sábado, 29 de agosto de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da CPAD


AULA EM 30 DE AGOSTO DE 2015 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: A Corrupção dos Últimos Dias

Texto Áureo: 2 Pedro 2.12
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição tenha em mente o que significa cada um dos comportamentos dos homens dos últimos dias, que Paulo menciona, para que saibas responder às perguntas surpresas.
- “Deus criou o homem bom e perfeito”, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, dessa forma ele era perfeito. Porém o ser humano pecou e sua perfeição foi corrompida.
- “Como resultado da Queda veio a morte”, a palavra Queda aparece aqui com inicial maiúscula devido a se tratar de uma doutrina.
- “a cada dia se tornando mais e mais corrupta”, essa corrupção parece não ter limites, mas pelo livro de Apocalipse sabemos que há um limite para essa corrupção humana, Será quando houver o derramar da ira de Deus.   
__________________________________________
I - OS TEMPOS TRABALHOSOS

1.  Nos últimos dias (v.1).
- “somente ao fim dos tempos escatológicos”, está falando dos tempos descritos no Apocalipse, muitos pensam que ao se falar do tempo do fim a Bíblia está mencionando o período do arrebatamento e juízo de Deus na Terra.
- “faz referência ao ataque gnóstico sobre a Igreja”, esses ataques ocorriam desde aquele período e como os crentes daquela época acreditavam piamente que Jesus retornaria por aqueles dias, então a referência sobre o fim dos tempos fala do período da Igreja na Terra. Obs. Os crentes da Igreja primitiva acreditavam que Jesus voltaria naquele tempo devido a palavra que Ele disse em Mt 16.28
- “buscam os seus interesses em primeiro lugar”, isso é o egoísmo que é incentivado pelo modo de vida hedonista, tão difundido pela mídia em propagandas com jargões do tipo: Você merece o melhor! Você em primeiro lugar! E por aí vai. Obs. Hedonismo é a doutrina que visa a busca pelo prazer a cima de tudo.
- “fazem a obra de Deus esperando receber bens materiais (1Tm 6.10).”, aqui está se referindo a alguns irmãos que encontraram uma forma de ganhar dinheiro com o Reino de Deus, com venda de livros e produtos, pregações pagas, campanhas para a arrecadação, etc. Grande parte dessas atividades são para enriquecimento próprio. É bom saber também que os avarentos são todos os que amam o dinheiro e não somente esses obreiros interesseiros.
- “blasfêmia contra o Espírito Santo não haverá perdão”, a blasfêmia a qual Jesus se referiu foi aquela proferida pelos fariseus na ocasião em que atribuíram a obra que Jesus fazia pelo Espírito de Deus a obras pela força de Satanás, o problema é que os fariseus fizeram isso de forma consciente de que Jesus era da parte de Deus Jo 3.2, ainda que eles não soubessem que Ele era o Messias, mas sabiam que era profeta de Deus, por isso a sua blasfêmia supera aquela que fazemos ignorância.
- “pois não honram seus pais e mães”, a ordem de Deus para que a pessoa honre os pais, reside no simples fato de que se o indivíduo não respeitar seus pais, não respeitará a mais ninguém, seus dias serão encurtados por tantos inimigos e por pessoas com má vontade em ajudar que encontrará.

2. Falsa aparência (v.5).
- “suas atitudes não condizem com a Palavra de Deus”, atitudes longe da presença dos irmãos em Cristo, geralmente em presença de não crentes, trazendo ainda mais escândalos para o povo de Deus.
- “Estes podem enganar a liderança e os crentes”, professor(a), você pode esclarecer que há uma certa divergência entre a possibilidade de se enganar a igreja. Devido a seguinte afirmação:
“O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Sl 101.7 Presumindo-se que todos que fazem parte da igreja estão vivendo dignamente, pois seria impossível alguém permanecer de engano na casa de Deus. Mas o texto está dizendo que “não permanecerá”, não está dizendo que nunca ocorrerá o engano. O engano poderá ocorrer, mas se ocorrer não permanecerá.
_______________________________________
II - PAULO, UM EXEMPLO DE OBREIRO EM TEMPOS DIFÍCEIS

1. Um obreiro exemplar (v.10).
- “procurasse pregar a Palavra de Deus”, somos úteis para o Reino de Deus,   quando fazemos o que Jesus mandou, Quando alguém não faz aquilo para o qual foi separado para fazer, essa pessoa se sente vazia ou incompleta.
- “Paulo era um exemplo a ser seguido”, mesmo se sentindo falho, Paulo continuava sendo esse exemplo. Mostrando que mesmo com falhas podemos ser exemplos em nossa comunidade cristã.

2. Modo de viver.
- “pregam com muita desenvoltura”, isso devido à eloquência, com eloquência se consegue enganar muitos crentes. Um eloquente usando a Bíblia faz as pessoas entregarem até o que não tem.
- “testemunho vivo do poder transformador”, isso devido ao fato de Paulo ter sido um perseguidor dos crentes, e por onde ele passava após ter sido transformado, as pessoas ficavam admiradas do que aquela fé poderia fazer.
- “Sede também meus imitadores”, por mais que alguém pense que não, é possível um homem ou mulher de Deus falar assim no mundo em que vivemos.

3. Intenção, fé longanimidade e amor.
- “Ele era um homem de fé, por isso, pôde suportar”, de acordo com as palavras de Paulo em Efésios 6.16 a fé é uma das partes da armadura de Deus, exatamente o escudo, que nos protege das lanças do inimigo. Todas as partes da armadura são para proteção do corpo, e de todas, o escudo é a mais resistente.
- “Ser longânimo é ter paciência”, a etimologia da palavra seria “longo ânimo”, pessoa de animo longo, que não se altera ou desiste facilmente, é pessoa paciente. Para um líder, ter paciência é essencial para exercer a liderança.
__________________________________
III - O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS EM TEMPOS DIFÍCEIS 

1. O valor do ensino bíblico.
- “invistam recursos e tempo no ensino da Palavra de Deus”, embora essa seja uma grande verdade, hoje encontramos muitos líderes que querem ganhar dinheiro com essa obra e não investir nela.
- “ensino bíblico ortodoxo”, ortodoxo é aquilo que segue o padrão aceitável e tradicional, é o ensino bíblico das doutrinas tradicionais.
- “instrução que leva o homem a viver de modo justo”, a instrução dá a pessoa informações para a vida cristã, para o serviço na obra de Deus.  Essas instruções dão à pessoa uma base sólida que a ajudará nos ventos e tempestades da vida cristã.
- “necessitamos de líderes dedicados ao estudo e ensino”, pela experiência sabemos que os membros seguem o líder, se o líder não se importa com o ensino, falta as aulas da EBD e não investe na qualidade dela, então os membros farão o mesmo e os superintendentes e professores ficarão com dificuldades.

2. Combatendo o “espírito do Anticristo” com a Palavra de Deus.
- “o Anticristo ainda não está no mundo”, segundo o que se entende da escatologia do Novo Testamento o Anticristo será uma pessoa, um líder mundial que em um dado momento se levantará contra tudo que provém do Senhor.
- “muito de seus seguidores”, o comentarista está se referindo a pessoas, de acordo com o texto de João que está aí na referência, onde diz que “muitos se têm feito anticristos”, João está se referindo a pessoas.
- “convencendo as pessoas de que nada é errado, tudo é relativo”, essa é a pregação do relativismo, dizem que para se definir o errado depende de pontos de vista, culturas e épocas. Nós os cristãos acreditamos que existem as verdades absolutas. Ex. Uma verdade absoluta: o homossexualismo é errado!, no relativismo vai depender da época, para os relativistas chegará o tempo em que o homossexualismo será a coisa mais normal que existe.

3. A Palavra de Deus e seus referencias éticos
- “referenciais éticos e morais”, são as leis e comportamentos que a Bíblia faz referência. Ex. a Bíblia manda que o marido ame a sua esposa e isso é um referencial ético, o respeito a isso trás felicidade para a família em qualquer cultura ou época.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “Ela é um guia seguro para conduzir o crente”, muitos crentes que não leem a Bíblia fazem a obra de Deus pelo que observam os outros fazendo, o problema é que as pessoas erram.
- “sal da terra” e “luz do mundo””, o sal para tornar agradável e a luz para tornar viável a caminhada no mundo. São exemplos que ilustram a importância do povo de Deus na terra.
Marcos André – professor

Boa Aula!


- Esse esboço é gratuito, porém se alguém desejar ofertar para essa obra, fique a vontade, é só clicar aqui!
- Se alguém quiser acrescentar algo interessante ao esboço, mande para licks1996@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.