe pessoas de varias cores e raças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa meu amigo. Existem livros que explicam melhor, mas vou te adiantar alguma coisa.
      Segundo o escritor e sociólogo Demétrio Magnoli não existem várias raças, existe apenas uma raça, que é a raça humana. Já a diferença das cores e dos tipos humanos, ocorreu em decorrência do processo natural de adaptação humana às diversas regiões. É o que eu posso adiantar pra você.

      Paz em Cristo meu querido.

      Excluir
  3. Quando o homem se arrepende, e deixa de andar nos seus maus caminhos, Deus se arrepende do mal que havia dito que faria e acaba não fazendo. Exemplo disso: Jonas 3:10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é entender esse arrependimento, pois o arrependimento de Deus não é o mesmo do homem, Deus volta a trás, o homem geralmente não.

      Excluir
  4. A paz do Senhor Pastor!
    Gosto de aprender e gosto de suas explicações.

    Gostaria de entender se "Porque Deus lamentou ter criado o homem", se ele é onisciente, saberia antes o caminho que o homem tomaria, se entregando ao pecado. Sabendo ele que o homem pecaria, porque se lamentaria e porque destruiu a humanidade, já que ele sabe de tudo antes que ocorra.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Anônimo, quanto mais filosoficamente você analisar e questionar Deus e Sua ações, menos você o entenderá. Deve ser levado em conta que Deus tem conhecimento de elementos que nós jamais saberemos, por isso jamais entenderemos suas ações.

      E se Deus não fizesse nada pelo fato de conhecer de antemão que o homem pecaria, então não haveria criação e nem história nenhuma para ser contada.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.