domingo, 28 de dezembro de 2014

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Homem Afia o Rosto de Seu Amigo


Considere esse versículo:
"Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo"
Provérbios 27:17

 Apesar de parecer difícil a compreensão desse verso, na verdade não é. Se trata de uma metáfora simples onde se usa a primeira situação "ferro aguçando ferro" para se explicar a segunda que é o "homem afiar o rosto do amigo". Precisamos entender o que é aguçar, aqui tem o sentido de amolar ou afiar, naquela época se amolava o instrumento de ferro com ferro. Dessa forma o autor está afirmando que dois objetos da mesma natureza se aperfeiçoam, ou melhoram para o fim a que se destinam e da mesma forma o homem se aperfeiçoa no trato com seu amigo, pois o autor usa a palavra afiar para dizer a mesma coisa: "amolar".
 Então temos: Assim como a ferramenta de ferro se aperfeiçoa com outro ferro, então um homem se aperfeiçoa ou aperfeiçoa outro homem com quem se relacione (amigo). Dessa forma entendemos que o texto está falando de relacionamento e experiências. Quer dizer que podemos adquirir experiências e aprender mais com nossos relacionamentos.

CONCLUSÃO
 O texto está afirmando que as pessoas que se relacionam e que possuem amizades aprendem e ensinam mais do que os que não as possuem.

Marcos André - Evangelista 


4 comentários:

  1. muito boa explicação.caro irmão Marcos André gostaria se possível me esclarecer o versículo de Matheus 24:22 Reginaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu querido, desculpe a demora, mas aqui está.
      Segundo a maioria dos teólogos, essa passagem se refere ao período de sete anos da Grande Tribulação. Por isso seria um período curto de apenas sete anos. Nesse ponto cremos que haverá escolhidos que não teriam subido no arrebatamento da Igreja e se não fosse abreviados aquele período nem esses se salvariam.

      Paz irmão Reginaldo

      Excluir
  2. Deus abençoe meu irmão! Agora consegui entender esse versículo de provérbios. Obrigada!

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.