sábado, 14 de fevereiro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 7 - Revista da CPAD

INCOMPLETO


AULA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2015 – LIÇÃO 7
(Revista: CPAD)

Tema: Honrarás Pai e Mãe

Texto Áureo: Colossenses 3.20
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ensine os jovens a respeitar seus pais e se na classe estiver alguns pais ensine-os a valorizar esse respeito.
- “uma ponte entre as obrigações”, isso porque os mandamentos os mandamentos se dividem em obrigações do homem para com Deus, do 1º até o 4º e depois do homem para com o próximo, do 6º até o 10º, e o quinto mandamento está exatamente no meio tratando de um assunto familiar.
- “e dois são positivos”, significa que eles anunciam uma ordem que trará alguma benção ou que simplesmente não é punitivo.
__________________________________________
1. O quinto mandamento

1. Os pais biológicos.
- “sustentabilidade da estrutura familiar”, foi necessário fazer isso para que a família não perdesse a importância que Deus dá a ela, e como filho rebelde gera filho rebelde foi necessário limitar seu tempo na terra. Vida longa é para os obedientes.
- “pois eles são seus heróis”, são os heróis do dia a dia, que não são famosos mas entregam a sociedade jovens que podem fazer do nosso mundo um lugar menos ruim.
- “Javé”, nome de Deus originado por outra forma de pronúncia conforme ensinou a lição 5 desse trimestre.

2. Os pais espirituais.
- “aos pais espirituais”, pode ser todos os que tem responsabilidades espirituais sobre a criança, como o pastor, o dirigente da congregação ou líder do grupo.
- “pelos filhos na fé”, são os que estão debaixo da autoridade dos pais espirituais, muitas vezes acreditamos que filhos na fé são somente aqueles que foram ganhos com a nossa pregação, mas o filho na fé é todo aquele que está debaixo da nossa autoridade espiritual. Nestes termos a igreja se torna uma grande família.
- “e civis, que devemos respeitar”, ainda que não consideremos um governante como pai, devemos o respeito na forma desse mandamento.

3. Os pais intelectuais.
- “servir como exemplo nas igrejas atuais”, as igrejas sempre tem aquele teólogo ou estudioso que preza pela correta doutrina bíblica, essa pessoa deve ser reconhecida e valorizada perante os irmãos. O problema é que em muitos ministérios imperam um clima de ciúmes e aqueles que tem conhecimento são vistos com olhos de desconfiança.
- “devemos ter humildade suficiente para reconhecer”, quando os obreiros e as lideranças reconhecem essas autoridades intelectuais então o ministério só tem a ganhar.

                                INCOMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.