sábado, 19 de setembro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 12 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 43)

Tema: O CAMINHO PARA A SANTIFICAÇÃO

Texto Áureo: Romanos 6.20,22
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você passará a instrução para uma vida de santificação, comece explicando o que significa o termo santificação.
- “santidade prática”, é a santidade que se vive no dia a dia, isso porque a Lei cuida principalmente do exterior.
- “Ser santo que está sempre presente”, a palavra santo significa separado do mundo, mas aqui parece um contraste, pois afirma que o Senhor está sempre presente. Isso porque a santidade que a Bíblia ensina é: estar separado do mundo sem sair do mundo. Só quem está em Cristo consegue isso. Jo 17.15 e Mt 5.16     
_______________________________________________
1. A SANTIFICAÇÃOO NO ANTIGO TESTAMENTO
- “sinais miraculosos de resgate e provisão”, se refere às dez pragas, travessia do mar Vermelho, o maná e etc.
- “se diferenciasse das demais”, principalmente na questão da idolatria, no trato com o Senhor e com os seus semelhantes, os Dez Mandamentos são a expressão dessa diferença exigida por Deus.

1.1. Restrições previstas na Lei visando a santidade
- “idólatras e imorais dos povos vizinhos”, a idolatria praticada na terra de Canaã tinha rituais de prostituição, orgias e sacrifícios humanos.
- “casamentos ilícitos”, era o casamento com estrangeiros, devido a incompatibilidade de culturas. O povo de Deus deveria ser um povo exclusivo Seu. Até hoje o casamento entre os servos de Deus e aqueles que não professam nossa fé tem trazido prejuízo para o Reino de Deus, são poços os casos em que um ímpio se converte para a fé de seu namorado(a) ou noivo(a) cristão(ã).

1.2. Um exemplo veterotestamentário: Josué conclama o povo à santidade
- “condicionou a conquista de Canaã à santificação do povo”, quer dizer que para conquistar a terra prometida o povo deveria estar separado e consagrado ao Senhor, foi uma autentica guerra santa.
- Atualmente pra se guerrear no campo espiritual é necessário estar em santificação. Ef 6

1.2.1. Dê ouvidos à mensagem do Senhor
- “atentar para as instruções do Senhor”, é aquilo que Ele ensina, que nos orienta para nos dar a direção certa.  
- “capacidade de realizar a Sua obra”, não é possível ao ser humano reconhecer a Jesus como filho de Deus e nem fazer a obra de Deus se o Senhor não revelar e o capacitar.
________________________________                 
2. A SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
- “contaminasse a humanidade”, o ser humano é um ser feito a imagem e semelhança de Deus, mas com sua alma corrompida pelo pecado. Fazendo com que seus elementos, corpo, alma e espírito convivam em desequilíbrio dentro dele.

2.1. Ninguém pode fazer o bem por si só
- “quando medido pelo padrão de Deus”, o padrão de Deus é bem maior do que o do ser humano. Algumas coisas que para o ser humano é normal, para Deus não é, como a vingança por exemplo. Esse padrão de Deus é expresso por Jesus no sermão do monte. Mt 5,6 e 7
- “predisposição natural”, aquilo ao que a nossa natureza está inclinada a fazer.

2.1.1. O dualismo psicológico
- “dualismo vivenciado por Paulo”, dualismo significa a coexistência de duas naturezas no ser humano, uma boa e a outra má.
- “ignomínia”, degradação, desonra.
- “Aba”, palavra do aramaico para “pai” que transmite tratamento carinhoso, que pode significar “papai ou paizinho”.

2.2. A concessão da justiça de Deus
- “por intermédio da misericórdia e da justiça”, nenhum homem poderia ser salvo (isso é misericórdia) e para que houvesse perdão alguém teria que pagar o preço de sangue no lugar do pecador (isso é justiça).
- “já não mais podemos ser condenados”, isso desde que aceitemos esse sacrifício. É como se alguém abrisse a porta da sela para não sairmos. Existem alguns que preferem ficar dentro da cela.

2.3. O Espírito Santo em nós
- “Ele continua operando em nós”, o trabalho do Espírito Santo é contínuo, pois o processo de santificação nunca para até o dia da redenção (arrebatamento).
 ________________________________________________
3. CARTA AOS CRISTÃOS DO SÉCULO 21
- “estudo criterioso”, estudo seguindo critérios, não feito de qualquer maneira.
- “possível viver de forma que o agrade”, não nos tornamos em natureza perfeita enquanto estivermos nessa terra, mas a Bíblia afirma que no Dia do Senhor seremos transformados entes de sermos arrebatados.
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1 Co 15.51,52
- “o varão perfeito”, não devemos entender essa estatura de varão perfeito como uma mudança de natureza corruptível para uma incorruptível enquanto estivermos nessa terra.

3.1. A armadura de Deus
- Essa armadura é uma analogia, precisamos ter os elementos que ela está exemplificando em nossa vida.
- “peças que a compõe”, cada peça é uma analogia a um elemento espiritual que o crente precisa para lutar essa batalha espiritual. Os elementos são: Verdade, justiça, fé, salvação, pregação do evangelho, Palavra e todos esses elementos devemos usar com oração e vigilância.

3.1.1. Medite na Palavra
- “Ela transmite ensinos fundamentais”, se observarmos todos os elementos dessa armadura são adquiridos por meio da Palavra e usados por meio da oração.

3.1.2. Desenvolva um espírito de oração e permaneça firme na fé
- “toda a armadura seria inútil”, até o mais habilidoso pregador não pode subir numa tribuna sem oração e a mais audaciosa das irmãs da mesa de oração não pode colocar a mão na cabeça de alguém sem a oração.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “longe de sermos perfeitos”, cada crente ciente dessa verdade deve manter uma vida de vigilância e oração.
- “moldando o nosso caráter”, essa é a verdadeira transformação que o Espírito Santo quer operar em todos nós. Essa é a transformação que produz frutos do Espírito.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.