INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 9 de maio de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 6 - Revista da CPAD


AULA EM 10 DE MAIO DE 2015 – LIÇÃO 6
(Revista: CPAD)

Tema: Mulheres que Ajudaram Jesus

Texto Áureo: Lucas 8.2,3
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição apresente a importância do serviço das mulheres na igreja.
- “estiveram à margem da sociedade”, dessa afirmação surgiu o termo “marginal”, que se aplica aos bandidos. Estar a margem da sociedade significa não ocupar nenhum papel útil nela, é estar esquecido pela sociedade.
- “seres inferiores e por isso são discriminadas”, a maior parte dessas culturas está na Ásia e a opressão que as mulheres sofrem está mais ligada à religião do que às tradições.
- “A forma que elas encontraram para retribuir foi segui-lo e servi-lo”, essa é a melhor forma de retribuir o que Jesus fez por nós, ainda que seja impossível pagar, podemos servi-lo como sinal de gratidão.
__________________________________________
1. JESUS, O JUDAÍSMO E AS MULHERES

1. A presença feminina no ministério de Jesus.
- “Marta e Maria de Betânia”, irmãs de Lázaro.
- “Maria Madalena”, alguns que tentam lançar dúvidas sobre a divindade de Jesus afirmam que Ele teria tido um relacionamento com Maria Madalena.
- “tornaram-se seguidoras de Jesus juntamente com os Doze”, é bom lembrar que havia mais outros discípulos que seguiam a Jesus, mas os doze é que foram comissionados como apóstolos.

2. Jesus valorizou as mulheres.
- “permitido aparecer em público descoberta”, elas tinham que usar o véu e falar em público nem pensar. Ainda hoje algumas igrejas adotam o uso do véu para as mulheres durante o culto.
- “fez com que elas se sentissem assim”, até hoje as pessoas que se achegam a Jesus são os excluídos da sociedade, devido a isso que Ele faz. Faz a pessoa se sentir um ser humano.
__________________________________________
2. MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER

1. Maria, a mãe do Salvador.
- “se fundamenta na tradição”, se refere à tradição católica que afirma que Maria teria permanecido virgem após ter tido Jesus, dessa forma a igreja Católica idolatra Maria colocando como tão importante quanto o salvador Jesus.
- “mas na tradição apócrifa”, se refere aos escritos que não possuem inspiração do Espírito Santo.
- “e sua ascensão”, para os católicos ela teria subido ao céu assim como Jesus.
- “cânon neotestamentário”, é a relação de livros considerados inspirados por Deus, que compõem o Novo Testamento.
- “por conta do anticatolicismo”, muitas pessoas tem aversão ao nome de alguns irmãos em Cristo devido ao fato de a igreja Católica os considerar santos.
- “cumpra-se em mim segundo a tua palavra”, é uma serva do Senhor como foi Isaias ou Ezequiel, deve ter o nosso respeito e admiração.

2. Isabel, a mãe do precursor.
- “último profeta da Antiga Aliança”, também chamado de o maior de todos os profetas, por ter sido o precursor do Messias prometido. Lc 7.28
- “que inicialmente não creu”, é impressionante como Zacarias vendo um anjo não creu na revelação que ele trazia. Zacarias era um religioso que não cria na revelação, existem muitos religiosos assim.
- “deixa claro também a sua disposição”, deixa claro no texto que Isabel teve uma posição mais nobre do que seu esposo.
__________________________________
3. MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA SERVIR

1. Mulheres servas.
- “ser curada por Jesus de uma febre muito alta”, sem quere ser chato, Jesus não curou a febre Ele curou a infecção que causava a febre. Professo(a), se você achar interessante comente isso. Não sei dizer se naquela época a medicina tinha o conhecimento dessa informação ou talvez Lucas não achou interessante colocar dessa forma, pois ele apenas relata: “repreendeu a febre, e esta a deixou” Lc 4:39
- “tradução do vocábulo grego diakoneo”, essa palavra do grego deu origem ao termo que conhecemos hoje, “diácono” que é o servidor de nossas igrejas. Em termos representativos, todos que servem a Jesus em Sua obra é um diácono do Senhor.
- “saíram no raiar do domingo para ungir o corpo do Senhor”, o sepultamento de Jesus foi feito às pressas na sexta-feira, devido o início da Páscoa dos judeus, talvez por isso houve a necessidade de fazer aquele serviço.
- “ela iria ser a primeira pessoa”, no texto de Mateus 1.1 afirma que havia outra Maria, e no texto de Marcos 16.1 afirma que a outra Maria era a mãe de Tiago e acrescenta o nome de Salomé.

2. Mulheres abnegadas.
- “uma mulher tida como pecadora na casa de Simão”, o nome dela não aparece, mas Jesus usou sua atitude para ensinar a todos os religiosos presentes. Atitudes como essa de algumas mulheres trazem grandes ensinamentos ao povo de Deus.
- “do que usá-lo em benefício próprio”, isso é a renúncia, ela renunciou a si mesma, preferindo ungir o Mestre.
- “muito mais valioso o perdão”, só reconhece o valor do perdão, aquele que o recebeu, quem não sabe a necessidade de cada um se desfaz da atitude das pessoas, nunca devemos criticar o irmão que faz alguma grande doação na obra de Deus, pois não sabemos o tamanho de sua gratidão ao Senhor e nem o tamanho de sua fé.
____________________________________
4. MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OFERTAR
1. O trabalho rabínico.
- “andava de cidade em cidade”, só para registro Ele não possuía meios de transporte e provavelmente não teria onde ficar a noite nessas cidades. Era um trabalho de evangelização modelo para os nossos dias.
- “ao ministério da Palavra era exclusiva”, quer dizer que eles não tinham nenhuma outra atividade, nenhum lazer, nada que pudesse ser empecilho para aquela tarefa.
- “Não andeis de casa em casa”, era para eles não ficar procurando melhorias em outras casas, eles não deveria se portar gananciosamente.
- “devem ajudá-lo em sua manutenção”, o recolhimento de ofertas nas igrejas é algo perfeitamente normal e uma oportunidade de a pessoa colaborar para o Reino de Deus. As mulheres daquela época colaboraram assim.

2. Apoio feminino.
- “nem por isso deixaram de participar do ministério do Mestre”, talvez essa tenha sido a única obra que elas tenham realizado em seu tempo. Na obra de Jesus há espaço para todos trabalharem, desde o velho até o menino.
- “serviam o Senhor com suas fazendas”, a palavra fazenda aqui significa renda. Elas ajudavam na obra de Deus com colaborações materiais tipo roupas ou utensílios.
- “sempre há alguém dando suporte”, é a logística do ministério, esse suporte é tanto material quanto espiritual. Muitos ministérios estão de pé devido ao suporte de orações de irmãs consagradas.
- “ao serviço social”, por isso há uma grande necessidade de diaconisas na obra do Senhor.
- “Grande parte da obra missionária é feita por mulheres”, há grande divergência na ocupação do cargo de pastor por mulheres. Muitos líderes tradicionais não aceitam a ordenação de pastoras, alegando que a ordem teria sido para ordenação de pastores e não pastoras. De fato não há nenhum texto que proíba claramente a ordenação e nenhum que o recomende. Não vale a pena sustentar um debate desse na aula dominical.  
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “Mas Jesus conversou”, Ele não só conversou com uma mulher, mas conversou com uma mulher samaritana. O Mestre não tinha limites em provocar os religiosos hipócritas da época, envergonhando-os em suas próprias tradições machistas.
- Elabore o resumo e apresente e não se esqueça de corrigir os exercícios.

Marcos André – professor

Boa Aula!

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor, Pastor Marcos André,

    Aqui quem vos fala é o Diácono Douglas,
    amigo do Irmão Werton,
    Gostaria que o amado Pastor,
    pudesse me mandar, em anexo, por e-mail,
    a Apostilas para Obreiros.

    Também, gostaria que o amado Pastor, me enviasse,
    em anexo, em arquivo .docx.

    Obrigado pela compreensão,
    E fique na Paz do Senhor Jesus,

    Diácono Douglas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.